Laws foi um dos destaques do São José, com 20 pontos (Marco Aurélio/Fla Imagem)

Laws foi um dos destaques do São José, com 20 pontos (Marco Aurélio/Fla Imagem)

O São José/Unimed mostrou, neste domingo, todo o seu poder de reação ao tirar uma vantagem de 16 pontos no último quarto e superar, na prorrogação, o Unitri/Magazine Luiza, por 104 a 92. Com o resultado, o time joseense ultrapassou o rival mineiro na tabela de classificação, com sete vitórias em 11 partidas disputadas (63,6% de aproveitamento) e a quinta colocação isolada no NBB.

O armador dominicano Manny Quezada foi o cestinha do São José na partida, com 22 pontos, seguido pelo ala/armador Andre Laws, que anotou 20. Quem também se destacou foi o ala/pivô Jefferson William, que contribuiu com um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes. Pelo lado do Uberlândia, o ala/pivô Luís Gruber foi o maior pontuador com 21 pontos e o estreante Rashad McCants adicionou 17.

O técnico Hélio Rubens veio com novidade no time titular para a partida contra o São José: o novo reforço, o ala norte-americano Rashad McCants. Motivado, o Uberlândia abriu 9 a 0 no placar nos primeiros minutos da etapa inicial. O São José não encaixou o jogo no primeiro período e permitiu que a equipe mineira continuasse a ampliar a vantagem (24 a 8).

O time de Uberlândia continuou pressionando o adversário paulista e, rapidamente, abriu 20 pontos de diferença no segundo quarto (33 a 13). Nesse momento, o técnico do São José, Edvar Simões, chamou a atenção de sua equipe e o ala Alex Oliveira assumiu o jogo. O jogador anotou 10 pontos no período e ajudou os joseenses a se recuperarem na partida. No entanto, McCants, que teve o início um pouco afoito, acertou a mão (oito pontos) e fez com que os mineiros fossem para o intervalo vencendo por 45 a 25.

No terceiro quarto, o São José explorou bem o garrafão com o pivô Caio Torres e a diferença foi diminuindo. O time paulista conseguiu tirar nove pontos na primeira metade do período (54 a 43). Robert Day e Gruber chamaram a responsabilidade e fizeram com que o Uberlândia voltasse a ampliar o marcador (62 a 50), mas o armador Manny Quezada e o ala Dedé tiveram ótimo desempenho para colocar os joseenses apenas nove pontos atrás (65 a 56).

Logo nos primeiros minutos do último quarto, McCants derrubou duas bolas de 3 e ajudou o Uberlândia a ampliar novamente o placar (75 a 59). A vantagem não abalou o São José, que continuou em busca da virada. O ala/pivô Jefferson William chamou o jogo na etapa final e manteve a esperança viva até o fim.

Faltando menos de um minuto para o término do jogo, os joseenses empataram o jogo com o norte-americano Andre Laws, que acertou um arremesso de 3 (85 a 85). O Uberlândia desperdiçou a posse de bola seguinte e o pivô Ed Nelson fez a cesta da virada para São José (87 a 85), com 15 segundos restando no cronômetro.

Foi a vez dos mineiros atacarem e o armador Valtinho cavou uma falta em cima de Alex Oliveira. O capitão uberlandense acertou os dois lances livres e deixou tudo igual novamente (87 a 87). Os visitantes ainda tentaram um último arremesso, mas Quezada errou a tentativa de fora, levando o confronto para a prorrogação.

No tempo extra, a equipe de São José dos Campos ganhou moral e, logo nos primeiros ataques, conseguiu abrir quatro pontos de vantagem (94 a 90). Um pouco desgastado, o Uberlândia teve dificuldades no ataque e não foi capaz de encostar no adversário, que fechou a partida por 104 a 92.