#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Semana especial

30-12-2017 | 10:20
Por Liga Nacional de Basquete

Ginásios cheios e grandes confrontos regionais: Clássico dos Milhões encerra período de jogos entre Natal e Ano Novo com chave de ouro

Clássico entre Flamengo e Vasco encerrou “semana especial” do NBB CAIXA 17/18 (João Pires/LNB)

O NBB CAIXA fechou o ano de 2017 de maneira especial. Com quatro partidas realizadas na semana entre o Natal e o Ano Novo, o maior campeonato de basquete do país foi inovador mais uma vez e sua décima edição ganhou ainda mais brilho.

Bastante utilizada nas principais competições esportivas do planeta, como NBA, NFL e Premier League, a semana entre o Natal e o Ano Novo é pouca explorada no esporte brasileiro e o NBB CAIXA “reinou” sozinho neste período com a realização de quatro importantes confrontos regionais, todos eles com transmissões ao vivo nas mais variadas plataformas.

“Democratizar o basquete em multiplataformas nessa época de festas foi uma cesta de três pontos da LNB. Jogos nesse período são pouco comuns no esporte nacional, mas mundo afora fazem muito sucesso. Sabemos que foi mais uma grande passo inovador para o NBB”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.

“É uma alegria imensa verificar que os fãs de basquete abraçaram os jogos de festas. É muito bom para a modalidade e não podemos deixar de agradecer a os clubes e atletas também por acreditarem nesse projeto de jogos de festas”, completou o presidente.

No dia 27/12, o Universo/Vitória venceu o clássico nordestino contra o Solar Cearense, com transmissão do SporTV. No dia seguinte foi a vez do duelo de duas equipes do Sul, e o Banrisul/Caxias Basquete venceu o AABJ/Joinville, com presença massiva de sua torcida no Ginásio Vasco da Gama, ao vivo no Facebook.

Confronto entre o poderoso Franca e o vice-líder Pinheiros também agitou última semana do ano (Ricardo Bufolin/ECP)

Já no dia 29/12, EC Pinheiros e Sesi/Franca Basquete se enfrentaram em São Paulo com o Ginásio Henrique Villaboim completamente lotado e o time do interior do Estado levou a melhor, por 90 a 77. Com a vitória, a equipe do técnico Helinho Garcia entrou no G-4 e impôs apenas o terceiro revés ao clube da capital. O duelo teve mais 70 mil espectadores no Twitter.

Por fim, no último jogo do ano, com transmissões simultâneas de Band e SporTV, o Flamengo venceu o “Clássico dos Milhões” diante do rival Vasco e encerrou a semana com chave de ouro. Com mando do Flamengo e torcida única na Arena Carioca 1, a partida teve um dos maiores públicos desta temporada do NBB CAIXA, com um total de 3.763 presentes.

“Foi um grande jogo, em uma data especial, e que foi de muito sucesso. A torcida do Flamengo compareceu como sempre e deu show nas arquibancadas. Dentro de quadra demos nosso máximo e conseguimos esse grande resultado contra nosso rival”, disse Marcelinho Machado, cestinha do Flamengo no jogo, com 22 pontos.

Durante a partida entre Flamengo e Vasco, realizada neste sábado (30/12), a hashtag #NBBnaBand, em alusão à transmissão da partida no canal aberto, ficou em primeiro nos “Trending Topics” (assuntos mais falados) do Twitter no Brasil durante mais de uma hora.

Este foi o segundo ano seguido em que a competição teve partidas na última semana do ano. Na última temporada, Flamengo e Caxias se enfrentaram no dia 27/12 e o NBB CAIXA teve um jogo disputado nesta época pela primeira vez na história.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.