#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sem chance

Paulistano CAP 67
x
98 Flamengo FLA
12
1ºQ
X
23
17
2ºQ
X
29
14
3ºQ
X
27
24
4ºQ
X
19

Gin. Antonio Prado Jr

8 de fevereiro de 2014

Com ótima atuação dos dois lados da quadra, líder Flamengo vence Paulistano com tranquilidade e chega ao 20º triunfo na atual temporada do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
67
X
98
67
PTS
98
10
A3C
12
16
A2C
28
5
LLC
6
34
RT
39
14
ASS
21

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Era o confronto do líder contra o quarto colocado do NBB 2013/2014. Mas isso não foi problema para o Flamengo vencer o Paulistano/Unimed com tranquilidade na tarde deste sábado. Mesmo atuando no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, o time rubro-negro teve um ótimo desempenho tanto em seu ataque como na defesa e levou a melhor no duelo, pelo placar de 98 a 67.

No comando da partida desde o primeiro minuto, os atuais campeões não deram chances ao clube da capital paulista, dono do melhor ataque da competição antes do início da 24ª rodada. Com um bom trabalho defensivo, a equipe dirigida pelo técnico José Neto segurou os rivais e se manteve tranquilo na ponta da tabela de classificação, agora com um total de 20 vitórias e quatro derrotas (83,3% de aproveitamento).

Em seu ataque, o Flamengo contou com atuação inspirada de Olivinha. O ala/pivô foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, e ainda completou seu décimo duplo-duplo na competição nacional ao somar expressivos 14 rebotes. Outros bons nomes dos atuais campeões do NBB na partida foram o ala Marquinhos, que começou como titular pela primeira vez após voltar de lesão e marcou 16 pontos, e o argentino Laprovittola, autor de 14 pontos e quatro assistências

“O Neto pediu para que entrássemos em quadra com muita atitude, diferente do que aconteceu no nosso último jogo, contra a Liga Sorocabana. Respeitamos isso e entramos para o jogo com muito foco na vitória. Fizemos uma grande defesa desde o primeiro minuto e limitamos o time deles a apenas 67 pontos. Isso facilitou muito as coisas para nós e conseguimos fazer um grande jogo para conquistar essa grande vitória”, disse Olivinha.

Pelo lado do Paulistano, o único jogador a atingir dígitos duplos na pontuação foi o suplente Manteguinha, responsável por 19 pontos. Mesmo com a derrota, a sétima em 21 partidas realizadas no maior campeonato de basquete do país (66,6% de aproveitamento), o esquadrão dirigido pelo técnico Gustavo De Conti segue na quarta posição na tabela de classificação.

 

Com uma forte defesa e um ataque bem trabalhado, o Flamengo começou melhor a partida e abriu 6 a 0 de frente nos minutos iniciais. Sem se intimidar, o Paulistano passou a igualar as ações, graças a Holloway. Impecável, o norte-americano marcou os oito primeiros pontos da equipe da casa e o jogo ficou parelho (11 a 8). Mas o equilíbrio na parcial inicial durou pouco e os visitantes voltaram a abrir boa diferença no placar. Laprovittola e Olivinha apareceram muito bem e os atuais campeões do NBB fecharam o primeiro quarto com 11 pontos de vantagem (23 a 12).

Seguidas bolas de três pontos certeiras logo no início do segundo período, nas mãos de Marcelinho, Olivinha e Laprovittola, deixaram o clube da Gávea mais tranquilo ainda na ponta do placar. Enquanto isso, do outro lado da quadra, a equipe paulista seguiu com dificuldades para pontuar diante da forte defesa dos rivais. Então, com pouco mais de quatro minutos para o intervalo a diferença no marcador atingiu a casa dos 17 pontos (40 a 23). Sem diminuir o ritmo, os rubro-negros seguiram atuando em grande estilo e elevaram ainda mais a vantagem no final da parcial, muito por conta de um alto aproveitamento nos tiros de longa distância, Então, o esquadrão dirigido pelo técnico José Neto fechou a primeira metade do duelo com 23 pontos de frente: 52 a 29.

Em uma tarde pouco inspirada, o Paulistano continuou com um baixo aproveitamento ofensivo e não teve forças para diminuir a diferença no placar. Com a larga vantagem construída no primeiro tempo, o Flamengo teve muita tranquilidade para continuar soberano no comando da partida. Com 12 pontos e quatro rebotes, Olivinha roubou a cena no terceiro quarto e teve papel fundamental para que o time do Rio de Janeiro elevasse sua vantagem para expressivos 36 pontos antes da chegada do último período: 79 a 43.

Com o Paulistano sem forças para reagir e o Flamengo apenas administrando o controle do jogo, a parcial final foi bastante morna e os visitantes confirmaram o importante triunfo com bastante tranquilidade. André e Pedro apareceram bem a favor dos donos da casa, enquanto que Marquinhos e o garoto Felício, que saiu muito bem do banco de reservas, foram os destaques do time carioca nos últimos dez minutos do confronto.