#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Semifinalista inédito!

Brasília BRA 76
x
89 Limeira LIM
15
1ºQ
X
19
26
2ºQ
X
20
19
3ºQ
X
27
16
4ºQ
X
23

Ginásio da ASCEB

29 de abril de 2015

Limeira volta a vencer Brasília fora de casa, fecha quartas de final em 3 a 1 e garante passagem às semifinais do NBB pela primeira vez na história

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
76
X
89
76
PTS
89
5
A3C
6
25
A2C
28
11
LLC
15
37
RT
37
15
ASS
17

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O NBB 7 já tem seu primeiro semifinalista. E se trata de uma equipe que disputará as semifinais pela primeira vez na história. Na noite desta quarta-feira (29/04), o Winner/Limeira voltou a vencer o UniCEUB/BRB/Brasília na capital federal, pelo placar de 89 a 76, fechou a série válida pelas quartas de final em 3 a 1 e garantiu a inédita passagem para a penúltima fase dos playoffs do maior campeonato de basquete do país.

Dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, o time do interior paulista teve seu mando quebrado pela equipe candanga no Jogo 2 e a série partiu para Brasília empatada em 1 a 1. Então, depois de vencer a terceira partida, na última segunda-feira, o esquadrão limeirense tornou a levar a melhor sobre os candangos e agora aguardará o desfecho do confronto entre Flamengo e São José/Unimed para conhecer seu próximo adversário.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final do NBB 7 

Para sair vencedor, Limeira teve um ótimo desempenho no terceiro quarto. Após ver os rivais abrirem oito pontos de frente (51 a 43) logo na volta do intervalo, os comandados do técnico Dedé Barbosa reagiram rapidamente e partiram para o último período com uma vantagem de seis pontos (66 a 60). Na parcial final, os visitantes dominaram completamente as ações e confirmaram o triunfo com tranquilidade nos minutos finais.

Além de assegurar a inédita passagem às semifinais, Limeira ainda quebrou o tabu de nunca ter vencido uma série de playoff no NBB. Antes do duelo contra Brasília, os representantes do estado de São Paulo haviam disputado cinco confrontos na fase de mata-mata e nunca tinham levado a melhor.

Com um ótimo trabalho coletivo, o time paulista contou com seis jogadores registrando dígitos duplos na pontuação nesta terça. O cestinha foi o ala/pivô norte-americano Hayes, com 19 pontos, seguido por Fiorotto e Rafael Mineiro que marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente. Nezinho registrou 11 pontos, enquanto que Teichmann e David Jackson contribuíram com dez pontos cada.

“É uma grande conquista para a cidade de Limeira. Ano passado batemos na trave para chegar nas semifinais, mas nessa temporada conseguimos chegar entre os quatro melhores times do Brasil. Agora é seguir focado e aguardar nosso adversário. Quem vier entre Flamengo e São José vai ser pedreira, mas nossa equipe sabe do potencial que tem e queremos mais”, disse Fiorotto, que ainda apanhou dez rebotes e garantiu o único duplo-duplo do jogo.

Pelo lado do Brasília, o atleta mais efetivo em quadra foi o ala/pivô Giovannoni, que deixou a quadra com 15 pontos e sete rebotes. Tricampeão do NBB entre os anos de 2010 e 2012, o time do Centro-Oeste do país se despede da competição na fase de quartas de final pela terceira temporada consecutiva.

“Assim como no Jogo 3, eles foram muito melhor no segundo tempo e conseguiram abrir vantagem. Não conseguimos reagir e ficou um pouco difícil no fim. Não foi uma temporada da maneira que a gente esperava, e não esperávamos essa eliminiação precoce. Mas não podemos tirar o mérito de Limeira, que fez por merecer a classificação”, lamentou Giovannoni.

O jogo

O equilíbrio imperou durante todo o primeiro quarto. Desde os instantes iniciais da partida, as duas equipes apresentaram boas defesas e conseguiram segurar o ímpeto dos rivais. Durante praticamente toda a parcial inicial, nenhuma das duas equipes conseguiu deslanchar no placar e a liderança mudou algumas vezes de lado. Com uma boa sequência no final do período, o time do interior paulista abriu quatro pontos de frente: 19 a 15.

No início do segundo quarto, Limeira se manteve à frente e conseguiu abrir a maior diferença no placar até então, cinco pontos (29 a 24). Foi então que Brasília acordou. Com quatro pontos consecutivos, LaMonte iniciou a reação candanga. Depois, Fred e Arthur acertaram seguidas bolas de três pontos e, após marcar dez pontos contra nenhum dos rivais, não só virou o jogo como também abriu cinco pontos de frente (34 a 29).

Sem diminuir o ritmo, Brasília se manteve na liderança, mas Limeira contou com sete pontos do norte-americano Hayes nos dois minutos finais da parcial e baixou o prejuízo para dois pontos (41 a 39) antes da chegada do intervalo.

Com um ritmo muito agressivo, tanto na defesa quanto no ataque, Brasília voltou muito bem para o terceiro quarto e, com destaque para Giovannoni, chegou a colocar oito pontos de frente (51 a 43). Só que Limeira não se entregou. Até então zerado no jogo, Jackson acertou um tiro de três pontos. No ataque seguinte foi a vez de Nezinho converter uma bola de longa distância, sua terceira na partida, para deixar tudo igual (54 a 54).

O empate no placar perdurou por alguns minutos, até que Mineiro e Teichmann converteram seguidas cestas no garrafão e o time limeirense retomou a ponta do marcador (58 a 54). Sem diminuir o ritmo, os visitantes partiram para o períofo final com seis pontos de frente: 66 a 60

No embalo de Teichmann, Limeira começou a parcial decisiva muito bem e estendeu sua vantagem para dez pontos (72 a 62), obrigando o técnico candango José Vidal a parar o jogo. Depois disso, Brasília não conseguiu mais voltar para o jogo, e os visitantes mantiveram a confortável vantagem em dígitos duplos até os instantes finais para garantir o triunfo e, consequentemente, a inédita vaga nas semifinais sem sustos no final da partida.

Confira todos os resultados da série:

Jogo 1 – Limeira 93 x 76 Brasília
Jogo 2 – Limeira 85 x 93 Brasília
Jogo 3 – Brasília 83 x 98 Limeira
Jogo 4 – Brasília 76 x 89 Limeira