HOJE
6 milvezes
Por Liga Nacional de Basquete
Primeiro na história a completar 6 mil pontos no NBB CAIXA, Shamell comemora expressiva marca e brinca: “rumo aos 7 mil”

Com 34 pontos no Jogo 1 contra o Vitória, Shamell chegou aos 6.008 pontos no NBB CAIXA (Raul Spina/LNB)
Maior cestinha da história do NBB CAIXA, o norte-americano Shamell viveu uma dupla emoção no Jogo 1 contra o Universo/Vitória. Com incríveis 34 pontos, sendo 20 deles só no último quarto, o camisa 24 liderou o expressivo triunfo mogiano em pleno lotado Ginásio de Cajazeiras, por 89 a 83, e ainda ultrapassou a marca dos 6 mil pontos na competição nacional.
“É uma marca muito legal. Durante a carreira de jogador de basquete vamos completando esses recordes e é sempre legal. Para mim completar 6 mil pontos foi bom, mas o mais importante foi a vitória em Salvador. E me lembro que quando completei 5 mil pontos a gente perdeu o jogo”, falou Shamell referindo-se ao revés mogiano em Rio Claro, na edição passada, no jogo em que atingiu os 5 mil tentos.
Há mais de 12 anos atuando em solo brasileiro, o gringo de 36 anos disputou todas as edições do NBB CAIXA e não para de colecionar marcas expressivas. Em 2014/2015, faturou o troféu Oscar Schmidt de cestinha do campeonato. Já em 2015/2016, foi eleito o Melhor Estrangeiro da competição. Além disso, foi três vezes MVP do Jogo das Estrelas defendendo o NBB Mundo (2009, 2016 e 2017).
Contratado pelo Mogi em 2014/2015, Shamell precisou de apenas duas temporadas para assumir o posto de maior cestinha da história da equipe no NBB CAIXA. Com a camisa mogiana, o camisa 24 tem 2.053 pontos em 108 partidas (média de 19,9 por jogo) e já ultrapassou Guilherme Filipin, que atua no Alto Tietê desde 2012/2013 e tem 1938 pontos em 180 jogo (média de 10,7 por jogo).

Maior cestinha da história do Mogi, Shamell ainda foi campeão e MVP da Liga Sul-Americana 2016 (Divulgação/FIBA Américas)
No ranking geral de cestinhas, Shamell tem vantagem de quase 600 pontos sobre o segundo colocado Marcelinho Machado (5418 pontos), do Flamengo, que durante seis temporadas nadou de braçadas na liderança da lista. Logo atrás estão Marquinhos (5.201 pontos), Alex Garcia (5.121 pontos) e Guilherme Giovannoni (5.033 pontos).
“Fico muito feliz por ser o primeiro a completar 6 mil. Esse é mais um ano que estou vestindo a camisa do Mogi e quero dar ainda mais valor a isso. Espero fazer muitos pontos ainda e agora vou fazer meu caminho rumo aos 7 mil (risos)”, brincou Shamell, que tem média geral de 19,07 pontos na carreira no NBB CAIXA.
Agora com 6.008 pontos na conta, Shamell iniciará sua caminhada rumo aos 7 mil pontos já nesta quinta-feira (27/04), no Jogo 2 da série quartas de final contra o Universo/Vitória. O duelo será no “caldeirão” Hugo Ramos, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook Live na página do NBB.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca