HOJE
Só deu Holloway!
Por
MVP, Melhor Estrangeiro e Melhor Ala: norte-americano do Pinheiros fica com três troféus na Festa dos Melhores do Ano do NBB CAIXA

Holloway foi o “cara” da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA (Ricardo Bufolin/ECP)
Desmond Holloway dominou a premiação dos Melhores do Ano do NBB CAIXA 2016/2017 e foi o vencedor de três prêmios. O norte-americano do EC Pinheiros foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da competição e ficou com o troféu mais cobiçado da noite. Os outros dois foram de Melhor Estrangeiro e de Melhor Ala.
Grande destaque do semifinalista Pinheiros, Holloway, de 27 anos, fechou a competição como o quarto maior cestinha – média de 19,3 pontos por jogo. Além disso, o camisa 22 ainda foi o vice-líder de sua equipe em rebotes (5,7 por jogo) e assistências (3,5 por jogo).
O auge do norte-americano aconteceu nos playoffs. Nas oitavas, diante do Vasco, Holloway foi decisivo para a classificação pinheirense, ao anotar 36 pontos (recorde da temporada) no Jogo 5. Já nas quartas, contra o então tetracampeão Flamengo, sua estrela brilhou ainda mais, especialmente no Jogo 4, em que somou 32 pontos, nove rebotes e seis assistências.
Nos cinco jogos diante do Flamengo, Holloway teve média de 21,8 pontos e liderou a épica virada do Pinheiros. Depois, nas semifinais, o jogador nascido no Estado de Indiana seguiu “impossível”. Nas duas primeiras partidas contra o Gocil/Bauru Basket, Holloway somou 25% dos pontos da equipe, com 32 no Jogo 1 e 26 no Jogo 2.
Formado pelo Coastal Carolina College (EUA), Holloway chegou ao Brasil em 2012 e, logo de cara, se destacou ao ficar com o troféu Oscar Schmidt da temporada 2012/2013 com a camisa da Liga Sorocabana – média de 20,3 pontos por jogo. Sendo assim, se se tornou o primeiro estrangeiro e o jogador mais jovem (23 anos na época) a ganhar o troféu de cestinha do NBB CAIXA.
Na temporada seguinte, o jogador se transferiu para o Paulistano/Corpore e foi um dos grandes nomes da campanha que levou o clube da capital à decisão pela primeira vez. Depois de vestir a camisa alvirrubra por mais um ano, Holloway chegou ao Pinheiros na temporada 2015/2016 e soma um total de 80 partidas disputadas pela equipe, com 1461 pontos (18,2 por jogo).
Dono de um incrível arsenal de jogadas ofensivas, Holloway esteve no TOP 5 cestinhas em quatro das cinco temporadas disputadas em solo brasileiro – a única foi 2014/2015, em que ficou na 13ª posição. Com um total de 3442 pontos marcados, o atleta é o 14º maior pontuador da história do NBB CAIXA, mesmo com apenas 191 jogos (menor quantidade de um atleta do Top 25).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca