#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Só deu Holloway!

21-06-2017 | 12:37
Por

MVP, Melhor Estrangeiro e Melhor Ala: norte-americano do Pinheiros fica com três troféus na Festa dos Melhores do Ano do NBB CAIXA

Holloway foi o “cara” da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA (Ricardo Bufolin/ECP)

Desmond Holloway dominou a premiação dos Melhores do Ano do NBB CAIXA 2016/2017 e foi o vencedor de três prêmios. O norte-americano do EC Pinheiros foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da competição e ficou com o troféu mais cobiçado da noite. Os outros dois foram de Melhor Estrangeiro e de Melhor Ala.

Grande destaque do semifinalista Pinheiros, Holloway, de 27 anos, fechou a competição como o quarto maior cestinha – média de 19,3 pontos por jogo. Além disso, o camisa 22 ainda foi o vice-líder de sua equipe em rebotes (5,7 por jogo) e assistências (3,5 por jogo).

O auge do norte-americano aconteceu nos playoffs. Nas oitavas, diante do Vasco, Holloway foi decisivo para a classificação pinheirense, ao anotar 36 pontos (recorde da temporada) no Jogo 5. Já nas quartas, contra o então tetracampeão Flamengo, sua estrela brilhou ainda mais, especialmente no Jogo 4, em que somou 32 pontos, nove rebotes e seis assistências.

Nos cinco jogos diante do Flamengo, Holloway teve média de 21,8 pontos e liderou a épica virada do Pinheiros. Depois, nas semifinais, o jogador nascido no Estado de Indiana seguiu “impossível”. Nas duas primeiras partidas contra o Gocil/Bauru Basket, Holloway somou 25% dos pontos da equipe, com 32 no Jogo 1 e 26 no Jogo 2.

Formado pelo Coastal Carolina College (EUA), Holloway chegou ao Brasil em 2012 e, logo de cara, se destacou ao ficar com o troféu Oscar Schmidt da temporada 2012/2013 com a camisa da Liga Sorocabana – média de 20,3 pontos por jogo. Sendo assim, se se tornou o primeiro estrangeiro e o jogador mais jovem (23 anos na época) a ganhar o troféu de cestinha do NBB CAIXA.

Na temporada seguinte, o jogador se transferiu para o Paulistano/Corpore e foi um dos grandes nomes da campanha que levou o clube da capital à decisão pela primeira vez. Depois de vestir a camisa alvirrubra por mais um ano, Holloway chegou ao Pinheiros na temporada 2015/2016 e soma um total de 80 partidas disputadas pela equipe, com 1461 pontos (18,2 por jogo).

Dono de um incrível arsenal de jogadas ofensivas, Holloway esteve no TOP 5 cestinhas em quatro das cinco temporadas disputadas em solo brasileiro – a única foi 2014/2015, em que ficou na 13ª posição. Com um total de 3442 pontos marcados, o atleta é o 14º maior pontuador da história do NBB CAIXA, mesmo com apenas 191 jogos (menor quantidade de um atleta do Top 25).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.