#JOGAJUNTO

LDB

Soltou o grito!

Minas MIN 42
x
51 Flamengo FLA
9
1ºQ
X
18
5
2ºQ
X
10
15
3ºQ
X
14
13
4ºQ
X
9

Gávea (RJ)

30 de dezembro de 2013

Com o controle da partida nas mãos desde o primeiro quarto, Flamengo domina o Minas e se sagra campeão da LDB pela segunda vez

DOCUMENTOS:
Súmula
42
X
51
42
PTS
51
3
A3C
7
13
A2C
12
7
LLC
6
36
RT
39
7
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Flamengo é o grande campeão da LDB 2013. Na grande decisão da terceira edição da competição Sub-22, o time comandado pelo técnico Paulo Chupeta dominou o Minas Tênis Clube durante os 40 minutos e levou a melhor pelo placar de 51 a 42 e ficou com o título do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

Esta foi a segunda vez que o clube da Gávea ficou com o título da LDB. Em 2011, a equipe na época também comandada por Chupeta levantou o troféu da primeira edição da competição. Na última temporada, o esquadrão flamenguista ficou com a medalha de bronze.

“Jogar três vezes uma competição e ser campeão duas é uma coisa muito gratificante, ainda mais no campeonato que te revelou. A LDB é um campeonato que vem crescendo a cada ano e isso mostra cada vez mais a força do basquete brasileiro”, disse Gegê, que também esteve presente na primeira conquista do Flamengo na LDB, em 2011.

Para levar a melhor na finalíssima, o Flamengo contou com boas exibições de seus principais jogadores. O pivô Cristiano Felício registrou um duplo-duplo, ao somar 16 pontos e 11 rebotes, enquanto que o armador Gegê anotou 11 pontos e distribuiu oito assistências. Com 11 pontos, o ala Diego também teve boa participação.

“Entramos muito focados desde o primeiro minuto. Sabíamos que o Minas era um time perigoso e que se déssemos espaço eles iriam nos complicar. Conseguimos exercer uma boa defesa e isso nos deixou mais tranquilo para atacar. Está todo mundo de parabéns pelo título”, disse Felício.

Pelo lado do Minas, os destaques no jogo ficaram por contas dos alas Rafa Moreira Bruno Irigoyen, que marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente. Participante das duas edições anteriores da competição, o clube de Belo Horizonte conquistou seu melhor resultado na LDB com o vice-campeonato.

“Faltou um pouco de experiência, até por ser um time que está participando de muitas coisas novas, como jogar contra uma torcida como a do Flamengo e atuar em uma final de campeonato. Muitos dos nossos jogadores nunca passaram por isso. Nosso time esteve um pouco ansioso e tomou algumas decisões erradas, principalmente no primeiro tempo”, disse o técnico minastenista Cristiano Grama.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O jogo começou com uma bela cravada do ala/armador mineiro Danilo Fuzaro. Mas foi o Flamengo quem mandou na primeira parcial. Atuando ao lado de sua barulhenta torcida, a equipe rubro-negra aproveitou o barulho vindo das arquibancadas para começar a partida com tudo.Sem dar espaços aos rivais, o time carioca exerceu um ótimo trabalho defensivo e não deu tranquilidade para o Minas pontuar. Enquanto isso, em seu ataque, o clube da Gávea contou com a categoria de Chupeta e Gegê para fechar o período inicial com o dobro de pontos dos adversários: 18 a 9.

O duelo caiu de produção durante o segundo quarto. Ainda com muitas dificuldades para atacar, Minas anotou apenas cinco pontos durante toda a parcial. Por sua vez, o Flamengo limitou seu aproveitamento ofensivo a apenas 28,6% e ainda teve sete desperdícios de bola no período. Porém, mesmo com as duas equipes mexendo muito pouco no placar, o duelo seguiu em ritmo intenso e com cara de decisão. Mesmo com a atuação abaixo da média no quarto, o Flamengo ampliou sua vantagem para 14 pontos: 28 a 14.

Após a atuação apática na primeira metade da partida, Minas voltou mais ligado para o terceiro quarto, muito por conta do desempenho de Rafa Moreira. Sem errar um arremesso sequer, o ala marcou 11 pontos na parcial, com direito a três tiros certeiros de longa distância. Porém o Flamengo soube se comportar diante da melhora dos representantes de Belo Horizonte. Diego converteu dois arremessos da linha de três pontos, Gegê distribuiu bem as jogadas e os rubro-negros conseguiram carregar uma vantagem de dígitos duplos para o último período: 42 a 29.

No começo da parcial final, os ataques das equipes voltaram a cair de produção e as defesas voltaram a se destacar. Sem se entregar, o Minas conseguiu baixar a vantagem rubro-negra para apenas sete pontos (44 a 37), com pouco mais de quatro minutos para o final da partida. O nervosismo por conta da proximidade do término do jogo tomou conta de cariocas e mineiros e os minutos finais da partida contaram com poucas cestas. Mas a vantagem no placar já estava construída e o Flamengo confirmou o título da LDB 2013.