HOJE
Somos Tetra!
Por Liga Nacional de Basquete
Com conquista inédita do Mogi, basquete brasileiro chega ao quarto título consecutivo e estabelece maior sequência de um país na história da Liga Sul-Americana
O basquete brasileiro está em alta na América do Sul. Com a conquista do Mogi das Cruzes/Helbor na última quarta-feira, o Brasil chegou ao seu quarto título consecutivo na Liga Sul-Americana e engatou a maior sequência de um país na história do mais importante torneio interclubes do continente.
O tetracampeonato brasileiro na Liga Sul-Americana começou em 2013, com a conquista do UniCEUB/BRBCARD/Brasília. Na decisão, enmtão disputada em jogo único, a equipe candanga derrotou o Aguada, do Uruguai, mesmo atuando diante de mais de cinco mil torcedores da equipe adversária no Palacio Peñarol, em Montevidéu.
No ano seguinte, o Brasil dominou completamente o torneio e colocou dois times na finalíssima, algo que não ocorria desde 2009 na Liga Sul-Americana. Atuando em casa, no Ginásio Panela de Pressão, o Gocil/Bauru Basket, então comandado por Guerrinha, derrotou o Mogi na decisão e garantiu o título inédito.
Em 2015, Brasília voltou a colocar o país no lugar mais alto do pódio da Sul-Americana. Em um novo formato da Final – neste ano realizada em uma melhor de três partidas–, o time da capital federal contou com atuações decisivas de Deryk Ramos, venceu a série decisiva contra o San Martín Corrientes por 2 a 0 e assegurou o terceiro título verde-amarelo consecutivo.
Neste ano, Mogi não deu chances aos adversários e manteve a hegemonia brasileira na Liga Sul-Americana. Com uma campanha perfeita nas duas primeiras fases, a equipe chegou à final contra o Bahia Basket (ARG) com o favoritismo e não se intimidou. Desta vez disputada em uma melhor de cinco jogos, a decisão foi vencida pelos mogianos por 3 a 0 e a equipe se sagrou campeã invicta.
Maior torneio interclubes do continente, a Liga Sul-Americana foi realizada pela 21ª vez neste ano e o Brasil soma agora nove títulos. Antes do tetra, o país teve as conquistas de Vasco da Gama (99 e 2000), Unitri/Uberlândia (2005), Flamengo (2009) e Brasília (2010).