#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Superação

Coop/São José Basketball SJO 84
x
79 Brasília BRA
21
1ºQ
X
19
16
2ºQ
X
18
27
3ºQ
X
17
20
4ºQ
X
25

30 de março de 2013

Mesmo com quatro desfalques, São José mostra força e impõe segunda derrota seguida ao Brasília

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
84
X
79
84
PTS
79
11
A3C
12
15
A2C
18
21
LLC
7
38
RT
31
15
ASS
21

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O São José/Unimed é definitivamente uma das equipes mais perigosas da atual temporada do NBB. Neste sábado, a equipe do interior paulista superou a ausência de quatro jogadores e venceu o Uniceub/BRB/Brasília, por 84 a 79, jogando em seus domínios, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos.

Sem poder contar com os serviços do ala/armador Luiz Felipe, do ala espanhol Álvaro Calvo, e dos pivôs Murilo e Deivisson, todos machucados, a equipe do Vale do Paraíba mostrou a força do seu elenco para impor a segunda derrota seguida aos atuais tricampeões do campeonato nacional. De quebra, o time comandado pelo técnico Régis Marrelli interrompeu  uma sequência de três derrotas seguidas para a agremiação da capital federal.

Os destaques do esquadrão joseense foram o ala/pivô Jefferson, com 20 pontos, o armador Fúlvio, autor de 18 pontos e nove assistências, e o ala/armador Andre Laws, que registrou um duplo-duplo, com 18 pontos e 12 rebotes. Além do trio, Dedé e Erick, com 14 e 11 pontos, respectivamente, também foram fundamentais para o êxito da equipe de São Paulo. Com o triunfo, a equipe segue sonhando com uma vaga no G-4 e agora soma 20 resultados positivos em 31 jogos disputados (64,5% de aproveitamento).

“Foi uma grande partida da nossa equipe. Tivemos quatro desfalques importantes, mas mesmo assim conseguimos a vitória. Jogamos na base do improviso, com o Jefferson fazendo a função de pivô, além da boa entrada do Erick. Foi um jogo disputado, mas valeu pela nossa superação. Essa vitória serviu para nós recuperarmos nossa auto estima”, afirmou Fúlvio.

Enquanto isso, os principais pontuadores dos visitantes foram o ala Arthur e Nezinho, ambos com 20 pontos, sendo que o armador ainda distribuiu dez assistências. Agora, a equipe soma 25 vitórias e seis derrotas (80,6% de aproveitamento) e permanece na segunda colocação na tabela de classificação.

Os primeiros minutos do duelo foram eletrizantes, com as duas equipes mostrando um alto aproveitamento ofensivo. Depois de uma cesta de três pontos de Alex, os visitantes chegaram a abrir 12 a 6 de frente, mas os donos da casa não se intimidaram. Dedé acertou todos os arremessos que tentou no primeiro quarto, anotou sete pontos e comandou a reação dos joseenses. Sendo assim, a equipe conseguiu fechar a parcial inicial em vantagem: 21 a 19.

O começo do segundo quarto foi totalmente favorável ao time paulista. Com uma boa transição ofensiva e uma defesa por zona, a equipe comandada por Régis Marrelli chegou a colocar 11 pontos de vantagem (37 a 26). Porém, neste momento, foi Brasília que não abaixou a cabeça. Com direito a sete pontos de Arthur, os atuais tricampeões do NBB conseguiram equilibrar o confronto e empataram o placar em 37 a 37 antes da chegada do intervalo.

Com Fúlvio inspirado, São José dominou completamente o terceiro período. Discreto na partida até então, o armador chamou a responsabilidade na volta dos vestiários, marcou 11 pontos na parcial e comandou o bom momento do esquadrão do Vale do Paraíba. Do outro lado da quadra, os candangos voltaram a ter dificuldades para atacar diante da defesa por zona dos joseenses e não conseguiram equilibrar as ações. Depois de uma vitória por incríveis 27 a 17 no terceiro quarto, os donos da casa levaram o duelo para seus dez minutos finais com dez pontos de frente: 64 a 54.

O último período foi um verdadeiro teste de fogo para a agremiação do interior paulista. Porém, a equipe mandante mostrou sua força. Sem se incomodar com uma reação dos rivais, além de superar a tensão dos minutos finais do confronto, o time de São José dos Campos construiu sua vitória com tranquilidade para a alegria do sempre barulhento do torcedor joseense que comparece em ótimo número ao Ginásio Lineu de Moura na tarde deste sábado.