#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Suplentes de ouro

12-05-2015 | 05:11
Por Liga Nacional de Basquete

Benite, do Flamengo, Deryk, do Limeira, e Filipin, do Mogi, concorrem ao prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 7; vencedor será conhecido no dia 08/06

Filipin, do Mogi

Capitão mogiano, Filipin foi destaque da reta final da fase de classificação e começo de playoffs do Mogi no NBB 7  (João Pires/LNB)

Mais uma categoria da premiação dos Melhores do NBB teve seus indicados conhecidos. Depois do anúncio dos três candidatos ao troféu de Destaque Jovem, a LNB (Liga Nacional de Basquete) divulgou, nesta terça-feira (12/05), os postulantes ao prêmio de Melhor Sexto Homem da temporada 2014/2015 do maior campeonato de basquete do país. O vencedor será conhecido no dia 08/06 (segunda-feira), na Festa de Premiação dos Melhores do NBB 7, que será realizada em São Paulo (SP).

Dentre a votação, que contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes participantes do NBB 2014/2015, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros, os três mais votados para receber o troféu foram o ala/armador Vitor Benite, do Flamengo, o jovem armador Deryk Ramos, do Winner/Limeira, e o experiente ala Filipin, do Mogi das Cruzes/Helbor. Os três atletas fazem parte de equipes que estão nas semifinais e seguem na disputa do NBB 7.

A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB. Assim como nas edições anteriores, a Liga Nacional de Basquete realizou uma votação para a nomeação dos vencedores dos troféus de Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (jogador mais valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô). Todos os vencedores serão divulgados na cerimônia marcada para o dia 08/06 (segunda-feira).

Benite, do Flamengo, e Renan Lenz, do São José

Vencedor do prêmio de Melhor Sexto Homem da 3ª edição do NBB, Benite se destacou durante toda a temporada e briga forte pelo prêmio (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Um dos indicados ao posto de Melhor Sexto Homem do NBB 7, Benite é o terceiro cestinha do Flamengo na temporada, com média de 11,6 pontos por jogo, e fica atrás somente do ala Marquinhos (16,5) e do armador Nico Laprovittola (11,8). Reserva em 19 dos 35 jogos que disputou, o ala/armador atingiu dígitos duplos na pontuação em 18 partidas do NBB 7 e ainda teve atuações memoráveis, como nos dois confrontos da fase de classificação contra o UniCEUB/BRB/Brasília e nos Jogos 1 e 3 da série quartas de final contra o São José/Unimed.

Caso supere seus concorrentes e fique com o troféu neste ano, Benite conquistará o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB pela segunda vez na carreira. Na temporada 2010/2011, ainda quando defendia o Franca Basquete, o jogador, de 1,90m de altura e 25 anos, foi eleito o melhor reserva da competição, além de também ser escolhido o Destaque Jovem e o Jogador que Mais Evoluiu daquela edição do campeonato nacional.

Outro concorrente ao prêmio de Melhor Sexto Homem, Filipin também é o terceiro principal pontuador de sua equipe, com média de 12,2 pontos por jogo. Para construir tal pontuação, o ala do Mogi registra sólidos aproveitamentos de 43,0% nos tiros de três pontos, 53,7% nas bolas de dois e 87,1% nos lances livres. Capitão da equipe mogiana, o experiente jogador marcou 20 ou mais pontos em cinco jogos seguidos entre a reta final da fase de classificação e o início dos playoffs e começou no banco em 29 dos 36 jogos que disputou no NBB 7.

DSC_20841

Com apenas 20 anos, Deryk se destacou na grande campanha do Limeira no NBB 7 (João Pires/LNB)

Mais jovem entre os três indicados na categoria Melhor Sexto Homem, Deryk também foi um dos eleitos para concorrer ao prêmio de Destaque Jovem. Em sua quinta temporada no NBB, o armador do Limeira, que foi reserva em 31 dos 36 jogos que disputou no campeonato nacional, apresenta os melhores números de sua curta carreira nos fundamentos pontos (7,9), rebotes (1,8), assistências (2,0), bolas recuperadas (0,7) e também em minutos por jogo (21,1).

Confira todos os atletas votados para o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 7:

André Coimbra (Franca Basquete), Danilo Siqueira (Minas Tênis Clubes), Dedé (São José/Unimed), Jason Smith (Pinheiros/SKY), Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru), Nicolás Gianella (Palmeiras/Meltex) e Pedro (Paulistano/Unimed).

Confira os vencedores do prêmio de Melhor Sexto Homem na história do NBB:

2013/2014 – Hélio (Winner/Limeira)
2012/2013 – Léo Meindl (Franca Basquete)
2011/2012 – Paulinho Boracini (Pinheiros/SKY)
2010/2011 – Vitor Benite (Franca Basquete)
2009/2010 – Nezinho (UniCEUB/BRB/Brasília)
2008/2009 – Fred (Flamengo)