HOJE
The first winner
Por Liga Nacional de Basquete
Grande destaque do Limeira na temporada 2013/2014, ala norte-americano David Jackson vence primeira edição do prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB

Jackson teve uma temporada brilhante com a camisa do Limeira (Newton Nogueira/Divulgação)
Para este ano, a votação dos Melhores da Temporada do NBB contou com uma novidade: o prêmio de Melhor Estrangeiro. E quem teve a honra se ser o primeiro vencedor do troféu foi o ala norte-americano David Jackson, do Winner/Kabum/Limeira.
Em sua segunda temporada no NBB – a primeira foi em 2011/2012 defendendo o Flamengo – Jackson foi um dos principais nomes de todo o campeonato. O atleta, de 31 anos, fechou sua participação na competição com a quarta maior média de pontos por jogo (20,5), com direito a incríveis aproveitamentos de 57,2% nos tiros de dois pontos, 48,8% nos arremessos de três pontos e 93,0% nos lances livres.
Dono do primeiro troféu de Melhor Estrangeiro, o camisa 32 do Limeira venceu uma votação acirrada com o armador Laprovittola. Jackson somou 36,8% dos votos para ficar no topo da lista, enquanto que o argentino do Flamengo teve 33,4% dos votos e ficou na segunda posição. Terceiro colocado, o armador dominicano Manny Quezada, do São José/Unimed, teve 7,6% dos votos.
A premiação do norte-americano foi a segunda vencida por um atleta do Limeira nesta temporada. Até então sem troféus individuais na história, a equipe do interior paulista também teve o armador Hélio condecorado com o posto de Melhor Sexto Homem do campeonato. Junto da dupla limeirense, Henrique Coelho, do Minas Tênis Clube, eleito o Destaque Jovem, e Alex Garcia, que disputou o NBB 2013/2014 pelo UniCEUB/BRB/Brasília e se transferiu para o Paschoalotto/Bauru, dono do prêmio de Melhor Defensor, foram os outros premiados até o momento.
Ainda serão anunciados os ganhadores dos prêmios de Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), e MVP (jogador mais valioso), além da atribuição do Quinteto Ideal da competição (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô). Para conhecer os ganhadores, a LNB (Liga Nacional de Basquete) realizou uma votação com todos os técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes participantes do NBB 2013/2014, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.
Cada grupo de eleitores teve diferentes pesos atribuídos: técnicos e assistentes representaram 50% do valor total, imprensa, personalidades, comissários e árbitros tiveram somados o peso de 30%, enquanto que os votos dos capitães valeram por 20% do resultado final.

David Jackson e Nico Laprovittola: os dois melhores estrangeiros do NBB 2013/2014 (JB Anthero/Divulgação)
Confira o resultado final da votação para Melhor Estrangeiro do NBB 2013/2014:
1º – David Jackson (Winner/Kabum/Limeira): 36,8% dos votos
2º – Nicolás Laprovittola (Flamengo): 33,4% dos votos
3º – Manny Quezada (São José/Unimed): 7,6% dos votos
4º – Jerome Meyinsse (Flamengo): 6,0% dos votos
5º – DeVon Hardin (SKY/Basquete Cearense): 3,9% dos votos
6º – Robert Day (Unitri/Magazine Luiza): 3,7% dos votos
7º – Kenny Dawkins (Paulistano/Unimed): 1,8% dos votos
8º – Maxi Stanic (Palmeiras/Meltex): 1,6% dos votos
9º – Shamell (Pinheiros/SKY): 1,6% dos votos
10º – Joe Smith (Pinheiros/SKY): 1,3% dos votos
11º – Ronald Ramon (Winner/Kabum/Limeira): 0,8% dos votos
12º – Jason Smith (Mogi das Cruzes/Helbor): 0,8% dos votos
13º – Desmond Holloway (Paulistano/Unimed): 0,8% dos votos
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca