#JOGAJUNTO

NBB Caixa

The first winner

21-05-2014 | 05:12
Por Liga Nacional de Basquete

Grande destaque do Limeira na temporada 2013/2014, ala norte-americano David Jackson vence primeira edição do prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB

Jackson teve uma temporada brilhante com a camisa do Limeira (Newton Nogueira/Divulgação)

Jackson teve uma temporada brilhante com a camisa do Limeira (Newton Nogueira/Divulgação)

Para este ano, a votação dos Melhores da Temporada do NBB contou com uma novidade: o prêmio de Melhor Estrangeiro. E quem teve a honra se ser o primeiro vencedor do troféu foi o ala norte-americano David Jackson, do Winner/Kabum/Limeira.

Em sua segunda temporada no NBB – a primeira foi em 2011/2012 defendendo o Flamengo – Jackson foi um dos principais nomes de todo o campeonato. O atleta, de 31 anos, fechou sua participação na competição com a quarta maior média de pontos por jogo (20,5), com direito a incríveis aproveitamentos de 57,2% nos tiros de dois pontos, 48,8% nos arremessos de três pontos e 93,0% nos lances livres.

Dono do primeiro troféu de Melhor Estrangeiro, o camisa 32 do Limeira venceu uma votação acirrada com o armador Laprovittola. Jackson somou 36,8% dos votos para ficar no topo da lista, enquanto que o argentino do Flamengo teve 33,4% dos votos e ficou na segunda posição. Terceiro colocado, o armador dominicano Manny Quezada, do São José/Unimed, teve 7,6% dos votos.

A premiação do norte-americano foi a segunda vencida por um atleta do Limeira nesta temporada. Até então sem troféus individuais na história, a equipe do interior paulista também teve o armador Hélio condecorado com o posto de Melhor Sexto Homem do campeonato. Junto da dupla limeirense, Henrique Coelho, do Minas Tênis Clube, eleito o Destaque Jovem, e Alex Garcia, que disputou o NBB 2013/2014 pelo UniCEUB/BRB/Brasília e se transferiu para o Paschoalotto/Bauru, dono do prêmio de Melhor Defensor, foram os outros premiados até o momento.

Ainda serão anunciados os ganhadores dos prêmios de Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), e MVP (jogador mais valioso), além da atribuição do Quinteto Ideal da competição (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô). Para conhecer os ganhadores, a LNB (Liga Nacional de Basquete) realizou uma votação com todos os técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes participantes do NBB 2013/2014, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

Cada grupo de eleitores teve diferentes pesos atribuídos: técnicos e assistentes representaram 50% do valor total, imprensa, personalidades, comissários e árbitros tiveram somados o peso de 30%, enquanto que os votos dos capitães valeram por 20% do resultado final.

David Jackson e Nico Laprovittola: os dois melhores estrangeiros do NBB 2013/2014 (JB Anthero/Divulgação)

David Jackson e Nico Laprovittola: os dois melhores estrangeiros do NBB 2013/2014 (JB Anthero/Divulgação)

Confira o resultado final da votação para Melhor Estrangeiro do NBB 2013/2014:

1º – David Jackson (Winner/Kabum/Limeira): 36,8% dos votos
2º – Nicolás Laprovittola (Flamengo): 33,4% dos votos
3º – Manny Quezada (São José/Unimed): 7,6% dos votos
4º – Jerome Meyinsse (Flamengo): 6,0% dos votos
5º – DeVon Hardin (SKY/Basquete Cearense): 3,9% dos votos
6º – Robert Day (Unitri/Magazine Luiza): 3,7% dos votos
7º – Kenny Dawkins (Paulistano/Unimed): 1,8% dos votos
8º – Maxi Stanic (Palmeiras/Meltex): 1,6% dos votos
9º – Shamell (Pinheiros/SKY): 1,6% dos votos
10º – Joe Smith (Pinheiros/SKY): 1,3% dos votos
11º – Ronald Ramon (Winner/Kabum/Limeira): 0,8% dos votos
12º – Jason Smith (Mogi das Cruzes/Helbor): 0,8% dos votos
13º – Desmond Holloway (Paulistano/Unimed): 0,8% dos votos