HOJE
Timaço!
Por Liga Nacional de Basquete
Laprovittola na armação, Jackson e Marquinhos nas alas, Jefferson e Paulão no garrafão: Quinteto Ideal da temporada 2013/2014 do NBB é divulgado

Argentino Laprovittola é um dos dois estrangeiros do Quinteto Ideal (Luiz Pires/LNB)
Laprovittola e Marquinhos, do Flamengo, David Jackson, do Winner/Kabum/Limeira, Jefferson, do São José/Unimed e Paulão, do Vivo/Franca. Este é o Quinteto Ideal do NBB 2013/2014. Em eleição realizada por técnicos, assistentes e capitães das equipes participantes, além de comissários, árbitros, imprensa especializada e personalidades do basquete brasileiro, cinco jogadores foram os mais votados e formam a Seleção da sexta edição do maior campeonato de basquete do país.
Dos cinco atletas escolhidos, apenas um já recebeu tal honra na história. MVP do NBB 2012/2013, Marquinhos integra o “time dos sonhos” da competição nacional pela quarta vez consecutiva. Enquanto isso, Laprovittola, Jackson, Jefferson e Paulão foram selecionados pela primeira vez para o selecionado do campeonato.

Marquinhos figura no Quinteto Ideal do NBB pela quarta temporada seguida (João Pires/LNB)
Na posição de armador, Laprovittola levou grande vantagem sobre seus rivais. Em seu primeiro ano no Brasil, o jovem argentino, de 24 anos, foi um dos grandes destaques da campanha do finalista Flamengo, com médias de 14,9 pontos e 4,9 assistências por partida, e recebeu expressivos 63,2% dos votos.

Jackson representa Limeira no Quinteto Ideal (Allan Conti/Divulgação)
Entre os alas, o mais votado foi David Jackson com 26,9% dos votos. Eleito também o Melhor Estrangeiro do NBB 2013/2014, o norte-americano do Winner/Kabum/Kimeira viveu uma temporada brilhante e encerrou sua participação no campeonato com média de 20,6 pontos por jogo, com direito a incríveis aproveitamentos de 48,8% nos tiros de três pontos, 57,2% nos arremessos de dois pontos e 92,9% nos lances livres.
Por sua vez, Marquinhos foi o segundo mais votado na posição, com 18,1% dos votos. Melhor jogador da última temporada, o jogador do Flamengo perdeu a primeira parte da atual edição do NBB por conta de uma lesão no joelho, mas voltou com tudo. Em 24 jogos disputados, o camisa 11 rubro-negro registrou médias de 15,8 pontos e 3,4 rebotes e foi fundamental para a equipe chegar à mais uma Final, especialmente na reta decisiva da fase de classificação e nas etapas anteriores dos playoffs.
No garrafão, Paulão Prestes, do Vivo/Franca foi o mais lembrado, com 30,7% dos votos. Outro atleta do Quinteto Ideal que também levou outro prêmio individual (Jogador que Mais Evoluiu), o pivô teve altas médias de 18,7 pontos, 9,4 rebotes e 21,8 de eficiência – a maior de todo o campeonato – e foi o grande destaque da equipe do interior paulista na temporada. O jogador ainda conseguiu expressivos 19 duplos-duplos e foi o segundo jogador com mais partidas com dois dígitos em dois fundamentos, atrás de seu companheiro de garrafão na Seleção do NBB.
Com incríveis 23 duplos-duplos em 45 jogos disputados, Jefferson, do São José/Unimed, estabeleceu um novo recorde do quesito em uma só temporada na história do NBB. Além disso, o ala pivô ainda foi o dono da maior média de rebotes do campeonato (9,8 por duelo) e ainda foi o segundo maior pontuador de sua equipe, com 14,5 pontos por jogo.
A formação do Quinteto Ideal faz parte do calendário anual de premiações do NBB. Agora, quase todos os vencedores da temporada 2013/2014 foram divulgados e resta apenas o anúncio do MVP (Jogador Mais Valioso) do campeonato.
A votação para o Melhores do NBB é realizada por técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes participantes do NBB 2013/2014, imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros, sendo cada grupo de eleitores com um peso diferente atribuído: os votos dos técnicos e assistentes representaram 50% do valor total. Imprensa, personalidades, comissários e árbitros tiveram somados o peso de 30% do resultado final e as indicações dos capitães valeram por 20%.

Participante de todas as edições do NBB, Jefferson entrou no Quinteto Ideal pela primeira vez (João Pires/LNB)

Paulão foi o pivô mais votado (Newton Nogueira/Divulgação)
Confira o resultado da votação para o Quinteto Ideal do NBB por posição:
Armador: Laprovitolla (Flamengo – 63,2% dos votos), Valtinho (Unitri/Magazine Luiza – 18,1% dos votos), Manny Quezada (São José/Unimed – 8,5% dos votos), Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru – 7,3% dos votos), Maxi Stanic (Palmeiras/Meltex – 3,4% dos votos), Kenny Dawkins (Paulistano/Unimed – 2,8% dos votos), Ronald Ramon (Winner/Kabum/Limeira – 2,3% dos votos), Juan Figueroa (Vivo/Franca – 0,8% dos votos) e Joe Smith (Pinheiros/SKY – 0,5% dos votos)
Alas: David Jackson (Winner/Kabum/Limeira – 26,9% dos votos), Marquinhos (Flamengo – 18,1% dos votos), Holloway (Paulistano/Unimed – 10,4% dos votos), Marcelinho (Flamengo – 10,3% dos votos), Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília – 9,1% dos votos), Léo Meindl (Vivo/Franca – 5,3% dos votos), Shamell (Pinheiros/SKY – 4,9% dos votos), Robert Day (Unitri/Magazine Luiza – 3,4% dos votos), Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru – 2,0% dos votos), Pilar (Paulistano/Unimed – 1,7% dos votos), Marcus Toledo (Mogi das Cruzes/Helbor – 1,5% dos votos), Audrei (Unitri/Magazine Luiza – 0,9% dos votos), Dedé (São José/Unimed – 0,9% dos votos), Laws (São José/Unimed – 0,9% dos votos), Tyrone Curnell (Palmeiras/Meltex – 0,8% dos votos), Neto (0,7% dos votos), Taboada (0,4% dos votos), Brandon Brown (SKY/Basquete Cearense – 0,4% dos votos), Jason Smith (Mogi das Cruzes/Helbor – 0,4% dos votos), Arthur (UniCEUB/BRB/Brasília – 0,4% dos votos) e Ted Simões (Mogi das Cruzes/Helbor – 0,3% dos votos)
Pivôs: Paulão (Vivo/Franca – 30,7% dos votos), Jefferson (São José/Unimed – 14,8% dos votos), Cipolini (Unitri/Magazine Luiza – 11,1% dos votos), Murilo (Paschoalotto/Bauru – 10,0% dos votos), Meyinsse (Flamengo – 9,2% dos votos), Olivinha (Flamengo – 7,9% dos votos), Caio Torres (São José/Unimed – 5,2% dos votos), DeVon Hardin (SKY/Basquete Cearense – 2,7% dos votos), Lucas Mariano (Vivo/Franca – 1,8% dos votos), Daniel Alemão (Mogi das Cruzes/Helbor – 1,4% dos votos), Mineiro (Paulistano/Unimed – 1,2% dos votos), Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília – 0,8% dos votos), Rafael Mineiro (Pinheiros/SKY – 0,7% dos votos), Espinoza (Macaé Basquete – 0,7% dos votos), Goree (UniCEUB/BRB/Brasília – 0,7% dos votos), Douglas Nunes (Minas Tênis Clube – 0,4% dos votos), Fiorotto (Winner/Kabum/Limeiras – 0,4% dos votos) e Felipe (SKY/Basquete Cearense – 0,4% dos votos)
Confira todos os Quintetos Ideais do NBB na história:
2012/2013 – Fúlvio (São José), Robert Day (Uberlândia), Marquinhos (Flamengo), Rafael Mineiro (Pinheiros) e Caio Torres (Flamengo)
2011/2012 – Fúlvio (São José), Alex (Brasília), Marquinhos (Pinheiros), Giovannoni (Brasília) e Murilo (São José)
2010/2011 – Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru), Alex (Brasília), Marquinhos (Pinheiros), Giovannoni (Brasília) e Murilo (São José)
2009/2010 – Fúlvio (São José), Alex (Brasília), Marcelinho (Flamengo), Giovannoni (Brasília) e Murilo (Minas)
2008/2009 – Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru), Alex (Brasília), Marcelinho (Flamengo), Murilo (Minas) e Bábby (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca