O SKY/Basquete Cearense conseguiu mais um feito histórico nesta temporada do NBB. O time do Nordeste venceu sua primeira partida de playoffs na história, mas isso não foi o que mais importou na noite desta sexta-feira. O que realmente valeu foi que a equipe do técnico Alberto Bial venceu o Paulistano/Unimed, em casa, por 79 a 66, e empatou a série de oitavas de final em 1 a 1.

O ala/armador da equipe cearense, André Goes, foi o cestinha da partida com 29 pontos. Outro que se destacou pelo time da casa foi o ala/pivô, Felipe, autor de um duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes. Pelo Paulistano, o destaque foi o pivô Wagner, com 15 pontos.

“Fizemos um jogo mais equilibrado, algo que não conseguimos fazer no primeiro jogo. Temos que manter o ritmo para tentarmos vencer amanhã de novo”, comemorou o ala do Basquete Cearense, Rogério.

Com um espírito mais agressivo que no primeiro jogo da série, o Basquete Cearense assumiu o controle do confronto no primeiro quarto. Após dois lances livres do jovem armador Davi Rosseto, o time nordestino abriu 11 pontos de vantagem no placar (18 a 7). Os paulistas, com a entrada do ala Pedro, melhoraram bastante a produção ofensiva no final da etapa inicial e conseguiram baixar a diferença para sete pontos (22 a 15).

Com uma enterrada do pivô Toyloy, o Paulistano abriu a segunda etapa da partida e mostrou seu poder de reação, diminuindo, rapidamente, a diferença para um ponto (24 a 23). A partida ficou bem equilibrada, mas um jogador, em especial, destoou em quadra. O ala/armador André Goes chamou o jogo no segundo período e, com 3 bolas de fora consecutivas, liderou a equipe cearense que foi para o intervalo vencendo por 42 a 38.

O terceiro quarto foi truncado. Ambas as equipes apertaram na marcação e acabaram cometendo muitas faltas. O Basquete Cearense soube aproveitar melhor as oportunidades ofensivas e voltou a abrir 13 pontos no marcador (59 a 46). A vantagem permaneceu por todo o período, só que o armador do Paulistano, Elinho, acertou uma bandeja e diminuiu a diferença antes da etapa final (63 a 54).

O Paulistano começou o último quarto acelerado e, após duas bolas de seguidas, conseguiu baixar a vantagem para oito pontos (68 a 60). No entanto, a noite era da equipe cearense. O time da casa não se precipitou com a defesa pressão do adversário e acertou arremessos importantes durante todo o quarto período para fechar o jogo com a vitória.

“A gente não fez uma boa defesa hoje, tomamos quase  80 pontos e isso não podia acontecer. Mas não quer dizer nada. Uma vitória amanhã nos deixa bem para tentar fechar a série em São Paulo”, afirmou o pivô do Paulistano, Wagner.

As duas equipes voltam à quadra neste sábado, às 19h, pelo Jogo 3 da série oitavas de final.

Confira os resultados e os jogos da série:

(8º) SKY/Basquete Cearense 1 x 1 Paulistano/Unimed (9º)
16/04 – Paulistano/Unimed 95 x 74 SKY/Basquete Cearense
19/04 – SKY/Basquete Cearense 79 x 66 Paulistano/Unimed
20/04 – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas
23/04 –  Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
26/04* – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas

*Se necessário