#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo igual!

Pinheiros PIN 96
x
90 Brasília BRA
25
1ºQ
X
18
14
2ºQ
X
26
30
3ºQ
X
27
27
4ºQ
X
19

Poliesportivo H. Villaboim

11 de abril de 2015

Em mais um duelo equilibrado do início ao fim, Pinheiros conta com atuação inspirada de Jason no 2º tempo e empata série de oitavas do NBB 7 contra Brasília

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
96
X
90
96
PTS
90
6
A3C
5
23
A2C
26
32
LLC
23
37
RT
33
17
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Pinheiros/SKY empatou a série de oitavas de final do NBB 7 contra o UniCEUB/BRB/Brasília. Assim como o primeiro jogo do confronto, a segunda partida foi equilibrada do início ao fim, mas desta vez foi a equipe paulista quem saiu vencedora. Com grande atuação de Jason Smith no segundo tempo, o time do técnico Marcel de Souza levou a melhor, pelo placar de 96 a 90, em duelo realizado na noite deste sábado, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo.

Depois de um grande começo do Pinheiros, que chegou a abrir 12 pontos de frente (22 a 10) durante o primeiro quarto, Brasília pouco a pouco foi se acertando em quadra e foi para os vestiários com cinco pontos de frente (44 a 39). Foi então que brilhou a estrela de Jason. Com 15 pontos no terceiro quarto e outros nove no último período, o ala/armador fechou a partida com expressivos 30 pontos e foi o grande protagonista da vitória do clube paulista.

“Eu tive problemas com faltas durante o primeiro tempo, mas conseguiu entrar focado no segundo tempo e pude ajudar o time a vencer. Todo mundo foi muito bem no segundo tempo e conseguimos vencer. Foi muito importante essa vitória para nós. Não poderíamos ficar com 2 a 0 de desvantagem, se não a situação ficaria muito complicada. Agora temos que nos manter concentrados para as partidas em Brasília”, disse Jason.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final do NBB 7

Para construir a maior pontuação dos playoffs do NBB 7 até o momento, Jason apresentou um incrível aproveitamento ofensivo e só errou quatro arremessos durante todo o jogo. Seu irmão mais velho, Joe, foi outra figura importante para o êxito dos pinheirenses e somou um duplo-duplo de dez pontos e 12 assistências. Com 11 pontos, sendo seis deles na reta final da partida, o ala Ted Simões também teve atuação destacada na equipe vencedora.

Autor de 13 pontos, sendo dez deles no segundo tempo, o pivô pinheirense André Bambu também se sobressaiu no jogo. Do lado candango, o cestinha foi o pivô Ronald, seguido por LaMonte e Fúlvio, ambos com 14 pontos. Arthur, com 13 pontos, e Cipolini e Fred, que marcaram 12 pontos cada, completaram a lista de destaques da equipe visitante na partida.

“Eles jogaram com mais intensidade do que nós. No primeiro jogo nós fomos muito bem e conseguimos dominar o jogo, mas hoje (sábado) não soubemos lidar com a maneira com que eles jogarem. Agora é esfriar a cabeça e analisar nossos erros para entrarmos com tudo nos jogos em casa”, disse o ala candango Arthur.

Agora, a série partirá para o Distrito Federal e o terceiro jogo acontecerá na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Ginásio da Asceb, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. A quarta partida acontecerá dois dias depois, na quinta-feira (16/04), também em Brasília.

O jogo

As equipes iniciaram o duelo “trocando cestas”, mas rapidamente o Pinheiros tomou conta da partida. Com uma defesa muito forte, o time paulista impôs muitas dificuldades para os rivais pontuarem e os candangos tiveram vários arremessos forçados durante todo o primeiro quarto. Desta maneira, a equipe da casa ainda teve liberdade para colocar muita velocidade nos contra-ataques e pouco a pouco foi construindo uma boa vantagem no placar. Contando com grande início de Felipe, que marcou 11 pontos, e também dos irmãos Smith, os donos da casa abriram 12 pontos de frente (22 a 10), com pouco mais de seis minutos de jogo.

Depois de um pedido de tempo do técnico José Vidal, Brasília passou a atuar com mais intensidade e conseguiu segurar a alta produção dos pinheirenses no restante da parcial final. Porém, do outro lado da quadra, a equipe do Distrito Federal continuou com muitos problemas para pontuar. Tudo indicava que os anfitriões manteriam uma vantagem de dígitos duplos no marcador, mas Fred converteu um tiro de três pontos nos últimos segundos da parcial inicial e cortou a diferença para sete pontos (25 a 18).

A melhora defensiva do Brasília se manteve no segundo quarto e o Pinheiros seguiu sem conseguir atacar com segurança. Desta maneira, os visitantes puderam reduzir ainda mais a diferença no marcador. Com seguidos contra-ataques, finalizados por Fúlvio, Ronald e Arthur, os representantes da capital federal deixaram a vantagem pinheirense em apenas três pontos (35 a 32), obrigando o treinador pinheirense Marcel de Souza a pedir um tempo técnico.

Mesmo após seu comandante parar o jogo, o clube paulista continuou sem ter um bom rendimento e os candangos viraram o jogo. Depois de um tiro de três pontos de LaMonte, Brasília assumiu a ponta do placar (38 a 37) e ainda conseguiu aumentar sua vantagem antes da chegada do intervalo. Com boas jogadas de Ronald, o esquadrão do Centro-Oeste do país fechou a primeira metade do confronto com cinco pontos de frente: 44 a 39.

Em desvantagem, o Pinheiros voltou melhor dos vestiários e rapidamente reassumiu a liderança. Com direito a duas bolas de três pontos, Jason marcou oito pontos logo no início do terceiro quarto e foi fundamental para os paulistas voltarem a ficar em vantagem (52 a 51). Na sequência, as equipes chegaram a se alternar na ponta do marcador, mas os candangos conseguiram se firmar à frente no placar.

No embalo de boas jogadas de Fred e Arthur, Brasília manteve uma boa produção ofensiva. Do outro lado, com mais sete pontos de Jason, os donos da casa conseguiram se manter na cola dos rivais e os times partiram para os dez minutos finais separados por apenas dois pontos: 71 a 69 a favor dos representantes da capital federal.

Logo no início do quarto período, o time pinheirense sofreu uma importante baixa. Um dos principais jogadores da equipe até então, com 15 pontos e sete rebotes, o ala/pivô Felipe Ribeiro deixou a quadra carregado depois de sentir uma contusão no joelho direito e não voltou mais para o jogo. Mesmo assim, a equipe teve forças para virar o jogo, isso porque Jason Smith seguiu endiabrado. Com mais oito pontos, o ala/armador continuou tendo uma atuação brilhante no segundo tempo e colocou o Pinheiros na frente (80 a 78), com seis minutos para o fim.

Com bastante pressão na defesa, principalmente para cima de Jason, Brasília interrompeu o bom momento dos rivais e o jogo chegou completamente aberto para seus minutos finais. Com dois minutos para o término da partida, o placar estava em igualdade (84 a 84) e Ted tratou de dar tranquilidade aos pinheirenses. Com seis pontos seguidos, o camisa 35 deixou roubou a cena nos últimos instantes do duelo e foi peça chave para os comandados de Marcel de Souza saírem vencedores.

Confira o calendário completo da série entre Pinheiros (7º) e Brasília (11º):

Jogo 1 – Pinheiros 91 x 95 Brasília
Jogo 2 – Pinheiros 96 x 90 Brasília
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 21h30, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4 – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio da Asceb, em Brasília
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 16h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

*Se necesário