HOJE
Tudo pronto
Por Liga Nacional de Basquete
Após realização do Congresso Técnico, primeira edição da Divisão de Acesso ao NBB tem fórmula de disputa definida e terá início no dia 11 de março

Com presença de membros dos quatro times participantes, Congresso Técnico da competição aconteceu nesta quinta (Divulgação/LNB)
Está tudo certo para o início da grande novidade do calendário de 2014 do basquete brasileiro. Nesta quinta-feira, na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo, foi realizado o Congresso Técnico da Divisão de Acesso ao NBB e competição que levará seu campeão para a elite da modalidade da bola laranja no país na próxima temporada terá início no dia 11 de março.
Com a presença de representantes das quatro equipes participantes – Rio Claro Basquete (SP), Lins Basquete/PML/ABCEL (SP), Campo Mourão Basquete (PR) e Sport Club do Recife (PE) – foi definido a fórmula de disputa da primeira edição do campeonato de acesso ao NBB.
“Há seis anos, quando o NBB foi criado, muita gente desconfiava do sucesso da competição. Hoje, com a criação da Divisão de Acesso, demos um salto enorme para a continuidade do crescimento da modalidade no país. Vamos ter quatro competições de nível nacional acontecendo e isso nos deixa muito orgulhosos”, afirmou Cássio Roque, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), se referindo ao NBB e sua Divisão de Acesso, à Super Copa Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e à LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), maior campeonato de base da modalidade no país e que irá para sua quarta temporada.
Na fase de classificação, os times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante. Então, cada agremiação fará um mínimo de 12 partidas no campeonato. A equipe de melhor campanha estará automaticamente classificada para a decisão da competição. Por sua vez, os esquadrões que ficarem na segunda e terceira posições duelarão para ser decidido o segundo finalista.
“A briga pelo título, e consequentemente pela vaga no NBB, vai ser bastante acirrada durante a fase de classificação. As equipes estão bastante motivadas e investindo bastante para fazer uma boa participação. Teremos em jogo a disputa pelo primeiro lugar, que dará passagem direta à final, e também a briga pelo segundo e terceiro postos, que tenho certeza que irá até a última rodada da fase de classificação”, explicou Paulo Bassul, gerente técnico da LNB.
A grande final da Divisão de Acesso e disputa entre segundo e terceiro colocados da fase de classificação ocorrerão em uma melhor de cinco jogos, no mesmo formato dos playoffs do NBB 2013/2014. A equipe de melhor campanha fará os confrontos de número um, dois e cinco (se necessário) em seus domínios, enquanto que o time de pior campanha sediará as partidas três e quatro (se necessário).
“O regulamento definido ficou bastante interessante, tanto na parte técnica como no quesito financeiro também. Conseguimos deixar a competição bastante parecida com o formato do NBB e isso é muito importante para construirmos uma unidade para o basquete nacional”, concluiu Bassul.
Equipes estão empolgadas
O clima é de alegria por conta das quatro equipes participantes da primeira edição da Divisão de Acesso ao NBB. Empolgadas por fazerem parte de uma grande melhoria para a estrutura do basquete brasileiro, Rio Claro, Lins, Campo Mourão e Sport se mostraram satisfeitos com a criação da competição.
Depois de voltar ao cenário nacional com a participação na LDB 2013, o Sport está mais preparado para buscar uma vaga na sétima edição do NBB. O clube pernambucano manterá a base que disputou a competição Sub-22 para o campeonato de acesso à elite do basquete brasileiro.
“Quero que o Sport se torne um polo do basquete nacional e a nossa participação na Divisão de Acesso é um grande passo para isso. Desde o início das conversas para a realização da competição sempre deixamos claro que o Sport participaria. Estamos brigando para ser cada vez maior e vamos em busca disso. Tivemos uma bom aprendizado com a participação na LDB e agora estamos com ainda mais estrutura para este ano”, disse Ricardo Thibau, diretor do basquete masculino do clube rubro-negro.

Depois de participar da LDB 2013, Sport tentará se classificar para a temporada 2014/2015 do NBB (Luiz Pires/LNB)
Tradicional praça do basquete nas décadas de 80 e 90, Rio Claro está de volta à ativa. E o clima não poderia ser outro na cidade do interior paulista a não ser o de empolgação por fazer parte do quadro de equipes da primeira edição da Divisão de Acesso ao NBB.
“É uma satisfação enorme poder fazer parte deste momento. Queremos chegar ao NBB e vamos em busca disso pela Divisão de Acesso. Vínhamos disputando o Campeonato Paulista nos últimos anos e temos uma base da equipe. Além disso, estamos contratando jogadores que já disputaram o NBB em anos anteriores. Estamos muito felizes com nossa participação na Divisão de Acesso e vamos em busca deste título e da vaga no NBB”, declarou o técnico da equipe, Marcelo Tamião.
Outra time do Estado de São Paulo na disputa é o Lins Basquete/PML/ABCEL. Criada há um ano e meio, a equipe chega para o campeonato nacional credenciada pela conquista do título do Campeonato Paulista – Primeira Divisão (Divisão de Acesso), no último ano.
“Estamos em clima de empolgação desde o Paulista do último ano, em que fomos campeões. Pouca gente pensava que em um ano e meio chegaríamos à disputa de um campeonato nacional e conseguimos. A cidade abraçou o projeto desde o começo e agora vamos em busca deste novo passo, que é a classificação para o NBB”, disse o experiente pivô Manuil, que além de ser o capitão do time ainda acumula a função de diretor executivo da ABCEL (Associação Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins).
Por fim, representando a Região Sul do país, está o esquadrão de Campo Mourão. Criado há seis anos, o projeto vem crescendo temporada a temporada e a participação na Divisão de Acesso vem para coroar o bom momento da equipe paranaense tanto dentro quanto fora de quadra.
“Estar aqui nesta reunião é a concretização de um sonho para nós. Nossa meta, desde a criação do projeto, sempre foi participar do NBB, que é a elite do basquete brasileiro. Estamos na batalha há seis anos e agora demos o primeiro passo para concluir este objetivo”, exaltou Emerson de Souza, técnico e gerente da equipe do interior do Estado do Paraná.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca