A série semifinal do NBB 2012/2013 entre Flamengo e São José/Unimed está empatada em um a um. Na noite desta sexta-feira, diante de 4.500 torcedores presentes na Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), o time carioca venceu a segunda partida do confronto, por 100 a 84, e deixou tudo igual no duelo por uma vaga na final da maior competição nacional.

Com o forte apoio vindo das arquibancadas, o time comandado pelo técnico José Neto dominou a partida do início ao fim e não deu chances ao esquadrão do interior paulista. Os destaques individuais da equipe rubro-negros foram o pivô Caio Torres, com 23 pontos e sete rebotes, e o ala/armador Vitor Benite, autor de 21 pontos, sendo 20 deles no segundo tempo. Pela equipe joseense, os cestinhas foram Fúlvio e Murilo, que marcaram 20 e 17 pontos, respectivamente.

“Falei para os jogadores antes do jogo que tínhamos que ter regularidade para vencer e foi justamente isso que acontecer. Eles entenderam bem o recado e nosso time sendo regular é muito difícil de ser batido. Desde o começo entramos em um ritmo forte e o time se impôs logo no primeiro quarto. Não deixamos São José jogar confortavelmente e isso foi muito importante, já que o time deles joga muito bem no aspecto coletivo. Fizemos o que tinha que fazer e agora a série está empatada em um a um”, disse o técnico flamenguista José Neto.

Agora, as equipes voltam à quadra no próximo domingo, às 20 horas (de Brasília), novamente na Arena HSBC, para o terceiro jogo da série. Quem vencer a partida ficará a uma vitória de garantir passagem à decisão da competição nacional. Na outra semifinal, o Unitri/Universo venceu os dois primeiros jogos contra o Paschoalotto/Bauru e pode assegurar sua vaga na final do NBB pela primeira vez na história, ao lado de sua torcida, neste sábado, às 21h45 (de Brasília), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG).

Com um bom começo do pivô Caio Torres, que anotou seis pontos nos minutos iniciais do duelo, o Flamengo logo abriu boa vantagem no placar (10 a 4). Porém, os joseenses não se intimidaram e não demoraram a dar a resposta. Laws e Jefferson acertaram seguidos tiros da linha de três pontos, Murilo converteu dois lances livres e a equipe paulista virou o placar para 12 a 10. Mas, o primeiro quarto era mesmo do Flamengo. Kojo ditou o ritmo do jogo, Caio seguiu dominando o garrafão e os rubro-negros fecharam o período inicial com quatro pontos de frente: 27 a 23.

Apesar de os dois primeiros pontos da segunda parcial terem sido do São José foi o esquadrão carioca que dominou as ações nos minutos iniciais do período. Com mais seis pontos praticamente seguidos de Caio, os comandados do técnico José Neto encaixou uma sequência de 12 pontos contra apenas um dos rivais e abriu uma diferença de 13 pontos a seu favor: 39 a 26. A partir deste momento, o controle da partida ficou sempre com o clube da Gávea, que levantou os mais de 4 mil torcedores presentes com belas jogadas. Do outro lado, Fúlvio tratou de “colocar a bola embaixo do braço” e não permitiu que a vantagem dos donos da casa ampliasse ainda mais. Sendo assim, as equipes foram para os vestiários com o placar em 54 a 42 para o Flamengo.

Durante todo o terceiro quarto, a equipe visitante tentou diminuir a vantagem dos cariocas, mas não conseguiu. Depois de anotar apenas um ponto em todo o primeiro tempo, Benite tratou de chamar a responsabilidade e manteve o esquadrão rubro-negro sempre com uma diferença de dez ou mais pontos a seu favor.

A boa atuação do Flamengo no terceiro quarto acordou de vez a torcida presente na Arena HSBC na noite desta sexta-feira. Sem encontrar nenhuma resistência diante de um pouco inspirado São José, o clube do Rio de Janeiro seguiu contando com ótimo desempenho de Benite e não teve nenhuma dificuldade para confirmar a vitória para empatar o confronto por uma vaga na decisão do NBB 2012/2013 em um a um.

“Nosso time tem muita qualidade. No primeiro tempo, o momento era do Caio, do Marquinhos e do Kojo. Eu esperei a minha hora e consegui fazer boas jogadas na segunda metade da partida. Estou muito feliz com a vitória e agora é manter o foco para mais uma batalha no domingo”, disse Vitor Benite, muito aplaudido pela torcida rubro-negra ao final da partida.

Confira o calendário completo do confronto*:

(1º) Flamengo 0 x 1 São José/Unimed (7º)
14/05 (terça-feira) São José 80 x 72 Flamengo
17/05 (sexta-feira) – Flamengo 100 x 84 São José
19/05 (domingo) – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas
23/05 (quinta-feira) – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas
25/05 (sábado)** – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h45

*Todos os jogos terão transmissão ao vivo do SporTV
**Se necessário