#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ufa…

Rio Claro RCB 62
x
61 Macaé Basquete MAC
13
1ºQ
X
14
17
2ºQ
X
15
15
3ºQ
X
13
17
4ºQ
X
19

Gin. Felipe Karam

23 de janeiro de 2016

Em jogo disputado transmitido pela RedeTV, anfitrião Rio Claro derrota Macaé nos segundos finais e se mantém na zona de classificação para os playoffs do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
62
+1 POSIÇÕES
10º Colocado (*)
X
61
MANTEVE
15º Colocado (*)
62
PTS
61
7
A3C
4
15
A2C
19
11
LLC
11
37
RT
37
11
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Neste sábado, em partida transmitida ao vivo pela RedeTV!, com jogada decisiva de Tatu e Teichmann a quatro segundos do fim da partida, o Rio Claro Basquete triunfou perante o Macaé Basquete, diante da sua torcida, no Ginásio Felipe Karan, por 62 a 61, e se mantém um pouco mais confortável na zona de classificação para os playoffs do NBB 2015/2016.

Coração a mil: Faltando 23 segundos de jogo, o técnico Dedé Barbosa pediu tempo, pois sua equipe estava atrás do placar por apenas um ponto (61 a 60). O treinador desenhou a jogada final e deu certo. Tatu controlou o tempo, teve apoio de no corta-luz, infiltrou e ao invés de tentar a cesta, passou a bola novamente para o ala/pivô Teichmann que cravou os últimos 2 pontos da partida para dar a vitória ao anfitrião.

Cruciais: O ala Gui Deodato e o ala/pivô Vinícius foram peças chave para a vitória da equipe de Rio Claro. Combinando para 29 pontos, cada jogador foi decisivo em um quarto da partida. No segundo quarto, Gui anotou oito pontos e não permitiu que o Macaé tomasse a dianteira. E no último quarto, com nove pontos anotados, Vinícius pontuou massivamente para deixar o time comandado pelo técnico Dedé Barbosa na frente.

Noite memorável: Os 13 pontos anotados pelo ala/pivô Vinícius, do Rio Claro, são os maiores já conseguidos pelo jogador em sua história no NBB.

Põe na conta: Com esta vitória o Rio Claro soma sete triunfos no campeonato em 18 partidas e está mais confortável na zona de classificação dos playoffs 2015/2016 do maior campeonato de basquete do Brasil. Já o Macaé esta na última colocação do campeonato, com quatro vitórias em 17 jogos.

Números comprovam: O número de rebotes ofensivos foi chave para criar mais chances durante a partida. Ao longo do jogo, foram 11 sobras agarradas no ataque para os anfitriões, enquanto o Macaé conseguiu apenas seis.

Encostou: O ala Gui Deodato acertou duas bolas de 3 pontos no final do segundo quarto que deu margem para sua equipe ultrapassar o Macaé no placar. Ao fim do primeiro tempo, o Rio Claro vencia o jogo, por 30 a 29, e Gui já somava 11 pontos.

Homenagem: No intervalo da partida, o Rio Claro Basquete prestou uma bela homenagem para José Roberto Lux, mais conhecido como Zé Boquinha, que foi técnico da equipe no ano de 1995 e foi campeão da antiga Copa América. Além desta comemoração, o ex-comandante da equipe azul e branca, foi campeão paulista em dois anos (1985 e 1987).

Ficou na frente: O duelo entre os alas/pivôs Matheus Fontes, do Macaé, e Vinícius, do Rio Claro, chamou a atenção no terceiro período. O atleta macaense anotou 10 pontos em apenas 12 tentados e o jogador da equipe anfitriã anotou nove pontos. Ainda sim, o Rio Claro ficou na frente, por uma diferença de três pontos (45 a 42).

Muita calma: Após um empate do visitante, o Rio Claro roubou duas bolas na defesa, forçou um estouro no cronômetro e conseguiu ampliar a vantagem em cinco pontos. Após ver sua equipe sufocada pelo desempenho dos leões, o técnico Léo Costa pediu um tempo para arrumar seu time e conseguiu empatar a partida novamente (57 a 57).

E agora? O Macaé volta para sua cidade e espera até o dia 02 de fevereiro (terça-feira) quando irá enfrentar o Paulistano/Corpore, no Ginásio Juquinha, às 19h30 (horário de Brasília). Enquanto isso o Rio Claro se mantém em casa e, no mesmo dia 02 de fevereiro, enfrentará o São José Basketball, às 20 horas (horário de Brasília).