#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um passo à frente

Macaé Basquete MAC 80
x
73 L. Sorocabana LSB
16
1ºQ
X
14
17
2ºQ
X
19
26
3ºQ
X
18
21
4ºQ
X
22

Gin. Tênis Clube Macaé

19 de janeiro de 2015

Superior no segundo tempo, Macaé Basquete supera Liga Sorocabana em casa, volta a vencer e assume 11ª posição da temporada 2014/2015 do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
80
X
73
80
PTS
73
3
A3C
6
26
A2C
23
19
LLC
9
44
RT
26
16
ASS
7

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Macaé Basquete voltou a sentir o gosto da vitória no NBB 7. Em partida isolada que abriu a 16ª rodada da temporada 2014/2015 do maior campeonato do país, na noite desta segunda-feira, a equipe do técnico Léo Costa se recuperou da derrota para o vice-líder Paschoalotto/Bauru e bateu a Liga Sorocabana, em casa, no Ginásio Juquinha, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, pelo placar de 80 a 73.

Com o resultado positivo, o time macaense ultrapassou o UniCEUB/BRB/Brasília na classificação e assumiu a 11ª posição, agora com campanha de seis triunfos em 16 confrontos (37,5% de aproveitamento). Já o time sorocabano, que segue estacionado na lanterna do NBB, ampliou sua larga sequência de derrotas para 14 seguidas e agora soma campanha de dois êxitos em 17 duelos (11,7% de aproveitamento).

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Foi uma vitória fundamental para as nossas aspirações de chegar aos playoffs. A equipe não jogou tão bem, relativamente nervosa pela responsabilidade que tínhamos de vencer, e erramos muitas coisas que tínhamos combinado. De qualquer forma, jogando bem ou mal, tínhamos de vencer. Agora, para o jogo contra o Paulistano, vamos precisar jogar melhor para conseguir um resultado positivo”, disse o técnico do Macaé, Léo Costa.

Com 19 pontos, sendo 15 deles no primeiro tempo, o pivô Atílio foi um dos principais nomes do time macaense no duelo, que ainda teve como destaques o ala/pivô Fernando Mineiro, autor de um duplo-duplo de dez pontos e 12 rebotes, o armador norte-americano Jamaal Smith, com 16 pontos, seis rebotes, três assistências e três roubos de bola, e o experiente ala Márcio Dornelles, autor de 13 tentos.

Apesar de derrotada, a Liga Sorocabana teve o cestinha do confronto, o ala Daniel Gaúcho, responsável por 21 pontos. Outros que ainda apareceram pelo lado da equipe do interior paulista foram o armador Thiaguinho, autor de 14 pontos, o armador norte-americano Worrel Clahar, que marcou 13 pontos, e o pivô Guilherme Hubner, com 12 pontos e seis rebotes na conta.

O Macaé Basquete nem bem terá tempo de curtir sua vitória e já terá outro desafio pelo NBB 7. Já nesta quarta-feira (21/01), a equipe do técnico Léo Costa enfrenta o Paulistano/Unimed, às 19h30 (de Brasília), novamente no Ginásio Juquinha, em partida válida pela 17ª rodada e antecipada por conta da participação do Paulistano na Liga das Américas 2015.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Conseguimos uma vitória importante, mas ainda tem muita coisa para acontecer. Precisamos manter o foco, continuar trabalhando, porque o segundo turno está começando agora. Agora precisamos estar focados para essa partida importante contra o Paulistano”, destacou o ala/pivô Fernando Mineiro, do Macaé, que somou 21 tentos de eficiência.

Se o Macaé terá apenas um dia de descanso, a Liga Sorocabana conseguirá ter um bom tempo de esfriar a cabeça e acertar os pontos para seu próximo compromisso, que será somente no dia 28 de janeiro (quarta-feira), no duelo direto na briga para fugir do rebaixamento diante do Rio Claro Basquete, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP).

“Estamos procurando sair dessa posição complicada, luta não tem nos faltado, mas não temos conseguido encaixar o nosso jogo”, resumiu o comandante Rinaldo Rodrigues, da agremiação da cidade de Sorocaba, que amarga a pior sequência de derrotas de toda sua trajetória no NBB.

O jogo

O primeiro quarto foi bastante truncado. O resultado era essencial para os dois lados, por isso as defesas se sobressaíram frente aos ataques, o que deixou o confronto amarrado. A Liga Sorocabana começou melhor e abriu 5 a 0, no entanto, os 12 pontos do ala Daniel Gaúcho não foram suficientes para dar a vitória da parcial para os paulistas, que permitiram a virada do  Macaé nos minutos finais e perderam o período inicial, por 16 a 14.

Com bola de 3 pontos de Matheus logo no início do segundo quarto, os sorocabanos chegaram a retomar a ponta do placar (17 a 16), mas os donos da casa fizeram nove pontos seguidos e rapidamente voltaram a ficar na frente (25 a 17). Apesar do jogo truncado, o esquadrão de Rinaldo Rodrigues conseguiu se reerguer aos poucos e, com sete pontos do pivô Guilherme Hubner, foi para os vestiários com o jogo empatado, com placar de 33 a 33.

Ao começar o terceiro quarto fazendo 6 a 0, o Macaé abriu seis pontos de frente (39 a 33) e seguiu crescendo com o passar do tempo. Na metade do período, o placar parcial era de 15 a 5 para os donos da casa, que ficaram com 48 a 38 no placar. Depois de abrir boa diferença, o time do técnico Léo Costa conseguiu se manter à frente e frear as investidas dos visitantes, caminhando para os dez minutos finais vencendo, por 59 a 51.

O duelo voltou a ficar bastante truncado no último quarto, porém, não saiu do controle do Macaé Basquete, que não deu chances de reação ao esquadrão do Estado de São Paulo e seguiu com boa diferença próxima da casa dos dez pontos. Desta forma, o time do litoral norte do Rio de Janeiro administrou o resultado até o fim e confirmou seu reencontro com a vitória no NBB 7.