#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um passo à frente

Uberlândia UBE 94
x
87 Sesi Franca FRA
23
1ºQ
X
22
25
2ºQ
X
15
16
3ºQ
X
28
30
4ºQ
X
22

Ginásio Sabiazinho

10 de fevereiro de 2014

Valtinho e Robert Day fazem a diferença no fim, Uberlândia supera Franca e sobe uma posição na tabela de classificação do NBB 2013/2014

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
94
X
87
94
PTS
87
12
A3C
7
22
A2C
22
14
LLC
22
32
RT
33
19
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Unitri/Magazine Luiza suou a camisa, levou sufoco no final, mas saiu com a vitória. Nesta segunda-feira, os comandados de João Batista derrotaram o Vivo/Franca, pelo placar de 94 a 87, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), em partida válida pela 22ª rodada do NBB 2013/2014, remarcada por conta da participação dos mineiros na Liga das Américas 2014.

A equipe do Triângulo Mineiro conquistou seu triunfo de número 12 em 19 confrontos na atual temporada do NBB (63,1% de aproveitamento), campanha que os fez assumir a sexta colocação da tabela, que antes pertecia ao UniCEUB/BRB/Brasília. Enquanto isso, os francanos continuam na 12ª posição, agora com oito vitórias em 20 jogos (40,% de aproveitamento).

Extremamente fundamentais nos momentos decisivos da partida, Robert Day e Valtinho podem ser considerados os grandes responsáveis pelo terceiro resultado positivo seguido do Uberlândia no campeonato. O ala norte-americano registrou 24 pontos, sendo 14 deles no ultimo quarto, e apanhou dez rebotes, um duplo-duplo. Já o experiente armador também anotou dois dígitos em dois fundamentos e encerrou o confronto com 22 tentos, 12 deles na parcial final, além de distribuir 11 assistências. Pelo lado de Franca, os jovens Léo Meindl e Lucas Mariano foram os destaques, ambos com 19 pontos.

O confronto começou com leve superioridade do Uberlândia, porem os francanos se encontraram na partida e chegaram até a virar o jogo na metade da parcial inicial (15 a 13). Porém, a equipe visitante nem bem teve tempo de comemorar que Robert Day e Valtinho já colocaram os mineiros em vantagem novamente e o primeiro quarto acabou com 23 a 22 em favor dos donos da casa.

No segundo período a agremiação do Triângulo Mineiro com a ponta do placar e aos poucos foi ampliando a diferença. Superior na defesa, os comandados de João Batista deixaram a vantagem na casa dos dez pontos e foram para os vestiários na frente por 50 a 40.

Atrás no placar, Franca voltou dos vestiários pilhado, tentando reverter a qualquer custo sua situação no duelo. Com ritmo lá em cima e defesa muito pegada, o time dirigido por Lula Ferreira contou com boas participações de Léo Meindl e Paulão Prestes para vencer o terceiro período por 28 a 16 e levou o jogo para a etapa final em vantagem, por 65 a 64.

Já na parcial final, foi a vez do Uberlândia correr atrás do prejuízo. Com a mão quente de Robert Day, que converteu quarto decisivos arremessos de 3 pontos em quatro tentados – 100% de aproveitamento, o time da casa virou o jogo para 83 a 76 e voltou a ver a vitória chegando mais perto.

Porém, a torcida presente no Ginásio Sabiazinho teve que sofrer um pouco para ver o time da casa sair com o triunfo. Após uma série de rebotes perdidos em seu garrafão, erros de saída de bola e bolas de 3 pontos tomadas, os mineiros viram os francanos diminuírem a diferença que era de sete para apenas dois pontos no ultimo minuto (89 a 87). Na linha do lance livre nos segundos finais, Valtinho converteu apenas uma das duas tentativas, mas na sobra, roubou uma bola crucial do ala adversário Jhonatan que resultou emu ma bandeja do experiente armador, que praticamente decretou o resultado positivo do Uberlândia nesta segunda-feira.