#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas / NBB Caixa

Vai ser no Ceará!

16-01-2014 | 06:00
Por Liga Nacional de Basquete

Representante da Região Nordeste no NBB, Fortaleza será a sede do Jogo das Estrelas 2014; disputas acontecerão no Ginásio Paulo Sarasate

A cidade de Fortaleza será a primeira cidade do Nordeste do país a receber o Jogo das Estrelas (Divulgação)

A cidade de Fortaleza será a primeira cidade do Nordeste do país a receber o Jogo das Estrelas (Divulgação)

O Jogo das Estrelas 2014 acontecerá em uma sede especial. Representante da Região Nordeste no NBB, Fortaleza será palco do evento festivo da competição nacional e nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Ginásio Paulo Sarasate, na capital cearense, receberá a grande festa do maior campeonato de basquete do país.

Neste ano, o Jogo das Estrelas seguirá os moldes das edições anteriores. No primeiro dia (21/02), serão realizados os Torneios de 3 Pontos e Enterradas e o Desafio de Habilidades, além de uma novidade que também agitará as atividades de sexta-feira. Pela primeira vez, o evento festivo do NBB contará com o Arremesso das Estrelas, que consistirá em um torneio de arremessos entre trios formados por um jogador do campeonato nacional, um ex-atleta e uma jogadora que atua na LBF (Liga de Basquete Feminino).

Enquanto isso, no dia seguinte (22/02), será disputado o ponto alto da festa do basquete brasileiro. Pelo quarto ano seguido, os melhores atletas brasileiros da competição enfrentarão os principais estrangeiros do campeonato no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo. A partida será transmitida ao vivo para todo o Brasil através da TV Globo.

O anúncio dos atletas que participarão do duelo entre brasileiros e “gringos” será feito no dia 04/02 (terça-feira). Enquanto isso, os jogadores que disputarão os torneio individuais serão conhecidos no dia 07/02 (sexta-feira).

Fortaleza será a quinta cidade a receber o Jogo das Estrelas do NBB. Antes da capital do Estado do Ceará, Rio de Janeiro (2009), Uberlândia (2010), Franca (2011 e 2012) e Brasília (2013) receberam o evento festivo, realizado em todas as edições do campeonato nacional.

No último ano, Brasília foi a sede do Jogo das Estrelas do NBB (João Pires/LNB)

No último ano, Brasília foi a sede do Jogo das Estrelas do NBB (João Pires/LNB)

Fortaleza e o Basquete Cearense

Município criado em 13 de abril de 1726, Fortaleza tem 34 km de praias, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 7 815,7 hab/km². A cidade, quinta mais populosa de todo o país, é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

A capital do Estado que possui o 12º maior do PIB do país passou a entrar na nota do basquete brasileiro em 2012, com a criação do Basquete Cearense. Fundado em 23 de junho de 2012, o time de Fortaleza fez história no NBB, se tornou a primeira equipe da Região Nordeste a disputar o campeonato nacional e colocou a cidade no mapa da modalidade da bola laranja do país.

Logo em sua estreia na competição, o time dirigido pelo técnico Alberto Bial mostrou que a capital cearense está realmente no clima do NBB e obteve a maior média de público entre todas as equipes que disputaram a competição – 3.373 torcedores por partida.

Contando com a força de sua torcida, o esquadrão nordestino conseguiu se classificar à fase de mata-mata e acabou eliminado, após uma disputa bastante equilibrada, pelo Paulistano/Unimed, nas oitavas de final. Para esta temporada, a equipe segue firme e forte na disputa do NBB e está cada vez mais na “boca do povo” do Estado do Ceará.

Público de Fortaleza tem comparecido em peso nas partidas do Basquete Cearense no NBB (LC Moreira/LNB)

Ginásio Paulo Sarasate será o palco do Jogo das Estrelas, a grande festa do NBB (LC Moreira/LNB)