HOJE
Vai começar!
Por Liga Nacional de Basquete
Rio Claro e Campo Mourão inauguram Liga Ouro nesta terça-feira; equipes participantes da divisão de acesso apresentam elencos experientes
Está tudo pronto para o início da primeira edição da Liga Ouro. Criada nesta temporada, a competição que levará seu campeão diretamente ao NBB terá sua abertura oficial nesta terça-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio “Felipão”, na cidade de Rio Claro (SP), com o duelo entre o anfitrião Rio Claro Basquete (SP) e o Campo Mourão Basquete (PR).
Além das duas equipes, a Liga Ouro 2014 conta com a participação de Lins Basquete/PML/ABCEL (SP) e Sport Club do Recife (PE). Na fase de classificação, os quatro times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante. A agremiação de melhor campanha estará automaticamente classificada para a decisão da competição, enquanto que segundo e terceiro colocados se enfrentarão para decidirem o segundo finalista.
+ Clique aqui e confira a tabela completa da Liga Ouro 2014
A final da Divisão de Acesso, assim como a disputa para a definição da vaga na decisão, ocorrerá em uma melhor de cinco jogos, no mesmo formato dos playoffs do NBB 2013/2014. A equipe de melhor campanha fará os confrontos de número um, dois e cinco (se necessário) em seus domínios, enquanto que o time de pior campanha sediará as partidas três e quatro (se necessário).
Experiência marca elenco das equipes
As quatro equipes participantes da Liga Ouro 2014 contarão com atletas renomados e com passagens pelo NBB em seus elencos. Rio Claro tem em seu plantel dois atletas com larga passagem pela elite do basquete brasileiro: o armador Eric Tatu, ex-UniCEUB/BRB/Brasília e Winner/Kabum/Limeira, e o pivô Estevam, campeão do NBB 2009/2010 pelo Brasília e que estava no Unitri/Magazine Luiza no último ano.
Além da dupla, o time comandado pelo técnico Marcelo Tamião conta também com os alas Caio Ranches, ex-Mogi das Cruzes/Helbor, e Luisinho, que disputou as quatro primeiras edições do NBB pelo Araraquara, e o norte-americano Nafis Ricks, que chegou a disputar dois jogos pela Liga Sorocabana na atual temporada do NBB. Outros bons nomes da equipe do interior paulista são o jovem ala Vinícius Pastor e os alas/pivôs Mosso e Stábile.
“Já tínhamos uma base montada. Fomos campeões da Copa Sudeste em 2013 e também participamos do Campeonato Paulista 2013. Para a Liga Ouro, trouxemos alguns jogadores experientes e que serão muito importantes durante essa nossa caminhada para conseguir a tão sonhada vaga na elite do basquete brasileiro”, disse o técnico do Rio Claro, Marcelo Tamião.

Ex-Uberlândia, Estevam será um dos destaques do Rio Claro na Liga Ouro 2014 (Raphael Oliveira/EAZ)
Rival do Rio Claro na partida de abertura da competição, o esquadrão da cidade paranaense de Campo Mourão também possui um plantel recheado de atletas que já disputaram o NBB. Dos 12 jogadores pré-inscritos pela equipe na Liga Ouro, oito aturam no principal campeonato do basquete do país anteriormente. São eles: o armador Alexandre Pinheiro, os alas Soró, Castellon, Lima e Paulo Nery, o ala/pivô Ricardo Azevedo, e os pivôs Éder Araújo e Marcos Hubner.
“É um grupo experiente. Temos vários jogadores que já jogaram o NBB por outras equipes e que sabem da importância e da força desse campeonato que devolveu a credibilidade do basquete brasileiro. Então, com a possibilidade do Campo Mourão ser a primeira equipe do Estado do Paraná a disputar o NBB nossa motivação é muito grande na Liga Ouro. Sabemos das dificuldades, mas estamos com muita vontade de conquistar esta vaga na elite da modalidade no país”, declarou o técnico paranaense Emerson de Souza.

Paulo Nery disputou a última temporada do NBB pela equipe do Suzano (João Pires/LNB)
Outra equipe que não fica para trás no quesito “ex-NBB’s” é o Lins Basquete/PML/ABCEL (SP). Atual campeão do Campeonato Paulista – Primeira Divisão (Divisão de Acesso), o time do interior do Estado de São Paulo tem em seu elenco quatro jogadores que disputaram a última edição do NBB (2012/2013): o armador Ismar, ex-UniCEUB/BRB/Brasília), o ala Vinicíus Teló, que vestiu a camisa do Joinville, e os pivôs Casé e Cleiton Sebastião, que atuaram por Vila Velha e Suzano, respectivamente.
“O jogador mais novo do nosso time tem 25 anos. Temos um time ‘velho’, mas que conta com atletas experientes e que podem fazer a diferença neste campeonato. Lançamos um programa de sócio-torcedor recentemente e a cidade toda está abraçando essa equipe. Estrearemos em casa e vamos correr para começar com o pé direito esta intensa disputa na Liga Ouro”, disse o treinador do Lins, Rodrigo Magalhães.

Um dos destaques do Joinville no último NBB, Vinícius Teló defenderá o Lins na Liga Ouro (Newton Nogueira/Divulgação)
Único participante da Região Nordeste na Liga Ouro, o Sport Club do Recife foge um pouco à “regra” e tem no ala/pivô cubano Amiel Vega, que vestiu as camisas de Saldanha da Gama (2009/2010) e Vitória (2010/2011) no NBB, seu atleta com mais experiência. Em compensação, a equipe pernambucana aposta na base que ficou com o décimo lugar na LDB 2013 para conquistar a vaga na elite do basquete brasileiro.
Destaque da campanha rubro-negra na competição Sub-22 e com bagagem no NBB, o ala/pivô Durval segue na equipe, assim como o armador Felipe, os alas Breno e Érick Vierne e os pivôs Arroz, Coutinho e João Martins. Além disso, o Sport reforçou seu plantel com três jogadores que também se destacaram no campeonato de base: o armador Carioca e o ala Luizinho, ambos ex-Ginástico (MG) e o ala Leandro, ex-Tijuca (RJ).
“Vamos jogar um campeonato super importante, que é a Liga Ouro, com jovens talentos do basquete brasileiro. Assim, além de dar continuidade ao trabalho feito no Sub-22 poderemos contribuir de fato com a renovação do basquete brasileiro. É uma aposta que fizemos e acho que temos condição de fazer frente às outras três equipes que vem para o campeonato com elencos repletos de jogadores rodados. É uma boa oportunidade para esta garotada, que tem muito talento”, explicou Ricardo de Oliveira, técnico do Sport na Liga Ouro e que também comandou a equipe na LDB 2013.

Dono de ótimas atuações pelo Ginástico na LDB 2013, garoto Carioca defenderá o Sport na Divisão de Acesso (Bruno Spada/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca