HOJE
Valeu, Benite!
Por Liga Nacional de Basquete
Tricampeão e eleito melhor sexto-homem do último NBB, Vitor Benite acerta saída do Flamengo e disputará próxima temporada com camisa do UCAM Murcia, da Espanha
Dois dias depois de anunciar sua saída do Flamengo, o ala/armador Vitor Benite já está de casa nova. Aos 25 anos, o atleta nascido em Jundiaí (SP), que disputou as últimas três edições do NBB com a camisa do Flamengo, acertou contrato com o UCAM Murcia e atuará no basquete espanhol na temporada 2015/2016.
Depois de grande desempenho no Flamengo em 2015, com o título do NBB 7 e prêmio de Melhor Sexto Homem do campeonato nacional, e também na Seleção Brasileira, sendo protagonista da conquista da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Benite despertou atenção de equipes da Europa e agora terá sua primeira experiência no basquete do velho continente.
“Estou muito feliz por anunciar o acerto com o UCAM Murcia, seguro que tomei a melhor decisão para a minha carreira. Espero contribuir bastante para que a equipe atinja os seus objetivos na temporada e chegue o mais longe possível”, declarou o ala/armador Vitor Benite, novo jogador do Murcia.
Benite deixa o basquete brasileiro com o sentimento de dever mais do que cumprido. Mesmo ainda muito jovem, o ex-camisa 8 do Flamengo possui em seu currículo três troféus do NBB (NBB 5, NBB 6 e NBB 7), o prêmio de Destaque Jovem da temporada 2010/2011 do NBB e dois prêmios de Melhor Sexto Homem (NBB 3 e NBB 7).
Disputando todas as sete edições do NBB, por quatro clubes diferentes (Pinheiros, Franca, Limeira e Flamengo), Vitor Benite, que foi selecionado três vezes para o Jogo das Estrelas do NBB, acumula um total de 200 partidas realizadas e as médias de 12,6 pontos, 2,4 rebotes, 2,2 assistências e 1,0 roubo de bola por partida durante sua passagem pelo maior campeonato de basquete do país.
Ainda com a camisa do Flamengo, Benite venceu três títulos estaduais, foi campeão da Liga das Américas 2014, mesmo sem poder atuar por conta de uma lesão série no joelho, e também escreveu seu nome na história do basquete brasileiro ao ser campeão da Copa Intercontinental sobre o Maccabi Tel-Aviv, de Israel.
Naquela ocasião, Benite teve atuação fundamental tanto ofensiva quanto defensiva para ajudar a equipe rubro-negra a levantar o troféu da Copa Intercontinental e devolver o título mundial para uma equipe brasileira após 35 anos.
Em sua nova casa, Benite terá a companhia de um brasileiro no elenco do Murcia. Companheiros na Seleção Brasileira durante o Pan de Toronto, Benite atuará ao lado do pivô Augusto Lima, atleta que foi o grande destaque da equipe espanhola na última temporada ao liderar as estatísticas do time em média de pontos (10,4), rebotes (7,2) e também em eficiência (16,6).
Na última temporada da Liga ACB – campeonato nacional espanhol – o Murcia teve campanha de 17 vitórias e 17 derrotas em 34 partidas da fase de classificação e não conseguiu se classificar para os playoffs do campeonato, terminando na décima colocação.
“Neste momento ainda estou focado exclusivamente no trabalho com a Seleção Brasileira, querendo fazer uma excelente preparação para chegar bem a Copa América. Após o torneio será a hora de focar neste novo capítulo da minha carreira”, concluiu o ala/armador.