HOJE
Valeu, professor!
Por Liga Nacional de Basquete
Gustavo De Conti é eleito o melhor técnico da temporada e fica com Troféu Ary Vidal; treinador do Paulistano é o mais novo a conquistar o prêmio na história do NBB

Gustavo De Conti está na quarta temporada à frente do Paulistano no NBB (Luiz Pires/LNB)
Gustavo De Conti é o técnico do ano do NBB. Comandante da histórica campanha do Paulistano/Unimed na atual edição do maior campeonato de basquete do país, o treinador, de 34 anos, foi o mais votado em eleição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e receberá o Troféu Ary Vidal da temporada 2013/2014.
Técnico do clube da capital paulista desde o NBB 2010/2011, De Conti, que é ao lado de Léo Costa, do Macaé, o treinador mais jovem em atividade na competição, levou a equipe a um desempenho histórico nesta temporada. Com o segundo lugar conquistado na fase de classificação, o Paulistano ficou com um lugar no G-4 de maneira inédita e a garantiu passagem direta às quartas de final da competição.
Na fase de playoffs, o Paulistano passou pelo Vivo/Franca e somou mais um fato inédito em sua trajetória do NBB: a classificação às semifinais. Nesta sexta-feira, a equipe terá a chance de chegar à decisão do maior campeonato de basquete do país pela primeira vez na história. Para isso, precisará vencer o quinto e decisivo jogo frente ao São José/Unimed. Tal desempenho também garantiu ao clube de São Paulo a inédita classificação à Liga das Américas – principal torneio interclubes do continente.
Integrante da comissão técnica do argentino Rubén Magnano na Seleção Brasileira, De Conti é o quinto técnico diferente a receber a premiação e o mais jovem a atingir tal feito na história. Paulo Chupeta (2008/2009), Lula Ferreira, em duas oportunidades (2009/2010 e 2012/2013), Hélio Rubens (2010/2011) e Régis Marrelli (2011/2012) foram os outros treinadores condecorados no NBB.

Neste ano, Gustavinho esteve no Jogo das Estrelas no comando do NBB Mundo (Luiz Pires/LNB)
Para ser eleito e conquistar o Troféu Ary Vidal da temporada 2013/2014 do NBB, Gustavinho, como é conhecido, recebeu 56,8% dos votos. Com 20,8% dos votos, a segunda colocação ficou com José Neto, treinador do atual campeão e finalista Flamengo, enquanto que o espanhol Paco García, que levou o Mogi das Cruzes/Helbor às semifinais, foi o dono do terceiro lugar, com 13,0% dos votos.
O Troféu Ary Vidal faz parte da premiação anual dos Melhores do NBB. Além de Gustavo, Henrique Coelho, do Minas Tênis Clube (Destaque Jovem), Hélio, do Winner/Kabum/Limeira (Melhor Sexto Homem), Alex Garcia, do Brasília (Melhor Defensor), David Jackson, do Winner/Kabum/Limeira (Melhor Estrangeiro) e Paulão Prestes, do Vivo/Franca (Jogador que Mais Evoluiu) já foram os vencedores anunciados. Ainda serão nomeados o MVP (Jogador Mais Valioso) e o Quinteto Ideal da competição.
A votação para o Melhores do NBB é realizada por técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes participantes do NBB 2013/2014, imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros, sendo cada grupo de eleitores com um peso diferente atribuído: os votos dos técnicos e assistentes representaram 50% do valor total. Imprensa, personalidades, comissários e árbitros tiveram somados o peso de 30% do resultado final e as indicações dos capitães valeram por 20%.
Confira o resultado final da votação para o Troféu Ary Vidal da temporada 2013/2014 do NBB:
1º – Gustavo De Conti (Paulistano/Unimed): 56,8% dos votos
2º – José Neto (Flamengo): 20,8% dos votos
3º – Paco García (Mogi das Cruzes/Helbor): 13,0% dos votos
4º – Luiz Zanon (São José/Unimed): 3,2% dos votos
5º – Guerrinha (Paschoalotto/Bauru): 1,6% dos votos
6º – Betão (Palmeiras/Meltex): 1,3% dos votos
7º – Léo Costa (Macaé Basquete): 1,3% dos votos
8º – Demétrius (Winner/Kabum/Limeira): 0,8% dos votos
9º – Lula Ferreira (Vivo/Franca): 0,8% dos votos
Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal na história do NBB:
2012/2013 – Lula Ferreira (Vivo/Franca)
2011/2012 – Régis Marrelli (São José/Unimed)
2010/2011 – Hélio Rubens (Vivo/Franca)
2009/2010 – Lula Ferreira (Vivo/Franca)
2008/2009 – Paulo Chupeta (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca