HOJE
Vamos aos treinos
Por Liga Nacional de Basquete
Com boa leva de atletas do NBB CAIXA, Seleção Brasileira inicia preparação para Jogos Olímpicos do Rio 2016, em São Paulo (SP)
A Seleção Brasileira começou a treinar para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. No início da semana, a equipe comandada pelo técnico Rubén Magnano deu início à preparação, no Ginásio da Hebraica de SP, em São Paulo (SP), visando a tão sonhada medalha na Olimpíada, que terá início no dia 05 de agosto.
Do grupo que está treinando estão presentes diversos nomes do NBB CAIXA: Alex Garcia e Hettsheimeir (Bauru Basket), Marquinhos e Rafa Luz (Flamengo), Guilherme Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília) e Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor) figuraram na lista inicial de Rubén Magnano.
Com as ausências temporárias de Leandrinho Barbosa e Andereson Varejão, dedicados às Finais da NBA pelo Golden State Warriors, e de Raulzinho Neto (Utah Jazz), que já se apresentaram e fazem exames médicos, foram convidados os atletas Deryk Ramos (Brasília), Wesley Sena (Bauru), Guilherme Hubner e Pedro Henrique (Paulistano/Corpore) e Humberto (EC Pinheiros), o que totalizam nove atletas do NBB CAIXA na preparação.
Completam a lista Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers), Nenê Hilario (Washington Wizards), Augusto Lima (Real Madrid-ESP) e Vitor Benite (Múrcia-ESP). O pivô Vitor Faverani, também do Múrcia (ESP), se apresentou com uma lesão no joelho direito e não conseguiu uma recuperação, portanto, foi cortado do grupo que irá para as Olimpíadas.
“Isso faz parte do crescimento que o basquete brasileiro vem apresentando, e a LNB tem muito a ver com isso. O NBB CAIXA é uma liga que vem crescendo ano a ano, que está revelando novos valores. É uma coisa muito interessante e representativa. Um garoto que treina com a Seleção volta para seu clube e sabe que tem obrigação de passar para seus companheiros a nossa filosofia, para um dia se tornar um jogador de Seleção”, comentou Magnano.
A estreia do Brasil, que faz parte do Grupo B, está marcada para o dia 07 de agosto (domingo), diante da Lituânia. Depois, enfrentará a Espanha (09), o vencedor do Pré-Olímpico Mundial 3 (11), Argentina (13) e por último a Nigéria (15). Todos os jogos da Seleção serão disputados às 14h15 (de Brasília). Enquanto isso, a chave A é formada por Austrália, China, Estados Unidos, Venezuela e os vencedores do Pré-Olímpico Mundial nas posições 1 e 2.
“Temos jogadores experientes e no nosso plano de trabalho isso tem que ser levado em conta. Temos um grande desafio pela frente, estamos muito focados e sabemos que temos uma responsabilidade. Estamos evoluindo gradativamente a parte física e tática para chegarmos em nosso primeiro jogo da melhor maneira possível”, comentou o técnico Rubén Magnano.
O Brasil está em busca de sua terceira medalha olímpica na história. No entanto, isto é algo que não acontece desde 1964, quando a Seleção faturou o bronze em Tóquio. Em 1960, em Roma, também ficou com a medalha de bronze. Já na última Olimpíada, realizada em Londres em 2012, a equipe verde-amarela chegou até as quartas de final e terminou na quinta colocação.
“Não vemos isso (jejum de medalha) como um peso. Sabemos que temos um grupo forte e experiente. Dos adversários que vamos enfrentar sabemos quem pode chegar e quem não pode. Precisamos ter atitude dentro de quadra e dar nosso melhor, pensar jogo a jogo. Não vejo como um peso, e sim como ambição. Se trabalharmos duro e fizermos bem dentro de quadra, podemos chegar”, disse Alex Garcia.
Confira a lista completa de convocados:
Armadores
Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor)
Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers-EUA)
Rafa Luz (Flamengo)
Raulzinho (Utah Jazz-EUA)
Alas
Alex Garcia (Bauru Basket)
Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors-EUA)
Marquinhos (Flamengo)
Vitor Benite (Murcia-ESP)
Pivôs
Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers-EUA)
Augusto Lima (Real Madrid-ESP)
Guilherme Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Nenê (Washington Wizards-EUA)
Rafael Hettsheimeir (Bauru Basket)
Convidados
Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Humberto Gomes (EC Pinheiros)
Pedro Henrique (Paulistano/Corpore)
Wesley Sena (Bauru Basket)
Guilherme Hubner (Paulistano/Corpore)
Programação
– 21 a 25 de julho – Jogos amistosos em São Paulo (adversários a definir)
– 28 de julho – Amistoso: Brasil x Austrália em Mogi das Cruzes (SP)
Desafio Super BRA
Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” / Mogi das Cruzes
– Dia 30 de julho – Austrália x Lituânia e Brasil x China
– Dia 31 de julho – Perdedor x Perdedor e Vencedor x Vencedor
– 2 de agosto – Amistoso em Mogi das Cruzes (adversário a definir)
– Viagem para o Rio de Janeiro e entrada na Vila