HOJE
Vascão de novo!
Por Liga Nacional de Basquete
Em pleno Tijuca lotado de rubro-negros, Vasco da Gama vira pra cima do Flamengo e vence clássico carioca pela 2ª vez consecutiva; Ricardo Fischer estreia bem

Com grandes atuações de Nezinho e Fiorotto, Vasco venceu Clássico dos Milhões em pleno Tijuca lotado (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
O Vasco da Gama está impossível neste início de temporada. Depois de vencer o Flamengo no Super Four Rio-Nordeste e se sagrar campeão do torneio realizado no Ceará, a equipe cruzmaltina tornou a levar a melhor no Clássico dos Milhões, desta vez pelo Campeonato Estadual 2016, em pleno Tijuca lotado de rubro-negros, pelo placar de 82 a 77.
Com 19 pontos, o experiente armador Nezinho justificou seu posto de algoz do clube da Gávea e foi um dos grandes responsáveis pela vitória vascaína. Também com 19 pontos, o pivô Bruno Fiorotto protagonizou diversas enterradas e se firmou como um dos grandes destaques do Gigante da Colina. Autor de 14 pontos e sete assistências, David Jackson também foi fundamental no triunfo.
+Inscreva-se no canal oficial do NBB no Youtube e receba conteúdo de maneira exclusiva
“Ganhar do Flamengo, que vem conquistando o NBB CAIXA durante quatro anos seguidos, traz muita felicidade. Nossa equipe é muito nova, então bater de frente com eles no primeiro jogo, no segundo, e ainda vencê-los com a torcida deles apenas nas arquibancadas é gratificante. Estou muito contente de ter esta oportunidade de estar em um time de camisa e poder oferecer isto para o torcedor vascaíno. Nós queremos mais, sabemos que tivemos erros, mas agora é hora de vibrar e curtir esta vitória que merecemos”, disse Nezinho.

Mesmo com 14 pontos, Ricardo Fischer teve boa estreia ofuscada com derrota (Gilvan de Souza/Flamengo)
Estreante da noite, o armador Ricardo Fischer fez seu primeiro jogo com a camisa do Flamengo, em seu retorno às quadras após aproximadamente seis meses após ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. No clássico, o camisa 5 não decepcionou e deixou a quadra como principal destaque rubro-negro, com 14 pontos.
Mesmo diante de forte presença da massa rubro-negra no Tijuca, o Vasco fez valer sua experiência e conseguiu uma expressiva vitória. O clube de São Januário chegou a estar perdendo por 18 pontos, mas sob o comando de Nezinho conseguiu a virada, que foi sacramentada com o extremo talento do decisivo David Jackson.
Com o resultado, o Gigante da Colina se manteve invicto no Campeonato Carioca 2016, agora com três vitórias em três partidas (100% de aproveitamento), e fechou o primeiro turno da competição na liderança isolada. Por sua vez, o Flamengo segue como vice-líder, com dois triunfos e uma derrota (66,6% de aproveitamento).
“Fico muito feliz pela vitória, pela virada e pela superação do time. Sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar neste jogo, o Flamengo é uma grande equipe, com casa cheia, apoiando eles. Começamos mal a partida. Virar um duelo deste nível e terminar com a vitória nos deixa muito feliz e confiantes que estamos no caminho certo para continuar fazendo grandes jogos”, disse Fiorotto.

Sempre decisivo, David Jackson, autor de 14 pontos e 7 assistências, foi o outro fator essencial para vitória vascaína (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
O próximo duelo entre Vasco da Gama e Flamengo será pela rodada final do segundo turno, no dia 14 de outubro (sexta-feira), novamente do Tijuca, mas com mando vascaíno, às 20 horas (de Brasília). Já no NBB CAIXA, o Clássico dos Milhões ainda não tem data definida e terá a informação divulgada em breve pelo Depto. Técnico da LNB.
Agora, os líderes invictos do Estadual do Rio de Janeiro voltarão à quadra nesta sexta-feira (07/10), para enfrentar o Botafogo, em São Januário, às 20 horas (de Brasília). Já o atual dodecacampeão carioca Flamengo medirá forças com o Macaé Basquete nesta quinta-feira (06/10), no Ginásio Juquinha, em Macaé, às 19 horas.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca