#JOGAJUNTO

Viagem dos sonhos

11-10-2015 | 10:12
Por Liga Nacional de Basquete

Cestinha do Bauru nos jogos contra Knicks e Wizards, Robert Day realiza sonho de infância e mostra grande desempenho atuando pela 1ª vez contra equipes da NBA

Partidas contra Knicks e Wizards foram as primeiras do norte-americano Day em quadras da NBA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Partidas contra Knicks e Wizards foram as primeiras do norte-americano Day em quadras da NBA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Único norte-americano do elenco do Paschoalotto/Bauru, Robert Day realizou um sonho de infância com as duas partidas da equipe brasileira na pré-temporada da NBA. E o jogador natural do Estado de Oregon mostrou grande desempenho nos duelos contra New York Knicks e Washington Wizards. Atuando pela primeira vez contra times da liga de basquete de seu país natal, o camisa 31 foi o cestinha bauruense nas duas partidas.

Antes mesmo de a bola subir no Madison Square Garden para a estreia bauruense em solo norte-americano, Day já roubou os holofotes para si com uma extensa e detalhada matéria sobre sua carreira publicada no New York Times, um dos maiores tabloides de todo o mundo.

Day ganhou destaque no renomado New York Times (Reprodução)

Day ganhou destaque no renomado New York Times (Reprodução)

Formado pela Universidade de Western Oregon, que disputa a segunda divisão do basquete universitário norte-americano, Day chegou a treinar com o Portland Trail Blazers em 2005, mas não conseguiu ficar no elenco que disputou a temporada 2005/2006 e jamais teve outra oportunidade de se aproximar da NBA. Mas o que parecia impossível aconteceu e, com a camisa de uma equipe brasileira, Day realizou seu sonho de infância.

“Eu vou carregar esse momento especial para o resto da minha vida. Minha família e meus amigos aqui dos Estados Unidos me deram muito apoio e até pessoas que eu não via há muito tempo me procuraram. Às vezes as coias que eu faço fora dos Estados Unidos não chegam para as pessoas aqui, mas esses dois jogos na NBA foram totalmente diferente”, disse Day.

“A matéria do New York Times vai ficar na minha parede para o resto da vida. Vou mandar enquadrar e vai ser uma das grandes lembranças que vou levar desse momento mais do que especial da minha vida”, completou.

Na primeira partida do Bauru nos Estados Unidos, o norte-americano se mostrou à vontade e marcou 19 pontos, com direito a cinco bolas de três pontos, e foi não só o cestinha do time brasileiro no jogo contra os Knicks como também de toda a partida realizada no renomado e histórico Madison Square Garden, casa da franquia de Nova York.

“Não vou negar que estava muito ansioso antes do jogo. Cresci vendo a NBA e sei de toda a história que o Madison Square Garden tem. Mas quando a bola sobe é só um jogo de basquete e tentei dar meu máximo. Não fico pensando em quem está do outro lado e isso me ajudou a ter um bom desempenho naquele jogo”, afirmou Day.

Já na capital norte-americana, Day voltou a mostrar sua mão calibrada, principalmente nas bolas de três pontos, e foi o principal pontuador do Bauru, ao lado de Léo Meindl, desta vez com 17 pontos. Só no segundo quarto, em um espaço de pouco mais de três minutos, o jogador marcou 11 pontos, com direito a três bolas praticamente seguidas da linha de três pontos.

“Consegui pontuar bem contra os Wizards também. Estava me sentindo confiante e tive um grande momento no segundo quarto. Não fizemos um jogo tão bom, mas estávamos atuando contra uma equipe muito boa. Foi uma partida diferente para todos nós”, disse o camisa 31 do Bauru.

Dose dupla: Day foi o cestinha do Bauru nas duas partidas da equipe na pré-temporada da NBA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Dose dupla: Day foi o cestinha do Bauru nas duas partidas da equipe na pré-temporada da NBA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Aos 33 anos, Robert Day atua no NBB há cinco anos. Contratado pelo Unitri/Uberlândia antes da edição 2010/2011, o norte-americano não demorou a se destacar em solo verde-amarelo e nas quatro temporadas em que atuou pela equipe mineira figurou entre os principais pontuadores do campeonato, sempre com médias superiores aos 17 pontos por jogo.

Logo em seu primeiro ano no Brasil, Day escreveu seu nome na história do NBB ao anotar expressivos 50 pontos na edição de 2011 do Jogo das Estrelas – maior marca individual de todas as edições da partida festivas. Na ocasião, ele acertou 12 arremessos da linha de três pontos e comandou a vitória do NBB Mundo sobre o NBB Brasil, por 115 a 99.

Dois anos depois, Day foi um dos grandes destaques do vice-campeonato conquistado pelos uberlandenses na temporada 2012/2013. NMaquela temporada, o norte-americano teve média de 17,9 pontos por jogo, com direito a aproveitamento de 46,7% nas bolas de três pontos (133 acertos em 285 tentativas), e foi eleito para o Quinteto Ideal do NBB, ao lado de Fúlvio, Marquinhos, Rafael Mineiro e Caio Torres.

Antes da temporada 2014/2015, Day se transferiu para o Paschoalotto/Bauru e teve boa participação na histórica campanha da equipe, que ficou com os títulos invictos da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas e o vice-campeonato do NBB 8. Ao todo, o norte-americano já disputou 179 partidas válidas pelo NBB e soma média de 16,5 pontos por jogo.

Cinco temporada e muita história: Robert Day é um dos principais jogadores da história do NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)

Cinco temporada e muita história: Robert Day é um dos principais jogadores da história do NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)