#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Voa, Bauru!!

07-08-2015 | 03:53
Por Liga Nacional de Basquete

Em mais uma ação fruto da parceria entre LNB e NBA, Bauru fará duas partidas da pré-temporada da liga norte-americana de basquete

Mais uma boa notícia para o basquete brasileiro. Melhor ainda para os torcedores do Paschoalotto/Bauru. A Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o escritório brasileiro da NBA (National Basketball Association), anunciou nesta sexta-feira (07/08), que a equipe paulista, atual campeã da Liga das Américas, da Liga Sul-Americana e do Campeonato Estadual, e vice-campeã do NBB, foi convidada para participar da pré-temporada 2015/2016 da NBA.

Knicks, do astro Carmelo Anthony, será o 1º adversário do Bauru (NBAE/Getty Images)

Knicks, do astro Carmelo Anthony, será o 1º adversário do Bauru (NBAE/Getty Images)

Em solo norte-americano, os bauruenses enfrentarão o New York Knicks, no dia 07/10 (quarta-feira), no tradicionalíssimo Madison Square Garden (Nova York – EUA), e o Washington Wizards, do brasileiro Nenê Hilário, no Verizon Center (Washington – EUA), quatro dias depois (11/10).

Pelo segundo ano consecutivo, um representante brasileiro vai participar da fase preliminar da liga americana. Em outubro de 2014, o Flamengo enfrentou Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies durante a pré-temporada, numa iniciativa inédita até então.

A ida do Bauru para a pré-temporada da liga norte-americana é mais uma ação oriunda da histórica parceria entre LNB e NBA. Firmada em dezembro de 2014, a união já trouxe diversos ganhos ao basquete brasileiro. Na Final do último NBB, por exemplo, a NBA trouxe o mascote do Phoenix Suns e as dançarinas do Orlando Magic para ações de entretenimento. Já na última semana, durante a primeira etapa da LDB 2015, dois assistentes técnicos de equipes que disputam o maior campeonato de basquete do planeta ministraram três dias de clínicas para os garotos dos times Sub-22 brasileiros.

“Essa é mais uma demonstração da grandeza da parceria firmada entre LNB e NBA. Para nós, é motivo de orgulho ver mais uma equipe do NBB tendo a oportunidade de jogar nos Estados Unidos. Mais do que isso, ver o reconhecimento da maior liga de basquete do mundo em relação à qualidade das equipes brasileiras que, hoje, podem enfrentar os times americanos e europeus”, disse Cássio Roque, presidente da LNB.

O Bauru terá uma agenda cheia para a temporada 2015/2016: além do Campeonato Paulista, da Liga das Américas, do NBB e da pré-temporada da NBA, o time comandado pelo técnico Guerrinha vai disputar também a Copa Intercontinental contra o Real Madrid (atual campeão da Euroliga), nos dias 25 e 27 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

“É a consolidação de um momento mágico, tanto para Bauru, quanto para o basquete brasileiro. O Bauru, assim como o NBB, vem crescendo e melhorando a cada ano e esse jogo será a coroação dessa evolução. São sete anos de muito trabalho em prol do basquete, ter a oportunidade de disputar uma partida como essa mostra que nós, times e LNB, estamos no caminho certo. É um orgulho participar desse momento e faremos o máximo para representar bem o basquete brasileiro”, declarou Vitor Jacob, gestor do Bauru.

Passagem de Alex pela NBA aconteceu entre 2004 e 2006 (NBAE/Getty Images)

Passagem de Alex pela NBA aconteceu entre 2004 e 2006 (NBAE/Getty Images)

A equipe brasileira aposta na experiência de seu elenco, que conta com atletas como o ala Alex Garcia, único com passagens pela NBA (San Antonio Spurs e New Orleans Hornets), os pivôs Rafael Hettsheimeir e Murilo Becker, o armador Ricardo Fischer e o ala recém-contratado, Léo Meindl.

Na ‘Big Apple’, o Bauru medirá forças com uma das mais franquias mais valiosas da NBA. Naquele que é considerado um dos ‘templos’ dos esportes americanos, os Knicks, bicampeões da liga (1970/1973), possuem uma extensa lista de ‘Lendas’ que já vestiram sua camisa, como Walt Frazier, Patrick Ewing, Willis Reed, Earl Monroe, entre outros, e outra não menos numerosa de fãs famosos, como Spike Lee, Woody Allen, Katie Holmes, Ben Stiller, 50 Cent, Michael J. Fox, John McEnroe.

Quatro dias depois, o time dirigido pelo técnico Guerrinha atuará na capital dos Estados Unidos e desafiará os Wizards, campeões da liga em 1978 e que têm no pivô brasileiro Nenê Hilário uma das grandes estrelas de seu elenco atual. Na última temporada, a equipe chegou às semifinais da Conferência Leste e acabou eliminada pelo Atlanta Hawks, por 4 a 2.

Além do Bauru, que vai viajar até os Estados Unidos, o Flamengo, quatro vezes campeão do NBB (2015/2014/2013/2009), também participará da pré-temporada 2015/2016 da NBA: o Rubro-Negro recebe o Orlando Magic no dia 17 de outubro, na HSBC Arena (Barra da Tijuca), pelo NBA Global Games Rio 2015.

Brasileiro Nenê Hilário é uma das estrelas dos Wizards, segundo rival bauruense na passagem pelos EUA (NBAE/Getty Images)

Brasileiro Nenê Hilário é uma das estrelas dos Wizards, segundo rival bauruense na passagem pelos EUA (NBAE/Getty Images)