RSS Feed
27
novembro / 2012
NBB / Notícias / Território LNB / Como tudo começou

Matéria do SporTV News mostra um pouco da história do basquete brasileiro e o contexto que deu origem à criação do NBB

Em 2008 alguns dos principais clubes do basquete brasileiro se uniram para criar a LNB e, posteriormente, o NBB, que teve sua 1ª edição em 2009.

Em um modelo consagrado mundo afora, mas ainda novo no Brasil, o basquete apostou na ideia da descentralização do poder e da união, levando a responsabilidade da gestão do campeonato nacional aos próprios clubes.

E depois de 4 anos, já dá pra falar que a decisão foi acertada! O NBB5 chega a sua 5ª edição com recorde de participantes e atraindo cada vez mais as atenções de público e mídia. E com a CBB podendo focar mais nas seleções, nossa equipe masculina voltou aos Jogos Olímpicos depois de um tenebroso inverno fora competição.

Mas o basquete brasileiro não começa aí. Muito antes, hà mais de meio século, o basquete masculino brasileiro já brilhava! Em 1948 conquistamos a 1ª medalha olímpica de um esporte coletivo no país e, pouco mais tarde, a geração de Wlamir e Amaury Passos levou o Brasil aos lugares mais altos do mundo do basquete com o bicampeonato Mundial em 1959 e 1963.

O jornalista Rodrigo Albornoz fez uma excelente matéria para o SporTV News contando um pouco da história do basquete brasileiro! E entre os entrevistados verdadeiras lendas como Amaury Passos, Waldyr Boccardo e Marcel.

Imperdível!

Vídeo: Globo

Comentários

6 comentários sobre “Como tudo começou”

  1. Felipe Tostes disse:

    Muito legal a matéria! O Sportv e a Globo deviam fazer mais matérias históricas assim.

  2. Marcelão Franca disse:

    Muito boa a matéria!

  3. Eder Ferreira disse:

    Sempre bom ver seu Amaury!

  4. Lucas Freitas disse:

    Falar de basquete sem mencionar Franca é brincadeira. Uma cidade que há 100 anos já tinha 3 equipes de bola ao cesto; a única equipe a disputar ininterruptamente campeonatos oficiais. Temos só 10 títulos nacionais (Taça Brasil e CBB). Sírio e Monte Líbano saíam do ‘Clube dos Bagres’ pianinhos. Fiquem aí com essas equipes de verão!
    hahahahaa

  5. Claudão disse:

    Fraquinho demais o video

Deixe um Comentário