#JOGAJUNTO

NBB

“É um orgulho comentar o NBB”

23-04-2012 | 12:18
Por Liga Nacional de Basquete

Novo comentarista do SporTV, Alberto Bial, fala sobre a responsabilidade de atuar nessa função e diz estar orgulhoso por comentar jogos do NBB

Roby Porto e Alberto Bial transmitiram o Jogo das Estrelas 2012 pela TV Globo (Luiz Pires/LNB)

Na última sexta-feira, o SporTV trouxe uma grande novidade para as transmissões do NBB 2011/2012. Na partida entre Itabom/Bauru e Liga Sorocabana, o narrador Roby Porto apresentou o novo comentarista de basquete do canal, o treinador Alberto Bial.

Longe das quadras desde a última temporada do NBB, Bial recebeu o convite com muita alegria. Além de comentar os jogos do campeonato nacional, o treinador também participará, ao lado do comentarista principal do SporTV, Byra Bello, e do técnico do Vivo/Franca, Hélio Rubens, das transmissões do Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Desde 1994, Bial teve diversas passagens como comentarista do SporTV, atuando nas Olimpíadas de Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. No entanto, essa é a primeira vez que o treinador comenta uma partida do NBB.

“É um motivo de muito orgulho poder comentar o NBB. Trato o NBB como um filho, pois vi nascer e pude participar de todo esse crescimento da competição”, comentou Bial. “Comentar as Finais também é muito especial, pois é um momento emocionante e que mostra quem é quem no campeonato”, completou.

Alberto Bial, do Joinville

Bial foi escolhido para ser um dos técnicos no Jogo das Estrelas 2010 (Luiz Pires/LNB)

Alberto Bial foi técnico do Joinville nas três primeiras edições do NBB e tem uma longa carreira no comando de clubes renomados do basquete nacional. Segundo ele, comandar uma equipe e comentar na TV são funções até parecidas, mas o grau de responsabilidade é diferente para cada uma das funções.

“Como técnico, você também tem que estudar muito os atletas e os sistemas táticos, mas sua preocupação é somente sua equipe. Como comentarista, a responsabilidade é enorme. Você tem que ter cuidado com cada palavra que você fala na transmissão”, comparou Bial. “É preciso passar conhecimento, alegria e explicar de forma positiva o que é o basquete. Procuro fazer com que as pessoas que não conhecem a modalidade se envolvam e curtam mais o basquete”, analisou.

Após as Olimpíadas, Bial pretende voltar às quadras como treinador e, por isso, já tem algumas viagens marcadas para continuar o trabalho de aperfeiçoamento técnico para as futuras temporadas. O novo comentarista do SporTV tem uma coluna semanal no site oficial da LNB. Confira!