#JOGAJUNTO

NBB Caixa

10 jogos imperdíveis

06-11-2013 | 07:48
Por Liga Nacional de Basquete

Abertura do NBB 2013/2014 está entre os dez confrontos que você não pode deixar de ver; veja a relação completa dos duelos que prometem ser de tirar o fôlego

A temporada 2013/2014 do NBB vai pegar fogo. Com a participação das 17 melhores equipes de basquete do país, o campeonato nacional promete ser eletrizante. A competição terá início no dia 09 de novembro e sua decisão está agendada para o dia 31 de maio de 2014.

Serão sete meses de disputas intensas e mais de 300 jogos serão realizados. Para você não perder nenhum momento especial da sexta edição do maior campeonato de basquete do país, preparamos uma relação dos dez jogos da fase de classificação que prometem ser imperdíveis.

Reedições de finais anteriores, clássicos regionais, rivalidades construídas nas últimas temporadas são alguns dos ingredientes que nos fizeram escolher as dez partidas a seguir como especiais.

Confira a relação e fique por dentro dos confrontos que você não pode perder na sexta edição do NBB:

– Flamengo x Uniceub/BRB/Brasília – Arena HSBC, Rio de Janeiro (RJ), 09 de novembro, às 10 horas

Clássico entre Brasília e Flamengo abrirá a temporada e a promessa é de muito equilíbrio (João Pires/LNB)

Clássico entre Brasília e Flamengo abrirá a temporada e a promessa é de muito equilíbrio (João Pires/LNB)

A abertura do NBB 2013/2014 não poderia ser outra. Flamengo e Brasília são os protagonistas da maior rivalidade do basquete brasileiro na atualidade. As duas equipes são as únicas que possuem títulos do NBB na história. Os rubro-negros são os atuais campeões e ainda ficaram no lugar mais alto do pódio na primeira temporada (2008/2009) da competição. Enquanto isso, o esquadrão da capital federal conseguiu levantar o troféu por três vezes consecutivas, entre os anos de 2010 e 2012.

Com elencos recheados de jogadores experientes, cariocas e candangos têm tudo para fazer uma partida de tirar o fôlego. Brasília contará pela primeira vez no NBB com o comando do técnico argentino Sergio Hernandez, medalhista olímpico com a Argentina em Pequim 2008.

Além disso, não podemos desprezar as presenças de jogadores consagrados como Benite e Olivinha, pelo lado do Flamengo, e Alex, Guilherme Giovannoni e Nezinho, pelo lado candango. Outro ponto que faz esta partida ser imperdível é a estreia no NBB dos estrangeiros Nicolas Laprovittola (Argentina) e Jerome Meyinsse (Estados Unidos) com a camisa rubro-negra e Martin Osimani (Uruguai) e Marcus Goree (Estados Unidos) com o manto do time do Centro-Oeste do país.

– Uniceub/BRB/Brasília x São José/Unimed – Ginásio da Asceb, Brasília (DF), 20 de março, às 20 horas

Na última temporada, São José conseguiu um feito expressivo. Diante de um Ginásio Nilson Nelson completamente lotado, a equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli venceu o quinto e decisivo jogo válido por uma das séries de quartas de final e eliminou os então tricampeões do NBB. Nesta temporada, as equipes voltarão se enfrentar no Planalto Central na reta final da fase de classificação, na 31ª rodada. E fica a pergunta: a equipe do interior paulista conseguirá vencer novamente o time candango em plena capital federal?

Para este ano, o time joseense perdeu o pivô Murilo, que se transferiu para o Paschoalotto/Bauru, mas adicionou duas importantes peças a seu garrafão. MVP da final do NBB 2012/2013, Caio Torres deixou o Flamengo para se juntar a Laws, Jefferson e cia. no esquadrão do Vale do Paraíba. Quem também chegou foi o norte-americano Ed Nelson, dono de importantes marcas ao longo de sua carreira, tanto no basquete universitário de seu país como na Liga Argentina, onde atuou por cinco anos.

Além de se tratar do reencontro de dois times que protagonizaram uma das séries mais eletrizantes da última temporada, a partida colocará frente a frente dois dos elencos mais poderosos de todo o campeonato. E aí, vai perder essa?

– Unitri/Magazine Luiza x Flamengo – Ginásio Sabiazinho, Uberlândia (MG), 16 de janeiro, às 2o horas

Depois de decidirem o título da última temporada, Flamengo e Uberlândia voltarão a se enfrentar e o duelo promete ser de tirar o fôlego. Com poucas alterações em seus elencos, os times colocarão frente a frente jogadores de grande calibre e nada como a reedição da decisão para colocar em prova os plantéis de cariocas e mineiros.

Logo na primeira oportunidade em que as equipes irão se encontrar, os representantes do Triângulo Mineiro terão a oportunidade dar o troco pela derrota na decisão do NBB 2012/2013 ao lado de sua calorosa torcida.

Será que os atuais campeões conseguem superar o forte time comandado pelo técnico Hélio Rubens? Fique atento e não perca esta partida!

– Paschoalotto/Bauru x Vivo/Franca  – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), 13 de janeiro, às 20 horas

Bauru e Franca: promessa de equilíbrio e muita rivalidade em quadra (Newton Nogueira/Divulgação)

Bauru e Franca: promessa de equilíbrio e muita rivalidade em quadra (Newton Nogueira/Divulgação)

No Estado de São Paulo, este embate tem seu sabor especial. Na última edição do NBB, os bauruenses eliminaram os francanos na fase de quartas de final após uma série muito equilibrada. Agora, com seus elencos reformulados, as equipes voltarão a se enfrentar pela competição nacional e a expectativa para o duelo é altíssima.

O palco do reencontro entre duas das principais forças da modalidade da bola laranja no Brasil será o tradicional Ginásio Panela de Pressão e a promessa é de casa cheia, já que as torcidas encaram este confronto como um dos principais no calendário das equipes durante o NBB.

Murilo ou Chris Hayes? Larry Taylor ou Figueroa? Guerrinha ou Lula Ferreira? Bauru ou Franca? Quem leva a melhor no jogo marcado para o 13 de janeiro?

– Palmeiras/Meltex x Flamengo – Ginásio do Palestra Itália, São Paulo (SP), 21 de novembro, às 19 horas

Únicas duas equipes de camisa a disputar o NBB, Flamengo e Palmeiras farão um clássico nas quadras de basquete. Se neste ano as equipes não tiveram a oportunidade de se enfrentar nos campos de futebol, o NBB dará essa oportunidade a rubro-negros e alviverdes. Donos da primeira e quinta maiores torcidas do Brasil, o clube carioca e a equipe paulista se enfrentarão logo no início da competição com promessa de um Ginásio Palestra Itália completamente lotado.

Com um elenco reforçado em relação ao último ano, o time do Palestra Itália promete fazer frente às principais forças da modalidade e conta com a força de sua fanática torcida para tentar desbancar o Flamengo pela primeira vez na história do campeonato nacional. Na última temporada as equipes se enfrentaram duas vezes e o time carioca levou a melhor em ambas as oportunidades.

Será que os cariocas consegue manter a invencibilidade diante dos palmeirenses? Fique de olho e descubra você mesmo!

– Vivo/Franca x Unitri/Magazine Luiza – Ginásio do Pedrocão, em Franca (SP), 23 de novembro, às 19 horas

Um dos principais nomes do basquete francano, Hélio Rubens duelará com a equipe mais uma vez nesta temporada (Raphael Oliveira/EAZ)

Um dos principais nomes do basquete francano, Hélio Rubens duelará contra a equipe mais uma vez nesta temporada (Raphael Oliveira/EAZ)

Quando uma das maiores lendas do basquete francano pisa no Pedrocão, o ambiente fica diferente. E é assim quando Hélio Rubens passa por lá. Depois de comandar o time do interior paulista nas quatro primeiras edições do NBB, com direito ao vice-campeonato da edição 2010/2011, o treinador se transferiu para Uberlândia e agora o histórico ginásio francano passou a representar outro sentimento para o técnico.

Na última temporada, em sua primeira partida como visitante no Pedrocão na história do NBB, Hélio Rubens protagonizou um dos jogos mais eletrizantes. A partida foi válida pela última rodada e não mudaria a situação dos uberlandenses. Com um lugar no G-4 garantido, o time do Triângulo Mineiro entrou para o jogo bem diferente dos donos da casa, que precisavam da vitória para ficar com o último lugar no grupo dos quatro primeiros colocados.

Depois de um começo desastroso de sua equipe, o experiente treinador passou a motivar seus jogadores e Uberlândia venceu o duelo para frustração da torcida francana, que viu a equipe ficar de fora do G-4 da competição nacional. Nesta temporada, um novo capítulo desta história será escrita e você não pode deixar de acompanhar essa.

– Flamengo x São José/Unimed – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, 14 de dezembro, às 18 horas

Na última temporada, Flamengo e São José fizeram uma série semifinal muito acirrada (João Pires/LNB)

Na última temporada, Flamengo e São José fizeram uma série semifinal muito acirrada (João Pires/LNB)

É a partida que mais aconteceu na história do NBB. Flamengo e São José já se enfrentaram 23 vezes pela maior competição de basquete do país e o confronto já ganhou uma boa rivalidade. Nas duas últimas temporadas, as equipes se encontraram na fase de semifinal e o equilíbrio permaneceu: uma vitória para cada lado.

Na edição passada do NBB, o Flamengo devolveu a eliminação sofrida no ano anterior em uma série emocionante. Foram cinco jogos com muita disputa, alto nível técnico e diversas alternativas. E não vai demorar muito para as equipes se reencontrarem.

Logo na 10ª rodada o Rio de Janeiro vai ser palco de uma partida que tem todos os ingredientes para ser uma verdadeiro show à parte. Fique de olho!

– Pinheiros/SKY x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), 14 de novembro, às 19 horas

Donos de umas das principais rivalidades do Estado de São Paulo nos últimos anos, Pinheiros e Limeira sempre disputam partidas eletrizantes e o duelo marcado para a primeira rodada do NBB tem tudo para ser de alto nível. Em 2010, os times decidiram o título do Campeonato Paulista e os representantes do interior do Estado levaram a melhor. Enquanto isso, na última temporada do NBB, os times se encontraram na fase de oitavas de final. Os limeirenses chegaram a abrir dois a zero na série, mas o clube da capital paulista conseguiu uma incrível virada e ficou com a vaga nas quartas de final.

O confronto a ser realizado no dia 14 de novembro servirá como uma espécie de tira-teima entre as equipes. Além da igualdade em triunfos em confronto de mata-mata, o confronto entre as equipes na história do NBB também possui bastante equilíbrio. Ao todo, os times já se enfrentaram 13 vezes pela competição nacional com sete vitórias para o Pinheiros e seis para Limeira.

Promessa de equilíbrio e muita emoção logo na primeira rodada do NBB!

– Minas Tênis Clube x Unitri/Magazine Luiza – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), 19 de dezembro, às 20 horas

Rivais de Minas Gerais, Minas e Uberlândia prometem fazer mais um jogo acirrado pelo NBB (João Pires/LNB)

Rivais de Minas Gerais, Minas e Uberlândia prometem fazer mais um jogo acirrado pelo NBB (João Pires/LNB)

Vão faltar seis dias para o Natal, mas os fãs do basquete mineiro ganharão seu presente do Papai Noel antecipadamente. Donos da principal rivalidade do Estado na atualidade, Minas e Uberlândia têm tudo para protagonizarem um belo espetáculo.

Na última temporada, no primeiro turno, o confronto foi decidido apenas no último segundo, com uma bola do armador Helinho, no estouro do cronômetro. Para este ano, o equilíbrio deve seguir o mesmo e a rivalidade entre as equipes deve ficar ainda mais acirradas.

Minas aposta em um elenco jovem, sob o comando do argentino Carlos Romano. Enquanto isso, Uberlândia manteve a base que ficou com o vice-campeonato no NBB passado. Uai, não vai perder essa, né?

– Macaé Basquete x Universo/Goiânia – Ginásio do Tênis Clube Macaé, Macaé (RJ), 14 de novembro, às 19h30

Logo de cara as duas equipes estreantes se enfrentarão. Macaé e Goiânia são cidades com tradição na modalidade da bola laranja, então não terão dificuldades para se adaptar ao ritmo do NBB. E nada melhor do que um confronto entre as caçulas logo na primeira rodada para mostrar a força das mais novas equipes do quadro da maior competição de basquete do país.

Com diversos jogadores com experiência no campeonato, os times prometem fazer bonito logo em sua estreia no NBB. Mas o jogo do dia 14 de novembro será uma ótima oportunidade de esses qualificados elencos serem avaliados e você não pode perder essa.

Márcio Dornelles, Duda, a dupla de argentinos Pablo Espinoza e Juan Torres darão conta do recado pelo Macaé? Fernando Penna, Diego e o uruguaio Emilio Taboada conseguirão levar Goiânia longe no NBB? O confronto a ser disputado no Estado do Rio de Janeiro não dará essas respostas de maneira concreta, mas com certeza dará pistas do que as equipes poderão fazer em suas estreias no NBB.