#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 01/02

31-01-2018 | 10:21
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo dos garçons, estreia de Varejão e destaques individuais; confira os #10Fatos da rodada desta quinta

O NBB CAIXA 17/18 segue em ritmo acelerado às vésperas do Carnaval. Nesta quinta-feira (01/02), quatro partidas agitarão a elite do basquetebol nacional, com direito a transmissão ao vivo via Facebook de Flamengo e Campo Mourão Basquete. Com isso, selecionamos os 10 principais fatos desta rodada agitada. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Uma das grandes contratações do NBB CAIXA 17/18, Varejão fará sua estreia pelo Flamengo nesta quinta (Staff Images/Flamengo)

Chegou a hora

Um dos brasileiros de maior destaque na história da NBA, Anderson Varejão estreará com a camisa do Flamengo nesta quinta, no duelo contra o Campo Mourão. Contratado no meio deste mês, o pivô treinou muito ao longo dos últimos dias e está pronto para vestir o uniforme rubro-negro.

Fim de jejum

Depois de dez resultados negativos, o Campo Mourão enfim conseguiu colocar fim neste jejum amargo. Em um jogo muito disputado, os comandados de Emerson de Souza fizeram tiveram grande atuação coletiva, principalmente no segundo tempo, e superaram o Minas Tênis Clube, por 81 a 74, em Belo Horizonte (MG).

Ainda persiste

Apesar de duas derrotas e a eliminação na primeira fase da Liga das Américas 2018, o Paulistano segue com a melhor sequência do NBB CAIXA 17/18, com dez vitórias consecutivas. O último jogo do CAP pela competição foi no dia 22 de janeiro, quando a equipe bateu o rival Sesi/Franca Basquete, por 88 a 74.

Principais garçons do NBB CAIXA 17/18, Gegê e Elinho ficarão frente a frente nesta quinta (William Oliveira/Divulgação)

Duelos dos garçons

Líderes em assistências já há algum tempo, Elinho e Gegê vivem temporadas incríveis. Enquanto o primeiro comanda o Paulistano em grande fase, com média de 7,3 assistências por partida nesta edição, o segundo é peça fundamental do Minas, com média de 6,9 assistências por jogo, logo atrás do rival desta quinta.

Passador de ponta

Peça fundamental no elenco mineiro, Teichmann tem sua melhor média de assistências na história do NBB CAIXA, com 3,7 por jogo, e é o único jogador de garrafão entre os 15 primeiros colocados (JP Batista em 30º tem 3,2 APJ). O pivô ainda tem seu recorde pessoal no fundamento dentro da competição em um duelo contra o próprio Paulistano, adversário desta quinta. Na edição 15/16, quando atuava pelo Rio Claro, o jogador distribuiu nove assistências na derrota de seu time, por 74 a 67.

Noite inspirada

Apesar da fase difícil vivida pelo Botafogo, que é o atual lanterna da competição, um nome se destacou no último jogo da equipe. Mesmo com a derrota, por 84 a 70 contra o Mogi, Douglas foi um dos grandes destaques em quadra. Com 26 pontos e 11 rebotes, o ala/pivô alvinegro registrou seus novos recordes pessoais nos dois quesitos.

Dono do melhor aproveitamento nas bolas de 2 pontos nesta temporada, Bennett poderá atingir 3000 minutos no NBB CAIXA em apenas 94 jogos (Ricardo Bufolin/ECP)

Incansável

Um dos jogadores mais ‘utilizados’ nas últimas temporadas, Corderro Bennett atingirá 3000 minutos no NBB CAIXA em apenas 94 jogos, caso atue por pelo menos 28 minutos nesta quinta, algo que ocorreu 14 das 16 partidas de seu time na competição. A média do norte-americano nesta edição é de 31,6 minutos. Mesmo sendo um armador, o camisa 3 pinheirense ainda lidera a atual temporada no aproveitamento dos arremessos de 2 pontos entre atletas com pelo menos 50 tentativas, com 68,4% de aproveitamento.

Em alta

Maior cestinha da história no NBB CAIXA, ano após ano Shamell se mantém como um dos grandes pontuadores da competição. Com oito partidas consecutivas anotando pelo menos 15 pontos, o norte-americano já apareceu no Top 5 cestinhas da temporada, com 17,3 pontos de média, neste momento abaixo apenas de Marquinhos (17,5 PPJ), líder do quesito.

Após mais de 50 dias sem atuar, Fúlvio voltou à quadra na última terça e foi decisivo na vitória vascaína (Stephen Eilert/Solar Cearense)

Voltou por cima

Desfalque vascaíno durante mais de 50 dias, Fúlvio voltou disposto a recuperar o tempo perdido. Na última terça (30), o armador fez seu primeiro jogo desde a lesão e foi pra lá de decisivo. Com apenas quatro pontos até o início da prorrogação, o camisa 11 cruzmaltino chamou a responsabilidade nos cinco minutos decisivos e anotou oito dos 16 pontos da equipe carioca, liderando-a ao triunfo, por 80 a 75.

De gala

Um dos jovens de maior destaque no NBB CAIXA, Vithinho é peça fundamental no elenco do Mogi. Em sua última atuação, o armador foi grande nome da vitória mogiana diante do Botafogo. Em quase 33 minutos de atuação, o camisa 9 anotou 15 pontos e distribuiu 11 assistências (seus dois recordes pessoais na competição), liderando o time paulista à vitória por 84 a 70.