#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatosrodada final

31-03-2017 | 07:41
Por Douglas Carraretto

Confira os 10 fatos das 7 partidas que agitarão a última rodada da fase de classificação do NBB CAIXA 16/17

Confira as partidas da última rodada (01/04) do NBB CAIXA – todas às 14 horas (de Brasília)

 

– Franca Basquete (3º) x Mogi das Cruzes/Helbor (2º) – ao vivo na Band
– Flamengo (1º) x UniCEUB/BRBCARD/Brasília (4º) – em Manaus (AM)
– Gocil/Bauru Basket (5º) x Campo Mourão Basquete (9º)
– Paulistano/Corpore (8º) x Universo/Vitória (7º)
– EC Pinheiros (6º) x Vasco da Gama (10º)
– LSB/Uniso (14º) x Solar Cearense (11º)

Confira os 10 Fatos da rodada:

Estilo Franca

O basquete francano sempre teve a defesa forte como característica marcante no DNA. Contra o Campo Mourão, a equipe da Capital do Basquete cravou o melhor desempenho defensivo das últimas cinco temporadas do NBB CAIXA, ao sofrer apenas 42 pontos (61 a 42).

Esta foi a terceira melhor marca defensiva da história da competição. O recorde histórico é do Vila Velha (ES), que venceu o Assis (SP) por 76 a 34 em 2008/2009, seguido pelo Flamengo, que sofreu apenas 41 pontos do Vila Velha no triunfo por 103 a 41 (diferença recorde) em 2011/2012.

Última vez que Franca terminou no G-4 foi em 2011/2012, quando o atual técnico Helinho ainda era jogador (Divulgação/LNB)

Perto da história

O Franca ainda está muito perto de confirmar a vaga no G-4. Para isso, basta vencer o Mogi ou torcer por uma derrota do Brasília para o Flamengo. Se o fato se concretizar, a equipe francana voltará a ir direto às quartas depois de seis temporadas.

A última vez foi em 2010/2011, quando os membros da comissão técnica do time, Helinho Garcia e Fernando Penna, jogavam pela equipe. Naquele ano, Franca foi líder da fase de classificação, chegou à Final e foi vice-campeão.

Que sequência

Para conseguir confirmar o G-4, o Franca terá pela frente um embalado Mogi das Cruzes, que vem de oito vitórias consecutivas e confirmou sua vice-liderança na fase de classificação. Se ganhar novamente, o esquadrão mogiano chegará a nove triunfos seguidos e estabelecerá a maior sequência positiva desta temporada – o Flamengo também ganhou oito seguidas.

Quem será o cestinha?

Kendall Anthony (Macaé) e Shamell (Mogi) ocupam o topo do ranking de cestinhas do NBB CAIXA e possuem médias de pontos praticamente idênticas: 19,92 e 19,89 pontos, respectivamente. No entanto, a última rodada decidirá qual dos dois gringos terminará a fase de classificação como cestinha.

Adversários nas oitavas de 2014/2015, Macaé e Minas decidirão a última vaga nos playoffs (Orlando Bento/Minas TC)

Filme repetido

Se vencer o confronto direto com o Minas, o Macaé Basquete retornará aos playoffs depois de duas temporadas. Naquela ocasião, a equipe macaense surpreendeu e eliminou o próprio time mineiro nas oitavas de final, por 3 a 1. Agora, as duas equipes voltam à quadra para uma decisão. Quem vencerá?

On fire

Grande destaque do Bauru nas últimas partidas, Jefferson William quebrou seu recorde da carreira no NBB CAIXA ao registrar 32 pontos na derrota para o Mogi, no Panela de Pressão, por 87 a 80. Esta foi a 13ª vez em 26 jogos que o atleta fez mais de 20 pontos, a terceira consecutiva. Segura o cara!

Em busca do empate

Flamengo e Brasília farão o clássico dos campeões do NBB CAIXA na última rodada. O rubro-negro carioca já está garantido na liderança, e o Time de Lobos está cravado no G-4, mas somente definirá se será o terceiro ou o quarto. No entanto, um fator extra-quadra está em jogo. Se os candangos vencerem, igualarão o histórico do confronto em 14 a 14.

Flamengo retorna a Manaus, onde venceu clássico contra o Vasco diante de sua torcida (João Neto/LNB)

Quase em casa

O Clássico dos Campeões será realizado em palco inédito: a Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM). Porém, o clube da Gávea sabe bem como é atuar em solo manauara. Há pouco menos de um mês, o rubro-negro duelou contra o rival Vasco da Gama diante de mais de 4 mil pessoas e venceu por 94 a 86. Será que o Fla repete a dose para o torcedor amazonense?

Grande embalo

Oitavo colocado, o Paulistano tentará usar seu embalo para subir ainda mais na última rodada do NBB CAIXA. Vindo de sete vitórias nos últimos oito jogos, a equipe da capital paulista atravessa sua melhor fase no campeonato e pode até ser sexto colocado dependendo de uma combinação de resultados.

Leão melhor

Logo à frente, no sétimo lugar, aparece o Vitória, que fará sua segunda aparição nos playoffs em duas temporadas no NBB CAIXA. Em sua temporada de estreia, o representante baiano terminou a fase de classificação em 12º e foi varrido pelo Mogi, por 3 a 0. Agora, o time de Régis Marrelli terá o mando de quadra nas oitavas e tem grande chances de melhorar sua campanha.