HOJE
#10Fatos – 07/01
Por Liga Nacional de Basquete
Retornos de lesão, clássicos, desempates e posto de garçom: confira os 10 principais fatos que agitarão a rodada deste sábado (07/01) no NBB CAIXA 16/17
O primeiro sábado de 2017 promete ser de arrepiar. Com realização de cinco partidas, a rodada do final de semana tem como destaque o clássico do interior paulista entre Gocil/Bauru Basket e Franca Basquete/Magazine Luiza, que será transmitido pela Band, às 14 horas (de Brasília).
Além disso, será realizado o dérbi nordestino entre Solar Cearense e Universo/Vitória, em que o Carcará nunca perdeu. A estreia do novo técnico do Minas, os números de Hettsheimeir e Fúlvio, e o reencontro de Guilherme Hubner com a LSB/Uniso são outros destaques da rodada.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os #10Fatos mais importantes deste sábado (07/11) do NBB CAIXA 16/17:
Retornos… e desfalques
O clássico entre Bauru e Franca promoverá importantes retornos de lesão. Pelo lado do Bauru, Alex Garcia voltará às quadras após dois meses se recuperando de uma lesão no dorso do pé. No entanto, o Dragão terá o desfalque de Valtinho, que sofreu uma inflamação no púbis e perderá os próximos jogos. Já o Franca contará com o retorno do pivô Cipolini, totalmente recuperado da lesão na face plantar do pé direito.
Clássico quente
O dérbi entre Bauru e Franca tem muita história. Nos últimos três anos, as equipes se enfrentaram em nada menos que cinco séries de playoffs – duas quartas de final do NBB CAIXA (12/13 e 14/15) e três semifinais de Campeonato Paulista (2013, 2014 e 2016). Todas foram vencidas pelos bauruenses na última partida das séries. Ao todo no NBB CAIXA, os dois times fizeram 26 jogos, com 16 triunfos do Dragão e dez dos francanos.
Para voltar à ativa
Um dos grandes destaques do NBB CAIXA, Rafael Hettsheimeir ocupa a terceira colocação dos rankings de cestinhas (20,8 ppj) e reboteiros (8,0 rpj). Porém, terminou o ano de 2016 com atuação bem abaixo do seu habitual. Diante do Brasília, o pivô fez apenas nove pontos e quebrou a sequência de 28,4 pontos de média que havia somado nos cinco jogos anteriores. Será que Hett se reabilita?
Desempates
No momento, três equipes possuem a mesma campanha (seis vitórias em 11 jogos – 54,6% de aproveitamento) e dividem a sexta colocação. As quatro entrarão em quadra neste sábado: Paulistano, Franca e Bauru. E aí? Quem avançará e quem ficará pelo caminho?
Duelo Nordestino
O clássico nordestino entre Solar Cearense e Vitória estreou na temporada passada, quando o time da Bahia estreou no NBB CAIXA. Em ambos os turnos o Carcará levou a melhor – ambas por mais de dez pontos de diferença. Além disso, o único triunfo dos cearenses no Super Four de Fortaleza (CE), na pré-temporada, foi justamente contra o rubro-negro baiano, na última bola, por 62 a 60.
Novo coach
Diante do Brasília, o Minas estreará seu novo técnico Luiz Fernando Leão. Ele foi efetivado ao cargo de treinador principal após a saída de Cristiano Grama, que deixou a equipe após cinco temporadas no clube, sendo as duas últimas no adulto. Leão comandou o Sub-22 minastenista nas duas últimas edições da LDB, com direito a vice-campeonato em 2015.
Para manter a clientela
O “garçom” Fúlvio iniciará o ano de 2017 como líder em assistências do NBB CAIXA, com média de 6,5 por partida. Agora, contra o Minas, o armador retomará sua luta para manter o posto até o final do campeonato e faturar o troféu de líder das servidas pela quinta vez na história.
Vascão no Vascão
Xarás em ação! O Vasco da Gama atuará no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), pela primeira vez no NBB CAIXA. O ginásio, casa do basquete caxiense, pertence ao Vasco da Gama Futebol Clube, clube de Caxias do Sul, e por isso carrega o nome do navegante e explorador português, também do clube de São Januário.
Rebotes falhos
Caxias e Vasco, por suas vezes, são os dois times que menos pegam rebotes no NBB CAIXA 2016/2017. Os gaúchos aparecem em último, com 32,31 de média, enquanto os alvinegros acumulam 32,90 sobras por confronto.
Marcou por lá
O pivô Guilherme Hubner, do Paulistano, reencontrará sua ex-equipe, a Liga Sorocabana, pela terceira vez no NBB CAIXA desde que saiu de lá, onde ficou por duas temporadas. Nas duas vezes que reencontrou a LSB, na edição passada, teve boas atuações: 18 e 12 pontos nos respectivos turnos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca



