#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos - 07/03

06-03-2017 | 06:54
Por Liga Nacional de Basquete

Confrontos diretos, reencontros e desempate de cestinhas: confira os 10 principais fatos da rodada desta terça-feira

A rodada desta terça-feira (07/03) do NBB CAIXA promete fortes emoções. Entre as quatro partidas, os destaques ficam por conta dos confrontos direto entre Mogi das Cruzes/Helbor e UniCEUB/BRBCARD/Brasília e entre Gocil/Bauru e Universo/Vitória, dos reencontros de Lucas Mariano com o Hugo Ramos e de Betinho com o Minas, e o “desempate” entre o próprio Betinho e Shamell na lista dos cestinhas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da rodada desta terça-feira (07/03) do NBB CAIXA:

Lucas Mariano reencontrará o Hugo Ramos pela primeira vez desde que saiu do Mogi (Brito Júnior/UniCEUB)

Ambição grande

O confronto direto entre o terceiro colocado Mogi e o vice-líder Brasília é mais do que direto e envolve muitas ambições. Se os mogianos vencerem, assumirão o segundo lugar. Se perder, pode até sair do G-4 devido a um tríplice empate caso Bauru e Franca vençam. Já os candangos assumirão a liderança caso triunfem no Hugo Ramos. No entanto, em caso de derrota, também corre risco de sair do G-4.

Jogam juntos

Brasília e Mogi são dois dos times que mais dão assistências na atual temporada do NBB CAIXA. O Time de Lobos lidera a lista, com média de 20,6 por jogo. O destaque fica por conta de Fúlvio, líder entre os atletas, com média de 6,8 por partida. Já a equipe do técnico Guerrinha é o terceiro do ranking, com média de 19,6 servidas por duelo.

De volta ao Hugão

Um dos grandes destaques do NBB CAIXA, Lucas Mariano retornará ao Hugo Ramos pela primeira vez desde sua saída do Mogi. Com a camisa mogiana, o pivô obteve médias de 8,8 pontos e 4,3 rebotes. Já hoje, com a camisa do Brasília, o jogador praticamente dobrou suas médias e contabiliza 18,2 pontos e 6,8 rebotes.

Quarto e quinto colocados, Vitória e Bauru têm as duas melhores defesas do NBB CAIXA (Jessica Santana/Universo Vitória)

Melhores defesas

O duelo entre Gocil/Bauru Basket e Universo/Vitória colocará frente a frente as duas melhores defesas do NBB CAIXA. Os baianos lideram o ranking, com média de 73,5 pontos sofridos por jogo. Já os bauruenses permitem em média 74,2 pontos dos adversários.

NBB Mundo no comando

Vitória e Bauru também possuem os técnicos responsáveis por comandar o NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2017: Régis Marrelli (técnico) e Demétrius Ferracciú (assistente).

Querendo mais

O Franca Basquete está em alta no campeonato e quer mais. Sexto colocado, o time do técnico Helinho Garcia assumirá o quinto lugar caso vença o Solar Cearense. A equipe francana ainda depende de um possível tríplice empate com Bauru e/ou Brasília e Mogi para saber se entra no G-4 ou não. A expectativa está alta na Capital do Basquete!

Davi Rossetto bateu o recorde da temporada contra o Franca no primeiro turno (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Noite de gala

Foi justamente contra o Franca que Davi Rossetto registrou o recorde de pontos da temporada e de sua carreira no NBB CAIXA. No primeiro turno, atuando no Ginásio Paulo Sarasate, o atual Melhor Armador do campeonato marcou 36 pontos e liderou o Carcará à grande vitória sobre os francanos, por 95 a 81.

Cestinhas em ação

A rodada desta terça-feira pode definir quem assume de vez o posto de cestinha deste NBB CAIXA. Betinho (Campo Mourão) e Shamell (Mogi) possuem médias de 20,3 pontos por partida e dividem o posto de maior anotador do campeonato. Quem passará à frente?

Especial

E por falar nele, Betinho estará frente a frente novamente com o Minas, equipe que defendeu por duas temporadas: 2012/2013 e 2013/2014. Por lá, o jogador obteve as respectivas médias de 16,9 e 13,6 pontos por partida. Hoje, sua média é de 20,3 pontos – a maior de sua carreira no NBB CAIXA.

No reencontro com seu ex-time, Betinho pode se isolar na lista dos cestinhas (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Sem se mexer

Campo Mourão e Minas entrarão em quadra buscando a vitória, mas independente do resultado nenhum deles subirá ou descerá na classificação. Os mourãoenses estão em oitavo e precisam ganhar para seguir isolado em oitavo e ganhar uma “gordura” sobre o nono colocado Vasco na posição. Já os minastenistas estão tranquilos em 12º, com pouco risco de ultrapassagem do 13º Macaé e distância de duas vitórias do 11º Basquete Cearense.