#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 08/01

08-01-2018 | 11:56
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru de volta ao Panela, maior sequência ativa em jogo e muito mais: confira informações e curiosidades das 4 partidas que movimentarão a noite desta segunda-feira

O NBB CAIXA 2017/2018 segue a todo o vapor na noite e quatro partidas movimentarão a noite desta segunda-feira (08/01). Pela Semana #10 da competição, oito equipes entrarão em quadra e muita coisa estará em jogo. Confira todas as partidas:

19h30 – Paulistano/Corpore x Campo Mourão
20h – AABJ/Joinville x Vasco da Gama
20h – Sendi/Bauru Basket x Universo/Vitória
20h10 – Sesi Franca Basquete x Solar Cearense

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da rodada desta segunda-feira (08/01):

Enfim, casa

Depois de cumprir pena de quatro jogos, o Bauru finalmente estreará no Panela de Pressão nesta temporada. Punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por incidentes nos playoffs da última temporada, a equipe teve que mandar seus quatro primeiros jogos “longe de casa”. Por isso, os duelos contra Paulistano, Campo Mourão, Flamengo e Minas foram realizados, respectivamente, em São Paulo, Lençóis Paulista e os dois últimos emSão Carlos.

Panela de Pressão esteve completamente lotado neste sábado e Bauru manteve seu ótimo desempenho como mandante (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Grande fase

Depois de um início de temporada discreto perto do esperado, Rafael Hettshemeir “despertou” nos últimos quatro jogos do Bauru. Diante de Mogi, Flamengo, Minas e Botafogo, o pivô somou médias de 18,75 pontos e 6,25 rebotes. O número é bem maior do que suas médias no NBB CAIXA, que são de 12,6 tentos e 4,0 sobras.

Divisor de águas

Depois de enfrentar o Franca no Pedrocão lotado na estreia de Leandrinho Barbosa, o Vitória entrará em quadra contra o Bauru no reencontro da equipe com o Panela de Pressão, que também promete estar lotado. No entanto, o duelo frente ao Dragão será crucial para o time de Régis Marrelli. Se vencer, seguirá em sétimo e vivo na briga pelo G-4. Caso contrário, será ultrapassado por Minas e Caxias e cairá da sétima para a nona colocação. A equipe entrará em quadra desfalcada de Matt Shaw e Arthur Belchor, ambos lesionados.

Maior sequência em jogo

Com seis vitórias seguidas, o Paulistano detém a maior sequência ativa do NBB CAIXA 2017/2018. A última derrota da equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti foi no dia 06/12 para o rival EC Pinheiros e, de lá para cá, venceu Solar Cearense, Vitória, Liga Sorocabana, Botafogo, Vasco e Mogi.

Sai da frente! Paulistano tem a maior sequência de vitórias em vigor no NBB CAIXA (Willian Oliveira/Divulgação)

No coletivo e no individual

O Paulistano lidera dois quesitos na temporada e é a equipe que mais dá assistências (20,7) e converte bola de três pontos (11,5) por jogo. Dois jogadores da equipe também lideram o ranking individual dessas estatísticas: Elinho é o líder de assistências, com média de 7,6, enquanto Fuller é o que mais acerta arremessos de longa distância, com 2,8 por jogo.

Sempre especial

Um dos nomes mais experientes do elenco do Campo Mourão, o ala/pivô César reencontrará mais uma vez o Ginásio Antonio Prado Junior. O jogador, de 36 anos, atuou por duas temporadas no Paulistano e foi titular praticamente em toda a campanha do time até a Final do NBB CAIXA 2013/2014.

Momento dele

Cestinha do Joinville na temporada, com média de 13,2 pontos por partida, Felipe Vezaro viveu um mês especial em dezembro. Com 24 bolas de três pontos convertidas, o ala/armador foi o jogador liderou o ranking de tiros longos do último mês de 2017, apresentado pela SKY. Tudo isso com um incrível aproveitamento de 55,0% (24/44).

Experiência de sobra

Com a lesão de Fúlvio, Nezinho foi titular do Vasco nas três últimas partidas e mostrou o porquê é um dos melhores armadores da história do NBB CAIXA. A poucos dias de completar 37 anos, o camisa 23 somou médias de 17 pontos e 6,3 assistências nos três últimos jogos, diante de Campo Mourão, Paulistano e Flamengo.

Estreou com tudo

Leandrinho Barbosa fez sua estreia com a camisa do Franca em grande estilo no último sábado. Com Pedrocão lotado, o astro campeão da NBA pelo Golden State Warriors foi o cestinha da equipe francana no triunfo sobre o Vitória, por 68 a 55, ao anotar 19 pontos em pouco mais de 24 minutos. Agora, diante do Solar Cearense, o atleta fará sua segunda partida pelo time da Capital do Basquete.

Para pegar no tranco

Um dos grandes nomes da história do projeto do Basquete Cearense, Davi Rossetto vem fazendo um NBB CAIXA abaixo das edições anteriores. Atualmente, suas médias são de 7,7 pontos e 2,8 assistências, sendo que sua maior marca de pontos foi 14, na estreia diante da LSB. Diante do Franca, o armador reencontrará a equipe contra quem registrou seu recorde de pontos em toda a competição, que é de 36, registrado na temporada passada. Será que o baixinho desencanta?