HOJE
#10Fatos – 08/02
Por Liga Nacional de Basquete
Herois da última rodada, destaques individuais e marcas significativas; confira os 10 fatos da rodada desta quinta
O NBB CAIXA 17/18 segue em ritmo acelerado às vésperas do carnaval. Nesta quinta-feira (07/02), serão quatro partidas pela principal competição do basquete nacional, com direito a transmissão ao vivo via Facebook, para duelo entre Banrisul/Caxias do Sul e Flamengo, às 20h05 (de Brasília). Com isso, reunimos os 10 principais fatos da rodada. Confira:
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Após cinco derrotas seguidas, Minas voltou a vencer no NBB CAIXA, diante do Caxias, fora de casa (Matheus Magnani/Caxias Basquete)
Adeus jejum
Após uma sequência extremamente amarga, com cinco derrotas consecutivas, o Minas Tênis Clube enfim conseguiu voltar a vencer. Na última terça (06), a equipe comandada por Flávio Espiga foi até a casa do Caxias e, com uma atuação coletiva incrível, venceu, por 91 a 71, com seis atletas deixando a quadra com pelo menos 15 de eficiência: Audrei (19), Roquemore (18), Wesley (16), J. Campos (15), Rush (15) e Gegê (15).
Eletrizante
Donos de um jogo comandado pelas defesas no primeiro turno, Minas e Joinville/AABJ se enfrentaram em Belo Horizonte e os donos da casa ficaram com a vitória, por 69 a 52. Porém, os grandes destaques da partida foram individuais. Pelo lado mineiro, Gegê somou incríveis 12 assistências, segunda melhor marca desta temporada, enquanto que na equipe catarinense, Felipe Vezaro foi o grande líder, com 20 pontos anotados em 25 tentados (80,0% de aprov.).
Foi heroi!
O Botafogo chegou a sua segunda vitória consecutiva pela primeira vez nesta temporada, na última terça, com vitória sobre o Solar Cearense, por 70 a 68. O grande heroi alvinegro na partida foi Jamaal Smith. Ao todo, foram 18 pontos, seis rebotes e cinco assistências para ele, que liderou o time carioca em todos estes aspectos. Nas últimas três partidas, o armador norte-americano tem eficiência média de 23,0.

Cestinha do Vitória, Okorie tem pelo menos 10 pontos nos últimos 13 jogos do NBB CAIXA, e em 16 das 18 partidas desta edição (Thiago Moreira/Vasco da Gama)
Que fase é essa?
Em sua primeira temporada no basquetebol brasileiro, Nick Okorie não demorou nem um pouco para se adaptar e vem mostrando todo seu arsenal ofensivo. Principal cestinha do Universo/Vitória no NBB CAIXA 17/18, o norte-americano anotou pelo menos 10 pontos nos últimos 13 jogos da competição, com média de 15,6 pontos por partida no período.
Chamou a responsa
Na última terça, Dawkins foi o grande nome do triunfo baiano sobre o Vasco da Gama. Após ter até 14 pontos de desvantagem, o Vitória iniciou grande reação na parte final do terceiro quarto e a estendeu ao longo de toda parcial final. O armador do rubro-negro anotou 13 pontos nos dez minutos finais, sendo o grande líder da vitória por 30 a 18 de seu time no período, e comandando o resultado positivo, por 89 a 85, dentro de casa.
Carrascos antigos
Hoje atletas do Vasco, tanto Nezinho quanto Lucas Mariano possuem recordes pessoais em confrontos contra o rival desta quinta, Basquete Cearense, quando defendiam outros times. O armador, anotou seu maior número de pontos no NBB CAIXA (40), na vitória de sua ex-equipe Brasília, por 104 a 100, na primeira temporada da equipe nordestina na competição (12/13). Já o pivô anotou 29 pontos e registrou seu recorde de rebotes que perdura até hoje, com 14 sobras, também no triunfo de seu ex-time, o Sesi/Franca Basquete, por 91 a 78, no NBB CAIXA 14/15.

Em uma atuação incrível, Paulinho Boracini liderou Basquete Cearense à vitória no primeiro turno, com 27 pontos (Stephan Eilert/Solar Cearense)
Sobrou
No duelo entre Basquete Cearense e Vasco pelo primeiro turno, um nome se sobressaiu e foi o grande destaque do jogo. Com a mão calibrada, Paulinho Boracini liderou a equipe nordestina à vitória, por 85 a 76. Ao todo, foram 27 pontos, cinco rebotes e cinco assistências para o armador, que registrou 29 de eficiência, sua melhor marca nesta temporada.
Voltou a brilhar
Um dos grandes destaques deste NBB CAIXA, Cauê Borges não vivia em seu melhor momento recentemente. Até esta terça, o atleta vinha com uma média de 7,2 pontos e 4,8 de eficiência em suas últimas quatro atuações. Contra o Minas, apesar da dura derrota de seu time (91 a 71), o ala/armador foi um dos principais destaques em quadra, com 17 pontos anotados em 26 tentados (65,4% de aprov.), seis rebotes alcançados e cinco assistências distribuídas, registrando 23 de eficiência.

Em sua terceira partida pelo Fla, Varejão anotou 15 pontos e teve 21 de eficiência, sua melhores marcas até o momento (Staff Images/Flamengo)
Pegando ritmo
Se adaptando mais e mais ao NBB CAIXA a cada jogo, Anderson Varejão fez sua melhor atuação dentro da competição na última terça. Vindo novamente do banco de reservas, o pivô ficou em quadra por 27 minutos, para anotar 15 pontos, pegar seis rebotes e deixar a quadra como atleta mais eficiente da partida, com 21 no quesito.
Marcas significativas
A rodada desta quinta também marcará algumas marcas importantes na carreira de três atletas de equipes diferentes. Enquanto Murilo, do Vitória, e Renato Carbonari, do Vasco, atingirão seus jogos de número 300 no NBB CAIXA, o capitão do Basquete Cearense, Davi Rossetto, fará sua 200ª partida pela competição.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca