#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 14/02

13-02-2017 | 05:21
Por Liga Nacional de Basquete

Gringos pegando fogo, sequências em jogo e briga na “fronteira”: confira os 10 principais fatos da rodada desta terça-feira do NBB CAIXA 16/17

A semana do NBB CAIXA começará agitada. Nesta terça-feira (14/02), cinco jogos agitarão a noite do fã de basquete e prometem movimentar a tabela de classificação da nona edição do maior campeonato do país.

Os destaques ficam por conta dos norte-americanos Kendall Anthony, Shamell, Corderro Bennett e Holloway em alta, além das sequências de Paulistano/Corpore (negativa) e Gocil/Bauru Basket (positiva) e do duelo direto entre Minas e LSB/Uniso.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira as partidas do NBB CAIXA 2016/2017 nesta terça-feira (14/02):

19h – Minas Tênis Clube x LSB/Uniso
19h30 – Flamengo x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo no SporTV
19h30 – Macaé Basquete x Campo Mourão Basquete
20h – Gocil/Bauru Basket x EC Pinheiros
20h – UniCEUB/BRBCARD/Brasília x Paulistano/Corpore

Confira os #10Fatos das partidas da rodada desta terça-feira do NBB CAIXA:

Conflito na fronteira

Minas e LSB/Uniso estão na fronteira da zona de classificação aos playoffs. Os mineiros dentro e os sorocabanos fora. A distância entre as duas equipes é de duas vitórias. Qualquer resultado neste confronto direto não os moverá de posição, mas significará uma deslanchada minastenista ou uma aproximação do time de Rinaldo Rodrigues.

Anthony, do Macaé

Kendall Anthony tem 8 jogos seguidos com pelo menos 12 pontos e 5 assistências (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Segura o Kendall!

O baixinho Kendall Anthony está tumultuando no NBB CAIXA. O armador do Macaé vem de oito jogos com pelo menos 12 pontos e cinco assistências, com direito a apresentações impressionantes, como nas suadas derrotas para EC Pinheiros (35 pontos) e Vasco da Gama (17 pontos e 13 assistências). No total, o norte-americano tem médias de 18,2 pontos e 5,7 assistências no campeonato. Será que ele mantém a média nesta terça-feira contra o Campo Mourão?

Sequência retomada

Lucas Mariano fez o único jogo com menos de dez pontos na temporada na derrota do UniCEUB/BRBCARD/Brasília para o Universo/Vitória, em que fez apenas dois tentos. No entanto, o ala/pivô se recuperou fazendo 19 na expressiva vitória sobre o Solar Cearense, por 88 a 52 (a mais larga de toda a temporada) e retomou seus “rotineiros” números.

Pelo fim do jejum

Adversário do Brasília na rodada desta terça-feira, o Paulistano/Corpore brigava diretamente pelo G-4 há pouco mais de um mês, mas hoje o cenário está diferente. Depois de cinco derrotas seguidas (Vitória, Campo Mourão, Mogi, Bauru e Franca), a equipe do técnico Gustavo De Conti caiu para o décimo lugar e está a duas vitórias do nono colocado, Campo Mourão.

Marcelinho, do Flamengo, e Jimmy, do Mogi

Flamengo e Mogi fizeram duas semifinais de NBB CAIXA, ambas vencidas pelos cariocas – a última por 3 a 2 (João Pires/LNB)

Clássico mesmo

Flamengo e Mogi farão o jogo mais esperado da rodada. Com transmissão ao vivo dos canais SporTV, as duas equipes reviverão uma bela e interessante rivalidade que criaram recentemente, com duas semifinais de NBB CAIXA (em 13/14 e 15/16), ambas vencidas pelos rubro-negros, além de duelos emocionantes e cheios de polêmica. Não dá pra perder!

Foi dura

No primeiro turno da atual temporada, o Flamengo aplicou um duro golpe nos mogianos em pleno Ginásio Hugo Ramos. Dominante, a equipe do técnico José Neto levou a melhor por expressivos 83 a 57 (26 pontos de diferença) e impôs a pior derrota da equipe do Alto Tietê no NBB CAIXA desde a temporada 2012/2013.

Shamell, do Mogi

Shamell fez +20 pontos em 8 dos últimos 11 jogos no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Shamell on fire

Shamell está fazendo uma temporada de encher os olhos do torcedor mogiano. O norte-americano vem de uma sequência de mais de 20 pontos em oito dos 11 últimos jogos. Destes 11 jogos, foram sete vitórias – cinco de maneira consecutiva. Com as grandes atuações, a média o camisa 24 subiu para 19,28 pontos por jogo e o atleta hoje é o quarto cestinha do NBB CAIXA.

Dragão voando

O início de 2017 não foi lá dos melhores para o Bauru. Mas agora, a equipe engatou uma sequência e só está crescendo. Mesmo com a saída de Hettsheimeir, o Dragão alimenta uma invencibilidade de cinco partidas, a maior em vigor deste NBB CAIXA, junto com o Mogi das Cruzes/Helbor. Com isso, o Bauru se credenciou diretamente à briga pela vice-liderança. Será que vem mais uma contra o Pinheiros?

Gringos deitando

Adversário do Bauru na rodada, o Pinheiros está na briga direta pelo G-4 e vive grande fase no NBB CAIXA. Mas muito deste ótimo momento se deve à participação efetiva de sua dupla norte-americana Holloway e Bennett.

O primeiro é o segundo cestinha da temporada, com média de 19,94 pontos por jogo, e fez apenas um jogo com menos de dez pontos. Já o segundo registrou dígitos duplos na pontuação em 16 dos 18 jogos que fez e tem média de 15,4 pontos por partida.

Alex Garcia, do Bauru (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Na briga pela vice-liderança, Bauru tem a maior sequência de vitórias em vigor na temporada: 5 seguidas (Caio Casagrande/Bauru Basket)