#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos

13-03-2017 | 05:22
Por Por Liga Nacional de Basquete

Confrontos regionais, boas fases individuais e busca por recuperação: Confira os 10 principais fatos da rodada desta terça-feira

Última rodada antes da pausa para o Jogo das Estrelas 2017, está terça-feira (14/03) contará com três partidas que prometem movimentar o NBB CAIXA 16/17. Na reta final da fase de classificação, as emoções aumentam e tudo pode acontecer na maior competição do basquete nacional.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira as partidas desta terça:

19h30 – Macaé Basquete x Flamengo
19h30 – Universo/Vitória x Solar Cearense
20h15 – Vasco da Gama x Banrisul/Caxias do Sul

Noite regional

A noite desta terça-feira (14/03) será marcada por três partidas no NBB CAIXA 16/17, sendo que duas delas serão disputadas por times de ligação regional. Macaé e Flamengo, equipes do Estado do Rio de Janeiro que se enfrentarão no litoral norte-fluminense, e Vitória e Basquete Cearense, que apesar da distância geográfica (mais de 1000 km), são os únicos times que representam a Região Nordeste na competição.

Com média de 25,0 ppj nos confrontos estaduais deste NBB CAIXA, Marquinhos é terror dos rivais rubro-negros (João Neto/LNB)

Dono dos clássicos

Líder do NBB CAIXA 16/17, o Flamengo vem contando com atuações espetaculares de Marquinhos nos duelos estaduais nesta temporada. Atual MVP da competição, o ala anotou 27 e 25 pontos, respectivamente, nas duas partidas diante do Vasco nesta edição, e outros 23 pontos no único confronto contra o Macaé até aqui. Será que o camisa 11 rubro-negro mantém o nível na terça?

Mr. Duplo-duplo

Outro nome rubro-negro que brilhou no duelo contra o Vasco foi Olivinha. O ala/pivô líder de duplos-duplos desta temporada, com 14, voltou a produzir dois dígitos em dois fundamentos diferentes diante do cruzmaltino. Após dois jogos sem realizar a façanha, o camisa 16 do Fla anotou 16 pontos e pegou 11 rebotes em mais uma vitória rubro-negra no NBB CAIXA 16/17.

Pequeno gigante!

Se o Flamengo conta com essa dupla de peso, o Macaé também tem um dos principais destaques desta temporada. Trata-se do armador Kendall Anthony, de apenas 1,75m de altura, que vem botando fogo nas quadras do NBB CAIXA. Dono de duas das cinco maiores pontuações desta temporada (35 pontos contra o EC Pinheiros e 33 pontos diante do Caxias), o norte-americano anotou ao menos 15 tentos nos últimos nove jogos, com média de 23,3 ppj neste período.

Autor de pelo menos 15 pontos nos últimos nove jogos, Kendall Anthony vem incendiando o NBB CAIXA 16/17 (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Maré positiva

Além da sequência empolgante de Kendall, o Macaé chega ao jogo desta terça em seu melhor momento na temporada. Pela primeira vez no NBB CAIXA 16/17, a equipe norte-fluminense conseguiu emplacar duas vitórias consecutivas. 77 a 73 diante da LSB/Uniso, com direito a prorrogação, e 73 a 67 contra o Caxias.

Pela recuperação

Com três derrotas nos últimos quatro jogos, Vitória e Basquete Cearense não veem a hora de por fim a má fase. O time rubro-negro perdeu suas últimas três partidas, para Mogi das Cruzes/Helbor (63 a 60), Gocil/Bauru Basket (83 a 71) e Franca Basquete/Magazine Luiza (81 a 74), enquanto a equipe cearense teve resultados negativos também para Mogi (85 a 77) e Bauru (78 a 72), além do Campo Mourão Basquete (81 a 75), mas conquistou uma vitória neste meio tempo, diante do Franca (82 a 78).

Sr. Quarto período

Para pôr fim a sequência negativa, o Vitória terá que contar o Sr. Quarto Período, Kenny Dawkins, mais uma vez. O armador norte-americano vem brilhando no quarto final neste NBB CAIXA, com médias de 5,8 pontos, 1,8 assistências e 5,7 de eficiência, top 10 em todos estes quesitos nos dez minutos finais.

Capitão é capitão

Do outro lado do clássico nordestino destaque para o também armador Davi Rossetto. Capitão do Basquete Cearense, o camisa 5 vive ótimo momento na temporada. Na vitória diante do Franca, foram 22 pontos (com 73,3 de aproveitamento), cinco rebotes e quatro assistências. Já contra o Bauru, apesar da derrota, Davi anotou 18 tentos, pegou oito sobras e distribuiu oito assistências.

Após quatro jogos ausente por lesão, David Jackson voltou com tudo diante do Flamengo (João Neto/LNB)

Voltou voando

No outro confronto desta terça, o Vasco contará mais uma vez David Jackson. Depois de ficar quatro jogos afastado com lesão na panturrilha, o ala/armador voltou a atuar no último sábado (10/03), diante do Flamengo, e apesar da derrota, por 94 a 86, deixou a quadra como cestinha da partida, com 26 pontos anotados, além de distribuir três assistências.

Ligação histórica

Apesar de nesta terça o duelo entre Vasco e Caxias acontecer no Rio de Janeiro (RJ), há um sabor especial neste confronto. Isso porque no ano de 1953 foi fundado o Vasco da Gama Futebol Clube, na cidade de Caxias do Sul (RS), em homenagem à equipe carioca. Além disto, a casa da equipe gaúcha no NBB CAIXA pertence ao clube e leva o mesmo nome, Ginásio Vasco da Gama, popularmente conhecido como “Vascão”.