HOJE
#10Fatos
Por Por Liga Nacional de Basquete
Confrontos regionais, boas fases individuais e busca por recuperação: Confira os 10 principais fatos da rodada desta terça-feira
Última rodada antes da pausa para o Jogo das Estrelas 2017, está terça-feira (14/03) contará com três partidas que prometem movimentar o NBB CAIXA 16/17. Na reta final da fase de classificação, as emoções aumentam e tudo pode acontecer na maior competição do basquete nacional.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira as partidas desta terça:
19h30 – Macaé Basquete x Flamengo
19h30 – Universo/Vitória x Solar Cearense
20h15 – Vasco da Gama x Banrisul/Caxias do Sul
Noite regional
A noite desta terça-feira (14/03) será marcada por três partidas no NBB CAIXA 16/17, sendo que duas delas serão disputadas por times de ligação regional. Macaé e Flamengo, equipes do Estado do Rio de Janeiro que se enfrentarão no litoral norte-fluminense, e Vitória e Basquete Cearense, que apesar da distância geográfica (mais de 1000 km), são os únicos times que representam a Região Nordeste na competição.
Dono dos clássicos
Líder do NBB CAIXA 16/17, o Flamengo vem contando com atuações espetaculares de Marquinhos nos duelos estaduais nesta temporada. Atual MVP da competição, o ala anotou 27 e 25 pontos, respectivamente, nas duas partidas diante do Vasco nesta edição, e outros 23 pontos no único confronto contra o Macaé até aqui. Será que o camisa 11 rubro-negro mantém o nível na terça?
Mr. Duplo-duplo
Outro nome rubro-negro que brilhou no duelo contra o Vasco foi Olivinha. O ala/pivô líder de duplos-duplos desta temporada, com 14, voltou a produzir dois dígitos em dois fundamentos diferentes diante do cruzmaltino. Após dois jogos sem realizar a façanha, o camisa 16 do Fla anotou 16 pontos e pegou 11 rebotes em mais uma vitória rubro-negra no NBB CAIXA 16/17.
Pequeno gigante!
Se o Flamengo conta com essa dupla de peso, o Macaé também tem um dos principais destaques desta temporada. Trata-se do armador Kendall Anthony, de apenas 1,75m de altura, que vem botando fogo nas quadras do NBB CAIXA. Dono de duas das cinco maiores pontuações desta temporada (35 pontos contra o EC Pinheiros e 33 pontos diante do Caxias), o norte-americano anotou ao menos 15 tentos nos últimos nove jogos, com média de 23,3 ppj neste período.
Maré positiva
Além da sequência empolgante de Kendall, o Macaé chega ao jogo desta terça em seu melhor momento na temporada. Pela primeira vez no NBB CAIXA 16/17, a equipe norte-fluminense conseguiu emplacar duas vitórias consecutivas. 77 a 73 diante da LSB/Uniso, com direito a prorrogação, e 73 a 67 contra o Caxias.
Pela recuperação
Com três derrotas nos últimos quatro jogos, Vitória e Basquete Cearense não veem a hora de por fim a má fase. O time rubro-negro perdeu suas últimas três partidas, para Mogi das Cruzes/Helbor (63 a 60), Gocil/Bauru Basket (83 a 71) e Franca Basquete/Magazine Luiza (81 a 74), enquanto a equipe cearense teve resultados negativos também para Mogi (85 a 77) e Bauru (78 a 72), além do Campo Mourão Basquete (81 a 75), mas conquistou uma vitória neste meio tempo, diante do Franca (82 a 78).
Sr. Quarto período
Para pôr fim a sequência negativa, o Vitória terá que contar o Sr. Quarto Período, Kenny Dawkins, mais uma vez. O armador norte-americano vem brilhando no quarto final neste NBB CAIXA, com médias de 5,8 pontos, 1,8 assistências e 5,7 de eficiência, top 10 em todos estes quesitos nos dez minutos finais.
Capitão é capitão
Do outro lado do clássico nordestino destaque para o também armador Davi Rossetto. Capitão do Basquete Cearense, o camisa 5 vive ótimo momento na temporada. Na vitória diante do Franca, foram 22 pontos (com 73,3 de aproveitamento), cinco rebotes e quatro assistências. Já contra o Bauru, apesar da derrota, Davi anotou 18 tentos, pegou oito sobras e distribuiu oito assistências.
Voltou voando
No outro confronto desta terça, o Vasco contará mais uma vez David Jackson. Depois de ficar quatro jogos afastado com lesão na panturrilha, o ala/armador voltou a atuar no último sábado (10/03), diante do Flamengo, e apesar da derrota, por 94 a 86, deixou a quadra como cestinha da partida, com 26 pontos anotados, além de distribuir três assistências.
Ligação histórica
Apesar de nesta terça o duelo entre Vasco e Caxias acontecer no Rio de Janeiro (RJ), há um sabor especial neste confronto. Isso porque no ano de 1953 foi fundado o Vasco da Gama Futebol Clube, na cidade de Caxias do Sul (RS), em homenagem à equipe carioca. Além disto, a casa da equipe gaúcha no NBB CAIXA pertence ao clube e leva o mesmo nome, Ginásio Vasco da Gama, popularmente conhecido como “Vascão”.