#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 15/12

14-12-2016 | 11:48
Por Liga Nacional de Basquete

Atletas em alta, momento histórico de Jimmy, retornos de lesão e reencontros com Helinho: confira os 10 fatos mais interessantes das partidas desta quinta-feira

Cinco partidas agitarão a quinta-feira (15/12) do NBB CAIXA. Entrando na reta final das partidas do ano de 2016, o maior campeonato do basquete nacional vai ganhando cada vez mais emoção e as informações vão ficando cada vez mais quentes.

Nesta rodada, os fatos mais interessantes ficam por conta dos ótimos momentos de Danilo Siqueira e Lucas Mariano, do momento histórico de Jimmy, do reencontro de Helinho Garcia com seus ex-companheiros de Uberlândia e os retornos de Léo Meindl e Arthur Belchor (possível).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira os #10Fatos mais interessantes da rodada desta quinta-feira (15/12):

Danilo Siqueira, do Minas, e Pastor e Wesley, do Campo Mourão

Danilo está com média de 22,0 pontos nos últimos dois jogos (Orlando Bento/Minas TC)

Danilo on fire

O ala/armador Danilo Siqueira está vivendo grande momento no NBB CAIXA. Nos dois últimos jogos do Minas, jovem de 22 anos somou média de 22,0 pontos, ao fazer 25 na derrota para o Pinheiros e 19 na vitória sobre o Campo Mourão. No momento, Danilo tem média de 12,3 pontos por partida.

Duelo de defesas

Minas e Mogi possuem defesas idênticas na atual edição. Ambas as equipes sofrem em média 77,8 pontos por duelo. No entanto, os mogianos se sobressaem nos roubos de bola – 10,6 por partida, a melhor média dentre todas as equipes do NBB CAIXA. Os mineiros aparecem em quarto no ranking de desarmes, com 7,5 por jogo.

Reencontros

Um dos armadores do Mogi, Elinho atuou no Minas na temporada 2013/2014 e neste ano foi terceiro colocado no ranking de assistências do NBB CAIXA, com média de 6,28 por jogo. Outro que reencontrará sua ex-equipe é o ala Pedro Macedo, da equipe mineira. O jogador vestiu a camisa mogiana por duas temporadas (13/14 e 14/15).

Melhor momento (disparado)

Jimmy vive momento histórico na carreira. Aos 26 anos, o ala do Mogi está com suas melhores médias disparado em toda sua trajetória no NBB CAIXA: 13,7 pontos, 5,0 rebotes e 18,17 de eficiência, o que representa praticamente o dobro em todos os fundamentos em relação às temporadas anteriores.

Jimmy, do Mogi, e Davi Rossetto, do Basquete Cearense

Jimmy está disparadamente com as maiores médias de sua história no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Já são cinco…

Lucas Mariano está impossível na temporada. Com os 20 pontos anotados contra sua ex-equipe na última terça-feira, o pivô de 23 anos acumulou seu quinto jogo seguido registrando 20 ou mais pontos neste NBB CAIXA. Lucas é o quarto cestinha do campeonato, com média de 20,38 pontos por jogo.

fulvio_sjc-helinho_ube-3

Helinho Garcia reencontrará 3 ex-companheiros de Uberlândia (Claudio Capucho/PMSJC)

Iguais

Franca e Basquete Cearense estão completamente empatados na classificação do NBB CAIXA. Com três vitórias em sete jogos (42,9% de aproveitamento), os dois times dividem a décima colocação e farão um confronto mais do que direto para ver quem sobe e quem desce na tabela. Quem será que leva?

Velhos conhecidos

O duelo entre Franca e Basquete Cearense promoverá um “reencontro” diferente. O treinador francano Helinho Garcia atuou ao lado de três atletas da equipe cearense quando era jogador, pelo Uberlândia: Gruber, Audrei e Léo Waszkiewicz (vice-campeões do NBB CAIXA 12/13). Além dele, Felipe Ribeiro também jogou com Helinho no Franca, em 2008/2009.

Lembra bem

Um dos destaques do Franca, Pedro tem seu recorde de pontos na história do NBB CAIXA (32) justamente contra o Basquete Cearense. A marca veio na temporada 2013/2014, quando defendia o Paulistano. Naquele jogo, a equipe de Pedro levou a melhor sobre os nordestinos, por 94 a 79.

Léo Meindl_Bauru

Léo Meindl retornará de lesão após 4 partidas fora (Caio Casagrande/Bauru Basket)

De volta

Diante do Vitória, o Bauru contará com o retorno do ala Léo Meindl. Depois de quatro partidas fora, o jogador se recuperou antes do previsto de um entorse no tornozelo direito e estará à disposição do técnico Demétrius Ferracciú para o duelo contra o terceiro colocado do NBB CAIXA.

Pode estrear

Um dos principais reforços do Vitória para a temporada, o tricampeão Arthur Belchor pode enfim estrear por sua nova equipe. Segundo informação divulgada nas redes sociais do time, o experiente ala de 34 anos aparenta estar recuperado de sua lesão na panturrilha e está de volta à ativa. Será que estreia?