HOJE
#10Fatos - 16/02
Por Douglas Carraretto
Reedições de jogos épicos do 1º turno, estrelas em alta e sequência histórica do Franca: confira os 10 principais fatos da maior rodada deste NBB CAIXA
A edição 2016/2017 do NBB CAIXA terá sua maior rodada nesta quinta-feira. Com sete partidas, a noite do fã do basquete brasileiro será para lá de agitada e certamente emoção não vai faltar. Os destaques ficam por conta das reedições de confrontos épicos do primeiro turno, os ótimos momentos de Fúlvio e Shamell e a sequência histórica do Franca Basquete/Magazine Luiza. Não perca!
+Quer ajudar a definir quem irá para o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA? Entre e vote!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira as partidas da rodada desta quinta-feira (16/02):
19h – Minas Tênis Clube x Paulistano/Corpore
19h30 – Macaé Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor
20h – Flamengo x Campo Mourão – ao vivo via Facebook Live na página do NBB
20h – UniCEUB/BRBCARD/Brasília x LSB/Uniso
20h10 – Franca Basquete/Magazine Luiza x EC Pinheiros
20h30 – Solar Cearense x Banrisul/Caxias Basquete
21h – Universo/Vitória x Vasco da Gama
Confira os #10Fatos da rodada desta quinta-feira (16/02) do NBB CAIXA:
Vai ultrapassar?
O Minas Tênis Clube (12º) entrará em quadra contra o Paulistano/Corpore (10º) determinado a ultrapassá-lo na tabela de classificação. Mas para isso, a equipe de Belo Horizonte precisa vencer por 13 pontos ou mais, para assim superar o saldo negativo da derrota do primeiro turno (98 a 86) e ficar com vantagem no empate de campanhas.

Em batalha épica entre Paulistano e Minas no 1º turno, Georginho quebrou 4 recordes pessoais no NBB CAIXA (Divulgação/Old Coach)
Foi épico
E por falar em primeiro turno, Paulistano e Minas fizeram uma batalha épica no duelo em São Paulo. Com diversas alternâncias de liderança no placar, a equipe paulista levou a melhor ao contar com o brilho do garoto Georginho, de 20 anos, que quebrou quatro recordes pessoais no NBB CAIXA ao deixar a quadra com 25 pontos, nove rebotes, sete assistências e 32 de eficiência.
Lembrança
A última vitória do Macaé Basquete neste NBB CAIXA foi justamente contra o Mogi das Cruzes/Helbor, em pleno Hugo Ramos, há pouco menos de um mês. Na prorrogação, a equipe do técnico Léo Costa segurou a pressão dos donos da casa e saiu de quadra com um expressivo triunfo, por 75 a 69. Desde então foram cinco derrotas seguidas para o time da Capital do Petróleo.
Quem segura o Shamell?
Mas para tentar bater os mogianos novamente o Macaé terá que segurar Shamell. O experiente norte-americano vem de atuação incrível na derrota para o Flamengo, com 29 pontos. Com isso, fez seu nono jogo com 20 pontos ou mais nas 12 últimas oportunidades. Depois do desempenho contra o Fla, o camisa 24 assumiu o posto de terceiro cestinha do NBB CAIXA, com 19,93 pontos por jogo.

Com 29 pontos contra o Flamengo, Shamell acumulou seu 9º jogo com +20 pontos nas últimas 12 rodadas (João Pires/LNB)
10-1
O UniCEUB/BRBCARD/Brasília carrega um retrospecto de respeito contra a LSB/Uniso na história do NBB CAIXA. Desde a entrada da equipe sorocabana na competição, em 2011/2012, o Time de Lobos venceu dez das 11 partidas que disputou contra o time de Rinaldo Rodrigues. A única derrota candanga aconteceu em 2014/2015, em Sorocaba (SP), por 91 a 76.
Garçom fazendo mágica
Líder em assistências deste NBB CAIXA, com média de 6,7 por jogo, Fúlvio tem de uma bela sequência de atuações expressivas. Na derrota para o Vitória, fez 19 pontos. Na sequência, contra o Solar Cearense, fez 11 pontos em 11 tentados (100%) e ainda deu dez assistências (duplo-duplo). Já diante do Paulistano, na última terça-feira, fez 20 pontos e deu oito servidas.

Marcus Toledo e Douglas Nathan farão mais um duelo entre os irmãos neste NBB CAIXA (Instagram/Etex Design)
Irmãos frente a frente
O confronto entre Solar Cearense e Banrisul/Caxias Basquete colocará frente a frente os irmãos Marcus Toledo, de 30 anos, e Douglas Nathan, de 32. No primeiro duelo entre eles, no primeiro turno, na serra gaúcha, melhor para o caçula, que contribuiu com nove pontos para o triunfo do Carcará, por 74 a 65.
Mitaram!
A primeira ida do Flamengo a Campo Mourão na história foi inesquecível para Marcelinho Machado e Marquinhos. No primeiro turno, Machado registrou 25 pontos somente no terceiro quarto e terminou o duelo com 30. Já o camisa 11 acertou sete bolas de 3 pontos em oito tentadas e totalizou 28 tentos. Juntos, os atletas combinaram para 58 dos 90 pontos do clube da Gávea (64,4%), que venceu os mourãoenses por 90 a 69.
Só deu Vitória
Apesar de bastante recente, o clássico entre Universo/Vitória e Vasco no basquete é dominado pelo rubro-negro baiano, que venceu os dois duelos até agora. Primeiro, na pré-temporada, no torneio Super Four Rio-Nordeste, em Fortaleza (CE), a equipe do técnico Régis Marrelli levou a melhor, por 70 a 66. Depois, no NBB CAIXA, venceu em pleno São Januário, por 70 a 60.
Embalo histórico
Com quatro vitórias consecutivas, o Franca Basquete/Magazine Luiza vive sua maior sequência invicta das últimas três temporadas. Sexto colocado, o time do técnico Helinho Garcia terá como adversário o EC Pinheiros, que se vencer nesta quinta-feira no Pedrocão poderá ultrapassar o esquadrão francano na classificação dependendo dos resultados de Campo Mourão e Vasco da Gama.

Com 4 vitórias seguidas, Franca tem sua maior sequência invicta desde 2012/2013 (Newton Nogueira/Franca Basquete)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca