HOJE
#10Fatos - 16/02
Por Douglas Carraretto
Reedições de jogos épicos do 1º turno, estrelas em alta e sequência histórica do Franca: confira os 10 principais fatos da maior rodada deste NBB CAIXA
A edição 2016/2017 do NBB CAIXA terá sua maior rodada nesta quinta-feira. Com sete partidas, a noite do fã do basquete brasileiro será para lá de agitada e certamente emoção não vai faltar. Os destaques ficam por conta das reedições de confrontos épicos do primeiro turno, os ótimos momentos de Fúlvio e Shamell e a sequência histórica do Franca Basquete/Magazine Luiza. Não perca!
+Quer ajudar a definir quem irá para o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA? Entre e vote!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira as partidas da rodada desta quinta-feira (16/02):
19h – Minas Tênis Clube x Paulistano/Corpore
19h30 – Macaé Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor
20h – Flamengo x Campo Mourão – ao vivo via Facebook Live na página do NBB
20h – UniCEUB/BRBCARD/Brasília x LSB/Uniso
20h10 – Franca Basquete/Magazine Luiza x EC Pinheiros
20h30 – Solar Cearense x Banrisul/Caxias Basquete
21h – Universo/Vitória x Vasco da Gama
Confira os #10Fatos da rodada desta quinta-feira (16/02) do NBB CAIXA:
Vai ultrapassar?
O Minas Tênis Clube (12º) entrará em quadra contra o Paulistano/Corpore (10º) determinado a ultrapassá-lo na tabela de classificação. Mas para isso, a equipe de Belo Horizonte precisa vencer por 13 pontos ou mais, para assim superar o saldo negativo da derrota do primeiro turno (98 a 86) e ficar com vantagem no empate de campanhas.
Foi épico
E por falar em primeiro turno, Paulistano e Minas fizeram uma batalha épica no duelo em São Paulo. Com diversas alternâncias de liderança no placar, a equipe paulista levou a melhor ao contar com o brilho do garoto Georginho, de 20 anos, que quebrou quatro recordes pessoais no NBB CAIXA ao deixar a quadra com 25 pontos, nove rebotes, sete assistências e 32 de eficiência.
Lembrança
A última vitória do Macaé Basquete neste NBB CAIXA foi justamente contra o Mogi das Cruzes/Helbor, em pleno Hugo Ramos, há pouco menos de um mês. Na prorrogação, a equipe do técnico Léo Costa segurou a pressão dos donos da casa e saiu de quadra com um expressivo triunfo, por 75 a 69. Desde então foram cinco derrotas seguidas para o time da Capital do Petróleo.
Quem segura o Shamell?
Mas para tentar bater os mogianos novamente o Macaé terá que segurar Shamell. O experiente norte-americano vem de atuação incrível na derrota para o Flamengo, com 29 pontos. Com isso, fez seu nono jogo com 20 pontos ou mais nas 12 últimas oportunidades. Depois do desempenho contra o Fla, o camisa 24 assumiu o posto de terceiro cestinha do NBB CAIXA, com 19,93 pontos por jogo.
10-1
O UniCEUB/BRBCARD/Brasília carrega um retrospecto de respeito contra a LSB/Uniso na história do NBB CAIXA. Desde a entrada da equipe sorocabana na competição, em 2011/2012, o Time de Lobos venceu dez das 11 partidas que disputou contra o time de Rinaldo Rodrigues. A única derrota candanga aconteceu em 2014/2015, em Sorocaba (SP), por 91 a 76.
Garçom fazendo mágica
Líder em assistências deste NBB CAIXA, com média de 6,7 por jogo, Fúlvio tem de uma bela sequência de atuações expressivas. Na derrota para o Vitória, fez 19 pontos. Na sequência, contra o Solar Cearense, fez 11 pontos em 11 tentados (100%) e ainda deu dez assistências (duplo-duplo). Já diante do Paulistano, na última terça-feira, fez 20 pontos e deu oito servidas.
Irmãos frente a frente
O confronto entre Solar Cearense e Banrisul/Caxias Basquete colocará frente a frente os irmãos Marcus Toledo, de 30 anos, e Douglas Nathan, de 32. No primeiro duelo entre eles, no primeiro turno, na serra gaúcha, melhor para o caçula, que contribuiu com nove pontos para o triunfo do Carcará, por 74 a 65.
Mitaram!
A primeira ida do Flamengo a Campo Mourão na história foi inesquecível para Marcelinho Machado e Marquinhos. No primeiro turno, Machado registrou 25 pontos somente no terceiro quarto e terminou o duelo com 30. Já o camisa 11 acertou sete bolas de 3 pontos em oito tentadas e totalizou 28 tentos. Juntos, os atletas combinaram para 58 dos 90 pontos do clube da Gávea (64,4%), que venceu os mourãoenses por 90 a 69.
Só deu Vitória
Apesar de bastante recente, o clássico entre Universo/Vitória e Vasco no basquete é dominado pelo rubro-negro baiano, que venceu os dois duelos até agora. Primeiro, na pré-temporada, no torneio Super Four Rio-Nordeste, em Fortaleza (CE), a equipe do técnico Régis Marrelli levou a melhor, por 70 a 66. Depois, no NBB CAIXA, venceu em pleno São Januário, por 70 a 60.
Embalo histórico
Com quatro vitórias consecutivas, o Franca Basquete/Magazine Luiza vive sua maior sequência invicta das últimas três temporadas. Sexto colocado, o time do técnico Helinho Garcia terá como adversário o EC Pinheiros, que se vencer nesta quinta-feira no Pedrocão poderá ultrapassar o esquadrão francano na classificação dependendo dos resultados de Campo Mourão e Vasco da Gama.