HOJE
#10Fatos – 20/12
Por Liga Nacional de Basquete
Sequências em jogo, novidade no Vasco e recorde próximo de Shilton: confira os 10 principais fatos das 6 partidas desta terça-feira (20/12)
A rodada desta terça-feira (20/12) promete fortes emoções. Seis partidas agitarão o início da última semana do NBB CAIXA em 2016 e diversos fatos interessantes deixam o dia ainda mais atrativo. Tem sequências (positivas e negativas) em jogo, novidade no comando do Vasco da Gama e marca histórica próxima de Shilton. Confira!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os #10Fatos das partidas desta terça-feira (20/12) do NBB CAIXA 16/17:
Retorno ao Juquinha
Depois de dois jogos fora de casa consecutivos, o Macaé Basquete voltará ao palco de sua primeira e última vitória no NBB CAIXA: o Ginásio Juquinha. Naquela ocasião, a equipe do litoral norte fluminense contou com arremesso decisivo no estouro do cronômetro para bater a LSB/Uniso, pelo placar de 68 a 66. Será que o feito se repete contra o Vitória?
Para voltar a vencer
O Universo/Vitória começou a atual edição do NBB CAIXA vencendo os seis primeiros jogos. No entanto, a boa fase não teve procedência, e a equipe baiana sofreu três derrotas nas últimas três rodadas, para Campo Mourão, Franca Basquete/Magazine Luiza e Gocil/Bauru. Agora, tentará retomar o rumo das vitórias diante do Macaé.
Más lembranças
Único invicto, o líder Flamengo não tem boas lembranças do Solar Cearense no último NBB CAIXA. No Rio de Janeiro, o Carcará voou baixo e bateu os rubro-negros em pleno Tijuca, por 67 a 66, com arremesso vencedor de Duda Machado, ex-Fla. Esta foi primeira e única vitória do Cearense sobre o clube da Gávea na história do NBB CAIXA, e o placar geral do confronto é de 7 a 1 para os pentacampeões.

Um dos desfalques do Basquete Cearense, Duda foi autor da bola da vitória do Cearense contra o Flamengo no último NBB CAIXA (Gilvan de Souza/Flamengo)
Muitos desfalques
Para encarar o líder invicto, o Solar Cearense ainda não terá o elenco completo à sua disposição. Com um problema no calcanhar, Audrei permanece fora, assim como Duda Machado, com uma torção no joelho – deve voltar às quadras em dois meses. Com um problema no ombro, o armador Gustavinho é dúvida.
Será que embala?
O Banrisul/Caxias Basquete conquistou sua primeira vitória no NBB CAIXA na última sexta-feira ao superar o Macaé, em casa, por 87 a 83. Agora, diante do Paulistano/Corpore, em São Paulo (SP), a equipe gaúcha tentará emplacar sua primeira sequência positiva na competição.
Está embalado
Em franca ascensão, o Paulistano/Corpore vem de duas vitórias seguidas fora de casa, sobre Campo Mourão e o rival EC Pinheiros, no dérbi da capital paulista. Com os resultados, a equipe do técnico Gustavo De Conti pulou para a sétima colocação e agora tem cinco triunfos em nove jogos (55,6% de aproveitamento).
Perto dos 2 mil
Segundo maior reboteiro da história do NBB CAIXA, o pivô Shilton, do Bauru, está a três rebotes de completar a marca dos 2.000 na competição. A marca pode ser alcançada justamente contra seu ex-time, o Minas. Se conseguir, o experiente atleta se juntará a Olivinha, do Flamengo, como únicos atletas a ultrapassar os 2.000 rebotes em todos os tempos do campeonato.

Shilton tem 1.997 rebotes na conta e pode ser o 2º na história do NBB CAIXA a completar os 2.000 (João Pires/LNB)
Cortou as asas
O UniCEUB/BRBCARD/Brasília estava voando na temporada. Porém, sua sequência de cinco vitórias seguidas foi quebrada pelo estreante Campo Mourão, que foi à capital federal, ignorou os quatro desfalques (Betinho, Douglas Nunes, Andrezão e Atílio) e superou os tricampeões do NBB CAIXA em plena ASCEB, por 78 a 76. Agora, o time brasiliense buscará retomar o rumo das vitórias diante da LSB/Uniso, 13ª colocada.
Pelo fim da seca
A LSB/Uniso teve seu melhor início na história do NBB CAIXA ao ganhar os dois primeiros jogos. Porém, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues não conseguiu mais vencer desde então e já acumula sete derrotas de maneira consecutiva, para Bauru, Minas, Brasília, Flamengo, Macaé, Mogi e Pinheiros.
Dedé Barbosa no Vasco
Anunciado nesta segunda-feira, o técnico Dedé Barbosa fará sua estreia no comando do Vasco da Gama já nesta terça-feira, diante da LSB/Uniso. O treinador, que esteve à frente do Rio Claro na última temporada, faturou o Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico da edição 2014/2015 do NBB CAIXA. Christiano Pereira, que comandou o Vasco no início da temporada, será assistente técnico.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
