HOJE
#10Fatos – 20/12
Por Liga Nacional de Basquete
Sequências em jogo, novidade no Vasco e recorde próximo de Shilton: confira os 10 principais fatos das 6 partidas desta terça-feira (20/12)
A rodada desta terça-feira (20/12) promete fortes emoções. Seis partidas agitarão o início da última semana do NBB CAIXA em 2016 e diversos fatos interessantes deixam o dia ainda mais atrativo. Tem sequências (positivas e negativas) em jogo, novidade no comando do Vasco da Gama e marca histórica próxima de Shilton. Confira!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os #10Fatos das partidas desta terça-feira (20/12) do NBB CAIXA 16/17:
Retorno ao Juquinha
Depois de dois jogos fora de casa consecutivos, o Macaé Basquete voltará ao palco de sua primeira e última vitória no NBB CAIXA: o Ginásio Juquinha. Naquela ocasião, a equipe do litoral norte fluminense contou com arremesso decisivo no estouro do cronômetro para bater a LSB/Uniso, pelo placar de 68 a 66. Será que o feito se repete contra o Vitória?
Para voltar a vencer
O Universo/Vitória começou a atual edição do NBB CAIXA vencendo os seis primeiros jogos. No entanto, a boa fase não teve procedência, e a equipe baiana sofreu três derrotas nas últimas três rodadas, para Campo Mourão, Franca Basquete/Magazine Luiza e Gocil/Bauru. Agora, tentará retomar o rumo das vitórias diante do Macaé.
Más lembranças
Único invicto, o líder Flamengo não tem boas lembranças do Solar Cearense no último NBB CAIXA. No Rio de Janeiro, o Carcará voou baixo e bateu os rubro-negros em pleno Tijuca, por 67 a 66, com arremesso vencedor de Duda Machado, ex-Fla. Esta foi primeira e única vitória do Cearense sobre o clube da Gávea na história do NBB CAIXA, e o placar geral do confronto é de 7 a 1 para os pentacampeões.
Muitos desfalques
Para encarar o líder invicto, o Solar Cearense ainda não terá o elenco completo à sua disposição. Com um problema no calcanhar, Audrei permanece fora, assim como Duda Machado, com uma torção no joelho – deve voltar às quadras em dois meses. Com um problema no ombro, o armador Gustavinho é dúvida.
Será que embala?
O Banrisul/Caxias Basquete conquistou sua primeira vitória no NBB CAIXA na última sexta-feira ao superar o Macaé, em casa, por 87 a 83. Agora, diante do Paulistano/Corpore, em São Paulo (SP), a equipe gaúcha tentará emplacar sua primeira sequência positiva na competição.
Está embalado
Em franca ascensão, o Paulistano/Corpore vem de duas vitórias seguidas fora de casa, sobre Campo Mourão e o rival EC Pinheiros, no dérbi da capital paulista. Com os resultados, a equipe do técnico Gustavo De Conti pulou para a sétima colocação e agora tem cinco triunfos em nove jogos (55,6% de aproveitamento).
Perto dos 2 mil
Segundo maior reboteiro da história do NBB CAIXA, o pivô Shilton, do Bauru, está a três rebotes de completar a marca dos 2.000 na competição. A marca pode ser alcançada justamente contra seu ex-time, o Minas. Se conseguir, o experiente atleta se juntará a Olivinha, do Flamengo, como únicos atletas a ultrapassar os 2.000 rebotes em todos os tempos do campeonato.
Cortou as asas
O UniCEUB/BRBCARD/Brasília estava voando na temporada. Porém, sua sequência de cinco vitórias seguidas foi quebrada pelo estreante Campo Mourão, que foi à capital federal, ignorou os quatro desfalques (Betinho, Douglas Nunes, Andrezão e Atílio) e superou os tricampeões do NBB CAIXA em plena ASCEB, por 78 a 76. Agora, o time brasiliense buscará retomar o rumo das vitórias diante da LSB/Uniso, 13ª colocada.
Pelo fim da seca
A LSB/Uniso teve seu melhor início na história do NBB CAIXA ao ganhar os dois primeiros jogos. Porém, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues não conseguiu mais vencer desde então e já acumula sete derrotas de maneira consecutiva, para Bauru, Minas, Brasília, Flamengo, Macaé, Mogi e Pinheiros.
Dedé Barbosa no Vasco
Anunciado nesta segunda-feira, o técnico Dedé Barbosa fará sua estreia no comando do Vasco da Gama já nesta terça-feira, diante da LSB/Uniso. O treinador, que esteve à frente do Rio Claro na última temporada, faturou o Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico da edição 2014/2015 do NBB CAIXA. Christiano Pereira, que comandou o Vasco no início da temporada, será assistente técnico.