HOJE
#10Fatos - 22/03
Por Vicente Machado
Confronto dos baixinhos, reencontro com carrasco e briga por posições: Confira os 10 principais fatos da rodada desta quarta-feira
O Jogo das Estrelas 2017 mal acabou e o NBB CAIXA 16/17 já volta com todo vapor. Na reta final da fase de classificação, a rodada desta quarta-feira (22/03) chega com o pé na porta para o fã da bola laranja, com cinco grandes partidas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira as partidas desta quarta:
11h00 – Vasco da Gama x LSB/Uniso
19h30 – Solar Cearense x Flamengo
20h00 – Universo/Vitória x Macaé Basquete
20h05 – Banrisul/Caxias do Sul x Paulistano/Corpore
20h15 – Campo Mourão Basquete x EC Pinheiros
Deu LSB!
O primeiro confronto da história do NBB CAIXA entre LSB e Vasco foi melhor para o time paulista. Em um jogo extremamente equilibrado, os comandados de Rinaldo Rodrigues tiveram uma grande atuação no segundo tempo da partida e saíram com a vitória, por 74 a 70, do Ginásio Gualberto Moreira. Será que a história se repete no Rio de Janeiro?
Pela recuperação
Tanto Liga Sorocabana quanto Vasco querem deixar para trás suas últimas atuações antes da pausa para o Jogo das Estrelas. Enquanto a equipe paulista sofreu sua pior derrota na temporada, por 92 a 57, para o Paulistano, o time carioca também teve um resultado negativo expressivo, por 76 a 57, diante do Caxias.

No primeiro turno, Basquete Cearense encerrou a invencibilidade do Flamengo no NBB CAIXA 16/17 (Staff Images/Flamengo)
Carrasco recente
Na primeira partida entre Basquete Cearense e Flamengo nesta temporada, os comandados de Alberto Bial interromperam o ótimo início de NBB CAIXA da equipe carioca. Invictos até então, com oito vitórias e nenhuma derrota, os rubro-negros foram superados dentro de casa, por 94 a 88, com direito a prorrogação, em uma das grandes atuações de Davi Rossetto nesta edição (30 pontos, cinco rebotes e nove assistências).
Momento ótimo
Para vingar a derrota do primeiro turno, o Flamengo conta com o ótimo momento vivido pelo atual MVP do NBB CAIXA. No clássico contra o Vasco, Marquinhos deixou a quadra como o grande nome da partida, com 25 pontos e sete assistências. Já no último jogo do rubro-negro, o ala foi o cestinha, com 23 pontos, na vitória sobre o Macaé, por 82 a 80.
Perseguindo o G-4
O Vitória segue na briga para terminar a fase de classificação do NBB CAIXA entre os quatro primeiros e avançar automaticamente às quartas de final. Neste momento, o rubro-negro baiano tem a sexta posição, com campanha idêntica ao quinto colocado Franca Basquete/Magazine Luiza (15 vitórias e nove derrotas), um triunfo abaixo do Gocil/Bauru Basket, time mais próximo dentro do G-4.

No primeiro duelo entre os “baixinhos”, Dawkins levou a melhor e liderou Vitória ao resultado positivo (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)
Confronto dos baixinhos
No alto de seus 1,80m e 1,75m de altura, Kenny Dawkins e Kendall Anthony, respectivamente, estão tumultuando as quadras do NBB CAIXA nesta temporada. Dois dos melhores armadores desta edição, os “baixinhos” estarão frente a frente pela segunda vez na competição. No primeiro turno, melhor para o norte-americano do rubro-negro, que anotou 17 pontos e distribuiu cinco assistências no triunfo do Vitória, por 67 a 59.
Com moral
Tanto Caxias quanto Paulistano vêm bem motivados para o jogo desta quarta. Antes da pausa para o Jogo das Estrelas, as duas equipes tiveram suas melhores atuações no NBB CAIXA 16/17. Enquanto a equipe gaúcha venceu o Vasco, por 76 a 57, o time da capital paulista bateu a Liga Sorocabana, por 92 a 57.
Confronto direto
Tentando permanecer entre os oito primeiros colocados para ter mando de quadra na fase oitavas de final, Campo Mourão e Pinheiros travarão um confronto direto nesta quarta. Atualmente, a equipe da capital paulista está na sétima posição, com 14 vitórias e dez derrotas, enquanto o time paranaense é o oitavo colocado, com 13 resultados positivos contra 12 negativos.

Com bola da vitória de Cauê Verzola, Campo Mourão bateu Pinheiros fora de casa (Alex Tavares/LNB)
Clutch foi pouco
Se depender de Cauê Verzola, o Campo Mourão alcançará mais um resultado positivo sobre o Pinheiros. No primeiro turno, o armador do time paraense decidiu o confronto entre os dois times. Com o jogo empatado até o último lance, o camisa 8 mourãoense chamou a responsabilidade e converteu o arremesso decisivo na última posse de bola da partida, dando ao seu time a vitória, por 78 a 76, fora de casa.
De volta ao dia-a-dia
Os dias de reinado de Corderro Bennett chegaram ao fim. Passado o Jogo das Estrelas 2017, o campeão do Torneio de Enterradas está de volta à rotina do NBB CAIXA 16/17. No duelo do primeiro turno entre Pinheiros e Campo Mourão, o armador norte-americano teve uma de suas melhores atuações na temporada, com 23 pontos, sete rebotes e seis assistências.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca