HOJE
#10Fatos – 22/12
Por Liga Nacional de Basquete
Marca histórica de Olivinha, jovens “on fire” e “bola nele”: confira os 10 principais fatos das partidas desta quinta-feira do NBB CAIXA 2016/2017
A última “rodada cheia” do ano de 2016 está imperdível. Com a realização de cinco jogos, diversos fatos interessantes deixam a quinta-feira (22/12) ainda mais atrativa. Tem o clássico rubro-negro, tem recorde próximo de Olivinha, reencontros no Panela de Pressão, jovens líderes se encontrando no Pedrocão e Castellon cirúrgico nas vitórias da LSB/Uniso.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os #10Fatos mais interessantes da rodada desta quinta-feira (22/12):
100 duplos-duplos?
Líder em duplos-duplos da história do NBB CAIXA e também desta edição, com seis, o ala/pivô Olivinha está a um passo de uma marca inédita. Se fizer mais um duplo-duplo, será o primeiro a atingir a marca dos 100 em todos os tempos do campeonato. O segundo colocado no ranking é Murilo Becker, do Vasco, que tem 69 na conta, 30 a menos que o camisa 16 do Flamengo.
Invencibilidade histórica
O Flamengo nunca perdeu para o Vitória no universo do basquete masculino adulto. E não foram triunfos quaisquer. Nos três confrontos que fizeram nos últimos tempos, o rubro-negro carioca ganhou todas por mais de 23 pontos de diferença. No último NBB CAIXA, as vitórias vieram por 48 (101 a 53) e 26 (96 a 70) de vantagem, e no Super Four de Fortaleza foi por 24 pontos (76 a 52).
Pela ultrapassagem
Gocil/Bauru e UniCEUB/BRBCARD/Brasília entrarão em quadra com apenas um objetivo: o G-4. Se vencer, o Dragão, atualmente sexto colocado, assumirá o posto da equipe candanga, que hoje é vice-líder, com sete triunfos em dez jogos (70%). Isso acontecerá porque os bauruenses têm seis vitórias em dez partidas (60%) e igualarão campanha do Time de Lobos, o que os dá a ultrapassagem por superioridade no confronto direto.
Foi semi
Bauru e Brasília ainda fizeram uma das semifinais da última temporada do NBB CAIXA. Dominante, o time do técnico Demétrius Ferracciú “varreu” o Time de Lobos na série melhor de cinco, por 3 a 0, e avançou à grande decisão pelo segundo ano seguido. Na Final contra o Flamengo, foi derrotado por 3 a 2 e ficou com seu segundo vice-campeonato nacional consecutivo.
Reencontros
A partida entre Bauru e Brasília terá dois reencontros especiais. Do lado bauruense, Valtinho atuou no time candango nas duas primeiras temporadas do NBB CAIXA e foi campeão da edição 2009/2010 por lá, além de faturar a Liga das Américas de 2009. Do outro lado, Pilar ganhou destaque no NBB CAIXA justamente com a camisa do Bauru, na qual defendeu por três anos.
Só pra 3
Bauru e Brasília ainda são duas das equipes que mais acertam bolas de 3 pontos no NBB CAIXA: 11,4 para os bauruenses (2º) e 10,1 para os brasilienses (3º). Deryk e Jefferson William possuem médias idênticas de acertos: 2,7 por partida. Quem será que leva esse “bombardeio”?
Hettsheimeir impossível
Bauru apostará na grande fase de Hettsheimeir para tentar voltar ao G-4 no fechamento de 2016. O pivô foi o cestinha dos cinco últimos jogos do Dragão e nestes somou incrível média de 28,4 pontos. No último, registrou 32 pontos mas não evitou o revés do Bauru para o Minas Tênis Clube, em pleno Panela de Pressão, por 86 a 75.
Davi = Golias
Que momento vive o “gigante” Davi Rossetto. Somente na última semana, o armador de 24 anos quebrou o recorde da temporada ao fazer 36 pontos na vitória do Solar Cearense contra o Franca, beirou o triplo-duplo na derrota para o Bauru (20 pontos, nove assistências e oito rebotes) e liderou o histórico triunfo do Carcará sobre o Flamengo em pleno Rio de Janeiro, na prorrogação, com nada menos que 30 pontos e nove servidas.
Bola no Castellon
Rafael Castellon foi o cestinha de todas as três vitórias da LSB/Uniso na atual temporada do NBB CAIXA. Nas duas primeiras rodadas, anotou respectivos 25 e 19 pontos nos triunfos sobre Campo Mourão e Franca e, na última terça-feira, foi o anotador máximo da equipe no êxito sobre o Vasco da Gama, com 20 pontos. É bola nele!
Jovens e líderes
Franca e Minas entrarão em quadra nesta quinta-feira com dois garotos em alta, ambos frutos da LDB. Do lado francano, Alexey, de 21 anos, é o atleta mais eficiente da equipe e vem de duas partidas de 17 pontos, nas vitórias sobre Solar Cearense e Brasília. Já do lado mineiro o destaque fica por conta de Danilo Siqueira, de 22, que está em ótima fase e acumula média de 20,0 pontos nos últimos quatro jogos.