HOJE
#10Fatos – 22/12
Por Liga Nacional de Basquete
Marca histórica de Olivinha, jovens “on fire” e “bola nele”: confira os 10 principais fatos das partidas desta quinta-feira do NBB CAIXA 2016/2017
A última “rodada cheia” do ano de 2016 está imperdível. Com a realização de cinco jogos, diversos fatos interessantes deixam a quinta-feira (22/12) ainda mais atrativa. Tem o clássico rubro-negro, tem recorde próximo de Olivinha, reencontros no Panela de Pressão, jovens líderes se encontrando no Pedrocão e Castellon cirúrgico nas vitórias da LSB/Uniso.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os #10Fatos mais interessantes da rodada desta quinta-feira (22/12):

Olivinha tem 99 duplos-duplos na história do NBB CAIXA e pode ser o 1º a chegar a 100 (Gilvan de Souza/Flamengo)
100 duplos-duplos?
Líder em duplos-duplos da história do NBB CAIXA e também desta edição, com seis, o ala/pivô Olivinha está a um passo de uma marca inédita. Se fizer mais um duplo-duplo, será o primeiro a atingir a marca dos 100 em todos os tempos do campeonato. O segundo colocado no ranking é Murilo Becker, do Vasco, que tem 69 na conta, 30 a menos que o camisa 16 do Flamengo.
Invencibilidade histórica
O Flamengo nunca perdeu para o Vitória no universo do basquete masculino adulto. E não foram triunfos quaisquer. Nos três confrontos que fizeram nos últimos tempos, o rubro-negro carioca ganhou todas por mais de 23 pontos de diferença. No último NBB CAIXA, as vitórias vieram por 48 (101 a 53) e 26 (96 a 70) de vantagem, e no Super Four de Fortaleza foi por 24 pontos (76 a 52).
Pela ultrapassagem
Gocil/Bauru e UniCEUB/BRBCARD/Brasília entrarão em quadra com apenas um objetivo: o G-4. Se vencer, o Dragão, atualmente sexto colocado, assumirá o posto da equipe candanga, que hoje é vice-líder, com sete triunfos em dez jogos (70%). Isso acontecerá porque os bauruenses têm seis vitórias em dez partidas (60%) e igualarão campanha do Time de Lobos, o que os dá a ultrapassagem por superioridade no confronto direto.
Foi semi
Bauru e Brasília ainda fizeram uma das semifinais da última temporada do NBB CAIXA. Dominante, o time do técnico Demétrius Ferracciú “varreu” o Time de Lobos na série melhor de cinco, por 3 a 0, e avançou à grande decisão pelo segundo ano seguido. Na Final contra o Flamengo, foi derrotado por 3 a 2 e ficou com seu segundo vice-campeonato nacional consecutivo.

Bauru despachou Brasília na semifinal do último NBB CAIXA com “varrida” por 3 a 0 (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Reencontros
A partida entre Bauru e Brasília terá dois reencontros especiais. Do lado bauruense, Valtinho atuou no time candango nas duas primeiras temporadas do NBB CAIXA e foi campeão da edição 2009/2010 por lá, além de faturar a Liga das Américas de 2009. Do outro lado, Pilar ganhou destaque no NBB CAIXA justamente com a camisa do Bauru, na qual defendeu por três anos.
Só pra 3
Bauru e Brasília ainda são duas das equipes que mais acertam bolas de 3 pontos no NBB CAIXA: 11,4 para os bauruenses (2º) e 10,1 para os brasilienses (3º). Deryk e Jefferson William possuem médias idênticas de acertos: 2,7 por partida. Quem será que leva esse “bombardeio”?
Hettsheimeir impossível
Bauru apostará na grande fase de Hettsheimeir para tentar voltar ao G-4 no fechamento de 2016. O pivô foi o cestinha dos cinco últimos jogos do Dragão e nestes somou incrível média de 28,4 pontos. No último, registrou 32 pontos mas não evitou o revés do Bauru para o Minas Tênis Clube, em pleno Panela de Pressão, por 86 a 75.
Davi = Golias
Que momento vive o “gigante” Davi Rossetto. Somente na última semana, o armador de 24 anos quebrou o recorde da temporada ao fazer 36 pontos na vitória do Solar Cearense contra o Franca, beirou o triplo-duplo na derrota para o Bauru (20 pontos, nove assistências e oito rebotes) e liderou o histórico triunfo do Carcará sobre o Flamengo em pleno Rio de Janeiro, na prorrogação, com nada menos que 30 pontos e nove servidas.
Bola no Castellon
Rafael Castellon foi o cestinha de todas as três vitórias da LSB/Uniso na atual temporada do NBB CAIXA. Nas duas primeiras rodadas, anotou respectivos 25 e 19 pontos nos triunfos sobre Campo Mourão e Franca e, na última terça-feira, foi o anotador máximo da equipe no êxito sobre o Vasco da Gama, com 20 pontos. É bola nele!
Jovens e líderes
Franca e Minas entrarão em quadra nesta quinta-feira com dois garotos em alta, ambos frutos da LDB. Do lado francano, Alexey, de 21 anos, é o atleta mais eficiente da equipe e vem de duas partidas de 17 pontos, nas vitórias sobre Solar Cearense e Brasília. Já do lado mineiro o destaque fica por conta de Danilo Siqueira, de 22, que está em ótima fase e acumula média de 20,0 pontos nos últimos quatro jogos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

