#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 23/02

24-02-2017 | 04:37
Por Liga Nacional de Basquete

Retorno de Helinho a São Januário, sequência histórica do Bauru e jejum chegando ao fim: confira os 10 principais fatos da rodada desta terça-feira

A rodada desta quinta-feira (23/02) do NBB CAIXA, que terá quatro partidas, será para lá de especial. Principalmente para Helinho Garcia, técnico do Franca Basquete, que retornará a São Januário depois de um longo tempo. Por lá, o ex-jogador se consagrou com a camisa do Vasco da Gama ao conquistar dois títulos nacionais.

Além disso, a rodada contará com a reedição da Final do NBB CAIXA 2013/2014 entre Paulistano/Corpore e Flamengo, o embalado Gocil/Bauru Basket podendo alcançar uma sequência histórica no campeonato e o fim das secas de LSB/Uniso ou Macaé Basquete.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da rodada desta quinta-feira (23/02) do NBB CAIXA:

Depois do grande sucesso da sexta edição, NBB teve seu primeiro ato para a realização da temporada 2014/2015 (Luiz Pires/LNB)

Em 2013/2014 o Flamengo foi campeão do NBB CAIXA em cima do Paulistano (Luiz Pires/LNB)

Já foi Final

O Flamengo e Paulistano/Corpore estiveram frente a frente decidindo o troféu da edição 2013/2014 do NBB CAIXA. Em jogo único, a equipe rubro-negra levou a melhor pelo placar mais apertado da história das finais em jogo único (77 a 73) e conquistou o segundo de sua sequência de quatro títulos nacionais.

Só dá Fla

O retrospecto do duelo entre Flamengo e Paulistano no NBB CAIXA é totalmente favorável aos cariocas. Em 21 partidas, o clube da Gávea venceu 19 e perdeu apenas duas. A última vitória da equipe paulista no confronto foi na temporada passada, quando levou a melhor por 67 a 61, no Ginásio Antonio Prado Jr, palco do duelo desta quinta-feira.

Georginho on fire

Na última rodada o garoto Georginho registrou seu recorde de pontos na história do NBB CAIXA ao fazer 26 contra o Macaé. A atuação foi quase perfeita, pois o armador de 20 anos errou apenas um arremesso na partida inteira (4/4 nos 3 pontos e 5/6 nos 2 pontos e 4/4 nos lances livres). Sob seu comando, o alvirrubro venceu por 85 a 65 e emplacou seu segundo triunfo seguido.

Time juvenil do Paulistano, em 1998. José Neto (à cima) era o preparador físico, e Gustavo de Conti (à baixo) era atleta (Divulgação/FPB)

Time juvenil do Paulistano, em 1998. José Neto (à cima) era o preparador físico, e Gustavo de Conti (à baixo) era atleta (Divulgação/FPB)

Especial

É sempre bom lembrar que o duelo entre Flamengo e Paulistano será interessante também nos bancos de reserva. Os técnicos José Neto e Gustavo De Conti iniciaram suas carreiras juntos no Paulistano, em uma parceria que surgiu em 1998. Na época, Gustavo era atleta da categoria juvenil e Neto era o preparador físico do clube. Anos mais tarde, os dois foram promovidos: José Neto a técnico da categoria adulta e Gustavo seu auxiliar. A aliança durou até 2007, quando Neto deixou o Paulistano. No entanto, reeditaram a parceria na Seleção Brasileira, como assistentes do técnico Rubén Magnano.

Dúvida

Desfalque na derrota para o Paulistano na rodada passada devido a um problema no pé, o norte-americano Kendall Anthony é dúvida para o duelo entre Macaé e LSB/Uniso. O armador é o grande destaque da equipe macaense no NBB CAIXA, com média de 18,4 pontos e 5,6 assistências por partida.

Quem volta a vencer?

O confronto entre Liga Sorocabana e Macaé colocará frente a frente as duas maiores sequências de derrotas do NBB CAIXA 2016/2017. De um lado, os sorocabanos, que ainda não venceram em 2017, acumulam dez derrotas seguidas e têm o maior jejum de vitórias em vigor no campeonato. Do outro, os macaenses não sabem o que é vencer há sete rodadas. Quem coloca um ponto final na seca?

Demétrius, técnico do Bauru (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Bauru pode alcançar sua maior sequência de vitórias no NBB CAIXA fora as 26 seguidas de 2013/2014 (Caio Casagrande/Bauru Basket)

A um passo da história

Com sete vitórias consecutivas, o Gocil/Bauru Basket está a um passo de uma sequência histórica. Se ganhar do Banrisul/Caxias do Sul Basquete, o Dragão emplacará sua maior série invicta no NBB CAIXA fora as 26 seguidas de 2014/2015, que é a maior sequência de todos os tempos do campeonato. Será que o Dragão chega?

Antonio, do Franca, e Arthur, do Caxias

Com 3 prorrogações, Caxias e Franca fizeram o jogo mais longo das últimas 3 temporadas (Luis Erbes/Caxias Basquete)

Haja fôlego!

Adversário do Bauru nesta quinta-feira, o Banrisul/Caxias do Sul Basquete vem de uma partida histórica. Com três prorrogações, a equipe da serra gaúcha foi derrotada pelo Franca Basquete/Magazine Luiza, por 100 a 95, na partida mais longa do NBB CAIXA nas últimas três temporadas. Será que os caxienses terão fôlego para segurar o embalado do Dragão?

Que fase

Com o suado triunfo em solo caxiense após três prorrogações, o Franca Basquete/Magazine Luiza ampliou sua sequência de vitórias para seis consecutivas – a maior desde 2012/2013 – e ficou ainda mais perto da maior série invicta da história da equipe, que é de oito partidas, em 2009/2010. Se vencer o Vasco, o time francano ficará a um passo da marca, que poderá ser alcançada no clássico contra o rival Bauru, no dia 04 de março. Será?

De volta a São Januário

Helinho Garcia construiu grande parte de sua gloriosa carreira de jogador com a camisa do Franca Basquete, mas se consagrou também com o manto do Vasco da Gama. Pelo Gigante do Basquete, o agora treinador do Franca conquistou dois de seus seis títulos nacionais na carreira, em 2001 e 2002. Nesta quinta-feira, Helinho retornará a São Januário pela primeira vez em um longo tempo.

Hélio Rubens Garcia comemora título pelo Vasco juntamente com o filho Helinho

Helinho foi bicampeão nacional pelo Vasco da Gama ao lado de seu pai, o lendário Hélio Rubens (Arquivo)