HOJE
#10Fatos – 23/02
Por Liga Nacional de Basquete
Retorno de Helinho a São Januário, sequência histórica do Bauru e jejum chegando ao fim: confira os 10 principais fatos da rodada desta terça-feira
A rodada desta quinta-feira (23/02) do NBB CAIXA, que terá quatro partidas, será para lá de especial. Principalmente para Helinho Garcia, técnico do Franca Basquete, que retornará a São Januário depois de um longo tempo. Por lá, o ex-jogador se consagrou com a camisa do Vasco da Gama ao conquistar dois títulos nacionais.
Além disso, a rodada contará com a reedição da Final do NBB CAIXA 2013/2014 entre Paulistano/Corpore e Flamengo, o embalado Gocil/Bauru Basket podendo alcançar uma sequência histórica no campeonato e o fim das secas de LSB/Uniso ou Macaé Basquete.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos da rodada desta quinta-feira (23/02) do NBB CAIXA:
Já foi Final
O Flamengo e Paulistano/Corpore estiveram frente a frente decidindo o troféu da edição 2013/2014 do NBB CAIXA. Em jogo único, a equipe rubro-negra levou a melhor pelo placar mais apertado da história das finais em jogo único (77 a 73) e conquistou o segundo de sua sequência de quatro títulos nacionais.
Só dá Fla
O retrospecto do duelo entre Flamengo e Paulistano no NBB CAIXA é totalmente favorável aos cariocas. Em 21 partidas, o clube da Gávea venceu 19 e perdeu apenas duas. A última vitória da equipe paulista no confronto foi na temporada passada, quando levou a melhor por 67 a 61, no Ginásio Antonio Prado Jr, palco do duelo desta quinta-feira.
Georginho on fire
Na última rodada o garoto Georginho registrou seu recorde de pontos na história do NBB CAIXA ao fazer 26 contra o Macaé. A atuação foi quase perfeita, pois o armador de 20 anos errou apenas um arremesso na partida inteira (4/4 nos 3 pontos e 5/6 nos 2 pontos e 4/4 nos lances livres). Sob seu comando, o alvirrubro venceu por 85 a 65 e emplacou seu segundo triunfo seguido.

Time juvenil do Paulistano, em 1998. José Neto (à cima) era o preparador físico, e Gustavo de Conti (à baixo) era atleta (Divulgação/FPB)
Especial
É sempre bom lembrar que o duelo entre Flamengo e Paulistano será interessante também nos bancos de reserva. Os técnicos José Neto e Gustavo De Conti iniciaram suas carreiras juntos no Paulistano, em uma parceria que surgiu em 1998. Na época, Gustavo era atleta da categoria juvenil e Neto era o preparador físico do clube. Anos mais tarde, os dois foram promovidos: José Neto a técnico da categoria adulta e Gustavo seu auxiliar. A aliança durou até 2007, quando Neto deixou o Paulistano. No entanto, reeditaram a parceria na Seleção Brasileira, como assistentes do técnico Rubén Magnano.
Dúvida
Desfalque na derrota para o Paulistano na rodada passada devido a um problema no pé, o norte-americano Kendall Anthony é dúvida para o duelo entre Macaé e LSB/Uniso. O armador é o grande destaque da equipe macaense no NBB CAIXA, com média de 18,4 pontos e 5,6 assistências por partida.
Quem volta a vencer?
O confronto entre Liga Sorocabana e Macaé colocará frente a frente as duas maiores sequências de derrotas do NBB CAIXA 2016/2017. De um lado, os sorocabanos, que ainda não venceram em 2017, acumulam dez derrotas seguidas e têm o maior jejum de vitórias em vigor no campeonato. Do outro, os macaenses não sabem o que é vencer há sete rodadas. Quem coloca um ponto final na seca?

Bauru pode alcançar sua maior sequência de vitórias no NBB CAIXA fora as 26 seguidas de 2013/2014 (Caio Casagrande/Bauru Basket)
A um passo da história
Com sete vitórias consecutivas, o Gocil/Bauru Basket está a um passo de uma sequência histórica. Se ganhar do Banrisul/Caxias do Sul Basquete, o Dragão emplacará sua maior série invicta no NBB CAIXA fora as 26 seguidas de 2014/2015, que é a maior sequência de todos os tempos do campeonato. Será que o Dragão chega?

Com 3 prorrogações, Caxias e Franca fizeram o jogo mais longo das últimas 3 temporadas (Luis Erbes/Caxias Basquete)
Haja fôlego!
Adversário do Bauru nesta quinta-feira, o Banrisul/Caxias do Sul Basquete vem de uma partida histórica. Com três prorrogações, a equipe da serra gaúcha foi derrotada pelo Franca Basquete/Magazine Luiza, por 100 a 95, na partida mais longa do NBB CAIXA nas últimas três temporadas. Será que os caxienses terão fôlego para segurar o embalado do Dragão?
Que fase
Com o suado triunfo em solo caxiense após três prorrogações, o Franca Basquete/Magazine Luiza ampliou sua sequência de vitórias para seis consecutivas – a maior desde 2012/2013 – e ficou ainda mais perto da maior série invicta da história da equipe, que é de oito partidas, em 2009/2010. Se vencer o Vasco, o time francano ficará a um passo da marca, que poderá ser alcançada no clássico contra o rival Bauru, no dia 04 de março. Será?
De volta a São Januário
Helinho Garcia construiu grande parte de sua gloriosa carreira de jogador com a camisa do Franca Basquete, mas se consagrou também com o manto do Vasco da Gama. Pelo Gigante do Basquete, o agora treinador do Franca conquistou dois de seus seis títulos nacionais na carreira, em 2001 e 2002. Nesta quinta-feira, Helinho retornará a São Januário pela primeira vez em um longo tempo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

