HOJE
#10Fatos – 24/11
Por Liga Nacional de Basquete
Cestinhas em alta, inédito duelo de irmãos e reencontros: confira os 10 fatos mais importantes das partidas da rodada desta quinta-feira do NBB CAIXA 16/17
A cada dia que passa o NBB CAIXA 2016/2017 esquenta mais. Depois de quase três semanas de disputas, os dados e curiosidades começam a aparecer e boa parte deles estão reunidos no nosso #10Fatos sobre a rodada desta quinta-feira (24/11), que terá cinco eletrizantes partidas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os horários das partidas desta quinta-feira do NBB CAIXA 2016/2017:
19h30 – Vasco da Gama x Universo/Vitória
19h30 – Paulistano/Corpore x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
20h – LSB/Uniso x Minas Tênis Clube – ao vivo no Facebook Live do NBB
20h05 – Banrisul/Caxias Basquete x Solar Cearense
20h15 – Campo Mourão Basquete x Flamengo
Confira os #10Fatos das partidas desta quinta-feira:
Clássico (quase) inédito
Vasco da Gama e Universo Vitória farão o clássico de duas tradicionais camisas pela primeira vez na história do NBB CAIXA. No entanto, as equipes já se enfrentaram, e não faz muito tempo. Na pré-temporada, pelo Torneio Super Four Rio-Nordeste, em Fortaleza (CE), os dois mediram forças pela última rodada. Na ocasião, os baianos venceram, por 70 a 66, mas os vascaínos foram os campeões da competição.

David Jackscon, do Vasco, e Dawkins, do Vitória: os gringos estão “arrepiando” neste NBB CAIXA (Stephen Eilert/Solar Cearense)
Gringos em alta
Ainda sobre o clássico, Vasco e Vitória vivem grandes fases no NBB CAIXA, e os grandes responsáveis por ambas são os norte-americanos David Jackson e Kenny Dawkins. Recém-chegados às suas equipes, os dois vêm liderando seus elencos e tendo grande desempenho até aqui. DJ com 22,3 pontos e 25,67 de eficiência por jogo, e Kenny com 18,0 pontos, 5,5 assistências e 18,0 de valorização. Quem levará a melhor?
Lucas x Lucas
Paulistano/Corpore e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília promoverão o duelo entre dois “Lucas”: Dias e Mariano. Apesar da igualdade no nome, os dois vivem momentos distintos na temporada. Lucas Mariano, do Brasília, tem incríveis 18,75 pontos, 8,5 rebotes e 20,0 de eficiência. Do outro lado, Lucas Dias, que arrebentou na Liga Sul-Americana (17,8 pontos por jogo), está com apenas 4,7 pontos, 5,0 rebotes e 4,67 de eficiência. Quem se sairá melhor no duelo dos xarás?
Reencontros com o CAP
Três jogadores do Brasília já vestiram a camisa do Paulistano e se reencontrarão com a ex-equipe mais uma vez: Pilar, vice-campeão Paulista e do NBB CAIXA com o clube paulista em 2013/2014, Alex Oliveira, que atuou por lá em 2012/2013, e Jefferson Campos, que passou pela base alvirrubra e jogou as três primeiras edições do NBB CAIXA no clube.
Início histórico
O início de temporada da LSB/Uniso já é histórico. Com as duas vitórias nas duas primeiras rodadas, sobre Campo Mourão e Franca Basquete/Magazine Luiza, a equipe estabeleceu seu melhor começo de NBB CAIXA na história. Os sorocabanos vêm de derrota para o Gocil/Bauru e, assim como o Minas Tênis Clube, que não vence há três jogos, está em busca da reabilitação nesta quinta-feira.

Liga Sorocabana, do ex-Minas Adriano Machado, tem seu melhor início de NBB CAIXA na história (Murilo Amadei/LSB)
Do outro lado
Será uma noite de reencontros de ambas as equipes no Ginásio Gualberto Moreira. Do lado da LSB, Enzo Cafferata e Adriano Machado já defenderam as cores do Minas no NBB CAIXA, em 2013/2014 e 2014/2015, respectivamente. Já do lado do Minas, Alexandre Pinheiro defendeu as cores sorocabanas na temporada passada.
Pelo fim da seca
Banrisul/Caxias do Sul Basquete e Solar Cearense estão atravessando sequências negativas no NBB CAIXA. O clube gaúcho ainda não sabe o que é vencer nesta edição e já perdeu para Brasília fora de casa, e Mogi, Campo Mourão e Vitória dentro de seus domínios. Já o Cearense vem de duas derrotas seguidas, para Brasília em casa e Vasco fora.

Marcus Toledo e Douglas Nathan se encontrarão pela 1ª vez no confronto entre Caxias e Cearense (Divulgação)
Duelo de irmãos
A partida na serra gaúcha marcará um inédito duelo entre irmãos no NBB CAIXA: Marcus Toledo (30 anos), do Solar Cearense, e Douglas Nathan (31 anos), do Caxias Basquete. Nesta edição do NBB CAIXA tem somente mais um duelo familiar, entre os irmãos Machado, Duda (34 anos), também do Solar Cearense, e Marcelinho (41 anos), do Flamengo.
Tudo junto e misturado
Campo Mourão e Flamengo se enfrentarão pela primeira vez na história do NBB CAIXA. Mas apesar de inédito, o duelo já mostra que é de nível, pois reunirá o cestinha, o reboteiro e o líder em assistências da atual temporada do NBB CAIXA: Betinho (25,3 pontos) e Cauê Verzola (8,0 assistências) pelo time mourãoense, e Olivinha (12,3 rebotes) pela equipe rubro-negra.
Linha de frente
Dono do melhor ataque do NBB CAIXA 2016/2017, com média de 93,67 pontos por partida, o Flamengo é o único time que tem dois atletas com média superior a 20,0 tentos por jogo: os alas Marcelinho Machado (23,7) e Marquinhos (22,3). Juntos, os dois fizeram 49,01% dos pontos do clube da Gávea na competição até aqui. A dupla está on fire!
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
