HOJE
#10Fatos – 26/11
Por Liga Nacional de Basquete
Gigantes frente a frente, reencontro especial e Georginho "faz tudo": confira os 10 principais fatos da rodada deste sábado do NBB CAIXA 2016/2017
O sábado (25/11) do NBB CAIXA 2016/2017 terá três importantes partidas. O destaque fica por conta do confronto entre LSB/Uniso e UnICEUB/BRBCARD/Brasília, que acontecerá às 14 horas (de Brasília) e será transmitido ao vivo na Band. Além deste, Campo Mourão e Macaé Basquete farão o jogo das 16 horas e Paulistano/Corpore e Minas Tênis Clube finalizarão a rodada, às 18 horas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os jogos da rodada deste sábado (26/11) do NBB CAIXA 16/17:
14h – LSB/Uniso x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo na Band
16h – Campo Mourão Basquete x Macaé Basquete
18h – Paulistano/Corpore x Minas Tênis Clube
Confira os #10Fatos mais importantes da rodada deste sábado:
9×1
Este é o retrospecto do confronto entre Brasília e Liga Sorocabana na história do NBB CAIXA. Em dez partidas, a equipe do interior paulista venceu somente uma – foi em 2014/2015, no Ginásio Gualberto Moreira, palco do duelo deste sábado, por 91 a 76. Na época, o time de Sorocaba tinha no elenco nomes como o norte-americano Worrell Clahar e o argentino Matias Nocedal, além de Gaúcho (Vasco) Thiaguinho (Macaé), Guilherme Hubner (Paulistano), Lupa (Macaé), Marcão (Caxias), Cauê Borges (Franca) e Edu Mariano (Vitória).

Lucas Mariano lidera o Brasília em pontos, rebotes e eficiência na atual edição do NBB CAIXA (Stephen Eilert/Solar Cearense)
Que isso, Lucas?
Lucas Mariano está impossível na temporada 2016/2017. O gigante de 23 anos é “o cara” do momento no Brasília e está com as incríveis médias de 19,2 pontos e 8,0 rebotes e é o sexto jogador mais eficiente deste NBB CAIXA, com 19,0 de média. Se o campeonato acabasse hoje, Lucas teria as maiores médias de sua carreira na competição em todos os fundamentos (menos bolas de 3).
Grande fase
Alexandre Paranhos é outro que está em alta no NBB CAIXA. Destaque da Liga Sorocabana, o jogador de 24 anos tem médias de 11,8 pontos e 10,0 rebotes e é um dos únicos atletas com média de duplo-duplo na competição –ao lado somente de Olivinha, do Flamengo. Além disso, é o jogador mais eficiente de sua equipe, com 18,5 de valorização por jogo.
Vai sair faísca
Alexandre Paranhos e Lucas Mariano, inclusive, são dois dos atletas que mais pegam rebotes ofensivos neste NBB CAIXA. O atleta da LSB é o líder da competição, com média de 4,75 por jogo. Enquanto isso, Lucas vem logo atrás, na terceira colocação, com 3,4 de média – o segundo colocado é Arthur Bernardi, do Caxias, com 3,5.

Paranhos é um dos únicos com média de duplo-duplo no NBB CAIXA 16/17, ao lado do reboteiro Olivinha (Murilo Amadei/LSB)
Pontarias certeiras
Brasília e Liga Sorocabana são dois dos times de melhor aproveitamento em bolas de 3 pontos na temporada. A equipe candanga lidera o ranking, com 43,94%. Já os sorocabanos aparecem na quarta posição, com 36,84%.
Perdeu o trono
Antes da rodada da última quinta-feira, Betinho, do Campo Mourão, era o cestinha do NBB CAIXA com média de 25,3 pontos. Mesmo com os 20 pontos na derrota para o Flamengo, o jogador viu sua média cair para 24,0. Com isso, foi ultrapassado por Marcelinho Machado, que fez 30 pontos na mesma partida e assumiu o topo do ranking (25,3 ppg) e Holloway, do Pinheiros, que tem 24,4.

Schneider, hoje do Macaé, foi cestinha da Liga Ouro 2015 com a camisa do Campo Mourão (Diego Reis/Divulgação)
Foi marcante
Será um duelo especial para o ala Schneider, do Macaé. Em 2015, o atleta disputou a Liga Ouro pelo Campo Mourão e foi o cestinha (14,2 por jogo) e líder em bolas de 3 pontos (2,6 por jogo) do campeonato. Naquela ocasião, a equipe terminou a competição em terceiro. Curiosamente, o campeão foi o Caxias do Sul, de Cauê Verzola, hoje do Campo Mourão, MVP das Finais daquela edição.
Anthony é o cara
Recém-chegado ao Brasil, o baixinho Kendall Anthony deu seu cartão de visitas em Macaé em grande estilo. Nos três primeiros jogos da equipe no NBB CAIXA, o norte-americano fez respectivos 26, 18 e 22 pontos e com isso se tornou um dos cinco jogadores com média superior a 20 pontos no campeonato: 21,3.
Batalha histórica
Paulistano e Minas já fizeram um jogo pra lá de histórico. Em 2012/2013, na Arena Minas, em Belo Horizonte, as duas equipes decidiram um confronto da fase de classificação apenas na terceira prorrogação. Eddy e Renato Carbonari, hoje da equipe paulista, estiveram presentes na “batalha” e contribuíram com respectivos 18 e 15 pontos na vitória alvirrubra por 114 a 109.
Georginho no comando
Georginho é definitivamente “o cara” do Paulistano na temporada. O jovem armador, de apenas 20 anos, é nada menos que o cestinha, reboteiro, líder em assistências e jogador mais eficiente do clube da capital paulista neste NBB CAIXA: 12,3 pontos, 5,5 rebotes, 4,3 assistências e 14,5 de eficiência. Que fase do garoto!
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
