#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 26/11

25-11-2016 | 07:20
Por Liga Nacional de Basquete

Gigantes frente a frente, reencontro especial e Georginho "faz tudo": confira os 10 principais fatos da rodada deste sábado do NBB CAIXA 2016/2017

O sábado (25/11) do NBB CAIXA 2016/2017 terá três importantes partidas. O destaque fica por conta do confronto entre LSB/Uniso e UnICEUB/BRBCARD/Brasília, que acontecerá às 14 horas (de Brasília) e será transmitido ao vivo na Band. Além deste, Campo Mourão e Macaé Basquete farão o jogo das 16 horas e Paulistano/Corpore e Minas Tênis Clube finalizarão a rodada, às 18 horas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira os jogos da rodada deste sábado (26/11) do NBB CAIXA 16/17:

14h – LSB/Uniso x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo na Band
16h – Campo Mourão Basquete x Macaé Basquete
18h – Paulistano/Corpore x Minas Tênis Clube

Confira os #10Fatos mais importantes da rodada deste sábado:

9×1

Este é o retrospecto do confronto entre Brasília e Liga Sorocabana na história do NBB CAIXA. Em dez partidas, a equipe do interior paulista venceu somente uma – foi em 2014/2015, no Ginásio Gualberto Moreira, palco do duelo deste sábado, por 91 a 76. Na época, o time de Sorocaba tinha no elenco nomes como o norte-americano Worrell Clahar e o argentino Matias Nocedal, além de Gaúcho (Vasco) Thiaguinho (Macaé), Guilherme Hubner (Paulistano), Lupa (Macaé), Marcão (Caxias), Cauê Borges (Franca) e Edu Mariano (Vitória).

Lucas Mariano, do Brasília, e Marcus Toledo, do Basquete Cearense

Lucas Mariano lidera o Brasília em pontos, rebotes e eficiência na atual edição do NBB CAIXA (Stephen Eilert/Solar Cearense)

Que isso, Lucas?

Lucas Mariano está impossível na temporada 2016/2017. O gigante de 23 anos é “o cara” do momento no Brasília e está com as incríveis médias de 19,2 pontos e 8,0 rebotes e é o sexto jogador mais eficiente deste NBB CAIXA, com 19,0 de média. Se o campeonato acabasse hoje, Lucas teria as maiores médias de sua carreira na competição em todos os fundamentos (menos bolas de 3).

Grande fase

Alexandre Paranhos é outro que está em alta no NBB CAIXA. Destaque da Liga Sorocabana, o jogador de 24 anos tem médias de 11,8 pontos e 10,0 rebotes e é um dos únicos atletas com média de duplo-duplo na competição –ao lado somente de Olivinha, do Flamengo. Além disso, é o jogador mais eficiente de sua equipe, com 18,5 de valorização por jogo.

Vai sair faísca

Alexandre Paranhos e Lucas Mariano, inclusive, são dois dos atletas que mais pegam rebotes ofensivos neste NBB CAIXA. O atleta da LSB é o líder da competição, com média de 4,75 por jogo. Enquanto isso, Lucas vem logo atrás, na terceira colocação, com 3,4 de média – o segundo colocado é Arthur Bernardi, do Caxias, com 3,5.

Paranhos, da LSB, e Maynard, do Minas

Paranhos é um dos únicos com média de duplo-duplo no NBB CAIXA 16/17, ao lado do reboteiro Olivinha (Murilo Amadei/LSB)

Pontarias certeiras

Brasília e Liga Sorocabana são dois dos times de melhor aproveitamento em bolas de 3 pontos na temporada. A equipe candanga lidera o ranking, com 43,94%. Já os sorocabanos aparecem na quarta posição, com 36,84%.

Perdeu o trono

Antes da rodada da última quinta-feira, Betinho, do Campo Mourão, era o cestinha do NBB CAIXA com média de 25,3 pontos. Mesmo com os 20 pontos na derrota para o Flamengo, o jogador viu sua média cair para 24,0. Com isso, foi ultrapassado por Marcelinho Machado, que fez 30 pontos na mesma partida e assumiu o topo do ranking (25,3 ppg) e Holloway, do Pinheiros, que tem 24,4.

Schneider, do Campo Mourão

Schneider, hoje do Macaé, foi cestinha da Liga Ouro 2015 com a camisa do Campo Mourão (Diego Reis/Divulgação)

Foi marcante

Será um duelo especial para o ala Schneider, do Macaé. Em 2015, o atleta disputou a Liga Ouro pelo Campo Mourão e foi o cestinha (14,2 por jogo) e líder em bolas de 3 pontos (2,6 por jogo) do campeonato. Naquela ocasião, a equipe terminou a competição em terceiro. Curiosamente, o campeão foi o Caxias do Sul, de Cauê Verzola, hoje do Campo Mourão, MVP das Finais daquela edição.

Anthony é o cara

Recém-chegado ao Brasil, o baixinho Kendall Anthony deu seu cartão de visitas em Macaé em grande estilo. Nos três primeiros jogos da equipe no NBB CAIXA, o norte-americano fez respectivos 26, 18 e 22 pontos e com isso se tornou um dos cinco jogadores com média superior a 20 pontos no campeonato: 21,3.

Batalha histórica

Paulistano e Minas já fizeram um jogo pra lá de histórico. Em 2012/2013, na Arena Minas, em Belo Horizonte, as duas equipes decidiram um confronto da fase de classificação apenas na terceira prorrogação. Eddy e Renato Carbonari, hoje da equipe paulista, estiveram presentes na “batalha” e contribuíram com respectivos 18 e 15 pontos na vitória alvirrubra por 114 a 109.

Georginho no comando

Georginho é definitivamente “o cara” do Paulistano na temporada. O jovem armador, de apenas 20 anos, é nada menos que o cestinha, reboteiro, líder em assistências e jogador mais eficiente do clube da capital paulista neste NBB CAIXA: 12,3 pontos, 5,5 rebotes, 4,3 assistências e 14,5 de eficiência. Que fase do garoto!

Georginho, do Paulistano

Georginho lidera o Paulistano em pontos, rebotes, assistências e eficiência no NBB CAIXA 16/17 (delima/dubem)