HOJE
#10Fatos – Bauru x Flamengo
Por Liga Nacional de Basquete
Últimos campeões, confrontos em Finais e palco atípico; confira os 10 principais fatos do duelo entre Bauru e Flamengo desta quinta-feira
Dois dos times mais temidos do basquete brasileiro nos últimos anos, Sendi/Bauru Basket e Flamengo se enfrentarão pela 34ª vez na história do NBB CAIXA, nesta quinta-feira (21/12), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), com transmissão ao vivo do #NBBnoFacebook. Com isso, reunimos os 10 principais fatos que marcarão este confronto tão aguardado. Confira:
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Duelo de gigantes
Segundo e terceiro maior cestinha da história do NBB CAIXA, Marcelinho e Alex, respectivamente, ficarão frente a frente mais uma vez. Dois dos maiores ídolos do basquete brasileiro neste século, os atletas já se enfrentaram 29 vezes na história da competição (mais que a grande maioria dos confrontos diretos entre times). Ao todo, são 16 vitórias para o ala do Fla, que tem média de 18,6 pontos, 5,3 rebotes e 3,1 assistências nos duelos, contra 13 triunfos do rival bauruense, que diante do camisa 4 rubro-negro tem médias de 16,7 pontos, 5,0 rebotes e 3,1 assistências.
Hegemônicos
Os últimos anos do NBB CAIXA foram dominados pelas duas equipes. Responsáveis pelos últimos cinco títulos da competição (Flamengo 12/13, 13/14, 14/15 e 15/16, e Bauru 16/17), somados, os dois times estiveram em sete decisões da competição nas últimas cinco edições, sendo que em suas duas últimas conquistas, o Fla teve a equipe do interior paulista como adversária.
Maior confronto da história
Maior que o número de duelos entre Alex e Marcelinho é o entre as duas próprias equipes. Nas nove temporadas anteriores de NBB CAIXA, os times se encontraram 33 vezes, com duelos válidos pela fase de classificação, playoffs e Finais da competição. Em relação ao rival, o Flamengo tem boa vantagem, com 23 resultados positivos, contra dez do Bauru nos confrontos diretos.
Palco atípico
Em tantos jogos já disputados entre esses times, não são poucos os locais diferentes que já sediaram esse clássico do basquete nacional. Nesta quinta, o Ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), será o sétimo palco diferente a receber o confronto. Até hoje, Bauru e Flamengo já haviam se enfrentado na Arena Carioca 2, HSBC Arena e Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), nos ginásios da Luso e Panela de Pressão, em Bauru (SP), e no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), durante as Finais do NBB CAIXA 14/15 e 15/16.
Pioneiros
O grande trabalho realizado nos últimos anos rendeu as duas equipes um convite mais do que especial. Em outubro de 2014, pouco antes do início do NBB CAIXA 14/15, tanto Flamengo quanto Bauru participaram de partidas válidas pela pré-temporada da NBA, nos Estados Unidos. No ano seguinte, com o Orlando Magic no Brasil, o rubro-negro realizou mais um jogo preparatório da principal liga do basquete mundial e acabou derrotado, por 90 a 73.
Conhece a casa
Em 2005, após o fim da equipe italiana a quem pertencia, o Victoria Libertas Pesaro, Marquinhos assinou contrato com o São Carlos e disputou o Campeonato Paulista daquele ano com a equipe, antes de se aventurar na NBA, com o New Orleans Hornets. Doze anos depois, o ala rubro-negro voltará à cidade do interior paulista.
A fase é boa
Com um elenco reformulado em relação a temporada passada, o Flamengo iniciou o NBB CAIXA 17/18 com derrota para o Paulistano/Corpore, por 72 a 67. Porém, desde então, o torcedor rubro-negro só comemorou. Com quatro vitórias consecutivas, contra Campo Mourão Basquete (89 a 82), Banrisul/Caxias do Sul (79 a 69), Joinville/AABJ (85 a 76) e Minas Tênis Clube (83 a 76), a equipe carioca vive grande momento e é hoje a terceira colocada da competição.
Confronto em família
Bicampeões do NBB CAIXA juntos, pelo Flamengo, Marcelinho e Duda se vêem mais uma vez em lados opostos. Nesta quinta, os irmãos Machado se enfrentarão pela sétima vez na história do NBB CAIXA. Até hoje, nos seis confrontos disputados, são quatro vitórias para Marcelinho, contra duas para Duda. Porém, individualmente o irmão mais novo leva vantagem, com média de 19,5 pontos, contra 16,7 do camisa 4 rubro-negro. Além disso, os irmãos também se enfrentaram no Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas de 2016, e o caçula levou a melhor, se sagrando campeão da edição.
Visitantes em alta
Se história escrita no confronto direto entre as duas equipes na temporada passada se repetir nessa, o torcedor rubro-negro tem motivo para ficar confiante para o duelo desta quinta. No NBB CAIXA 16/17, Bauru e Flamengo se enfrentaram duas vezes, apenas pela fase de classificação, e os visitantes levaram a melhor em ambas. Na estreia da competição, vitória rubro-negro no Ginásio Panela de Pressão, por 100 a 97, com direito a duas prorrogações. Já no segundo turno, no Tijuca Tênis Clube, triunfo bauruense, por 72 a 63.
Velhos conhecidos
Além do já citado Duda, que foi bicampeão do NBB CAIXA com o Fla, outros atletas que estarão em quadra nesta quinta já vestiram a camisa do rival. Pelo lado rubro-negro hoje, Pilar fez sua estreia na competição e ganhou renome nacional com o Bauru, em que atuou por três temporadas. Já na equipe paulista, o pivô Shilton foi campeão da competição nas duas edições em que defendeu o time carioca (12/13 e 13/14).