HOJE
#10Fatos – Bauru x Paulistano
Por Liga Nacional de Basquete
Títulos, atletas de Seleção e retrospecto de estreia: confira os 10 fatos mais importantes do confronto de abertura do NBB CAIXA 17/18 entre Bauru e Paulistano

Bauru conquistou o título do último NBB CAIXA em cima do Paulistano; equipe campeã só perdeu 1 vez em estreia na história (Fotojump/LNB)
Sendi/Bauru Basket e Paulistano/Corpore darão início a mais uma temporada do NBB CAIXA. Neste sábado (04/11), as duas equipes estarão frente a frente no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), para o primeiro jogo da décima edição do maior campeonato do país. O duelo será às 14 horas (de Brasília) e terá transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.
De um lado, o atual campeão nacional, que conquistou o título inédito do NBB CAIXA na temporada passada. Do outro, a equipe que acabou de ser campeã Estadual e levantou o primeiro troféu da história do basquete adulto do clube.
Outros ingredientes do confronto são os atletas presentes na pré-lista da Seleção Brasileira que estarão em quadra, além dos retrospectos de estreia dos campeões do NBB CAIXA e marcas históricas a serem atingidas. Os dez fatos mais importantes do confronto você encontra aqui. Confira e não deixe de opinar nas nossas redes sociais.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos mais importantes do duelo entre Bauru e Paulistano:
Os finalistas
Bauru e Paulistano encerraram a última temporada do NBB CAIXA com uma série emocionante pelo troféu de campeão, que acabou ficando com o Dragão, por 3 a 2. Na ocasião, os alvirrubros chegaram a abrir 2 a 0 e ficar a um passo do título, mas os bauruenses reagiram e aplicaram a épica virada, finalizada com vitória por 92 a 73 no Jogo 5, diante de seu torcedor, em Araraquara. Agora, as equipes estarão frente a frente novamente, desta vez para a abertura da competição. E aí, quem leva?
Mais Bauru
Ao todo, Bauru e Paulistano se enfrentaram 26 vezes pela competição nacional, com direito a um playoff oitavas de final de 2010/2011 e uma decisão na edição anterior, ambas vencidas pelo Dragão, que tem vantagem no confronto histórico de 15 triunfos contra 11 do CAP.

Paulistano sagrou-se Campeão Paulista 2017 e conquistou o primeiro título da história do basquete adulto do clube (Willian Oliveira/Divulgação)
É campeão!
Não é só o Bauru que entrará no NBB CAIXA com um título recente na bagagem. Há dois dias, o Paulistano conquistou o inédito troféu de campeão do Campeonato Paulista 2017 ao superar o Sesi Franca Basquete na série melhor de cinco da decisão, por 3 a 2, com imponente vitória no Jogo 5 em pleno Pedrocão lotado, por 91 a 76. Este foi o primeiro título do basquete adulto do CAP em toda a história. Que moral!
5 para cada
Finalistas do último NBB CAIXA, Bauru e Paulistano entrarão em cena na edição 2017/2018 com cinco reforços cada. Confira:
Bauru: o armador Kendall Anthony (ex-Macaé), cestinha do último NBB CAIXA, com 20,6 pontos por jogo de média, os alas Isaac (ex-Franca) e Duda Machado (ex-Solar Cearense e Guaros de Lara-VEN), e os pivôs Renan Lenz (ex-EC Pinheiros) e Rafael Hettsheimeir (ex-Fuenlabrada-ESP).
Paulistano: o armador Elinho Corazza (ex-Mogi das Cruzes/Helbor), o ala/armador Deryk Ramos (ex-Brasília), o ala/pivô Du Sommer, e os norte-americanos Kyle Fuller e David Nesbitt, este recém chegado ao clube.
Baixinhos com moral
O perímetro do Paulistano entrará no NBB CAIXA com moral. Os armadores Elinho Corazza e Yago foram os líderes em assistências do Campeonato Paulistano 2017, com respectivas médias de 5,5 e 5,3 servidas por jogo. Já o ala/armador norte-americano Kyle Fuller registrou média de 17,8 pontos na série decisiva contra Franca e foi eleito MVP das Finais.
Aqui não
Do outro lado, o Bauru teve os dois atletas com maiores médias de tocos no Campeonato Paulista 2017, em que foi eliminado pelo Franca na semifinal: o jovem e promissor pivô Michael Uchendu e o ala/pivô Renan Lenz, com médias de 1,27 e 1,07, respectivamente.
Seleção em peso
Bauru e Paulistano possuem em seus elencos três atletas cada na pré-lista da Seleção Brasileira adulta divulgada nesta semana pelo novo técnico Aleksandar Petrovic, para as partidas contra Venezuela e Chile pelas eliminatórias para o Mundial de 2019. São eles: Alex Garcia, Renan Lenz e Rafael Hettsheimeir pelo lado do Bauru, e Lucas Dias, Yago Matheus e Jhonatan representando as cores do Paulistano.
Faixa carimbada?
Em toda a história do NBB CAIXA os campeões estrearam com vitória na edição seguinte, salvo a temporada 2015/2016, em que o Flamengo, campeão do ano anterior, foi superado pelo Bauru, no Panela de Pressão, por 77 a 73. Tirando essa, todas as oportunidades foram vencidas pelo dono do troféu da edição anterior. Confira:
NBB CAIXA 09/10 – Flamengo 99 x 70 Vila Velha
NBB CAIXA 10/11 – São José 63 x 78 Brasília
NBB CAIXA 11/12 – Joinville 70 x 82 Brasília
NBB CAIXA 12/13 – Franca 62 x 76 Brasília
NBB CAIXA 13/14 – Flamengo 84 x 82 Brasília
NBB CAIXA 14/15 – Paulistano 91 x 99 Flamengo
NBB CAIXA 15/16 – Bauru 77 x 73 Flamengo*
NBB CAIXA 16/17 – Bauru 97 x 100 Flamengo
*A única derrota de um atual campeão na estreia

Time campeão só começou a temporada seguinte perdendo 1 vez em toda a história. Será que o Bauru mantém a hegemonia? (Fotojump/LNB)
Faz tempo
Apesar do mando de quadra ser do Bauru, a partida será realizada no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), casa do Paulistano, onde o Dragão não vence há três temporadas em duelos válidos pelo NBB CAIXA. Na ocasião, o time do interior contou com bola decisiva de Alex Garcia no fim e venceu por apertados 90 a 89. Desde então, três partidas aconteceram no local, com três triunfos do CAP.
Marcas históricas
– Jhonatan Luz está a cinco rebotes de se tornar o 29º atletas a completar 1.000 rebotes na história do NBB CAIXA
– Alex Garcia está a dois tocos de se igualar a Morro, ex-pivô do Pinheiros, como quinto maior no fundamento, com 187. A lista ainda tem Léo Waszkiewicz (201), Felipe Ribeiro (204), Murilo Becker (229) e Teichmann (234) como líder absoluto.
– Elinho Corazza está a nove assistências de se igualar ao ex-jogador Fernando Penna, agora assistente do Franca, como terceiro maior garçom da história do Paulistano, com 274. Kenny Dawkins, com 380, e o jovem Arthur Pecos, com 394, lideram a lista.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca