HOJE
#10Fatos – Bauru x Paulistano
Por Liga Nacional de Basquete
Títulos, atletas de Seleção e retrospecto de estreia: confira os 10 fatos mais importantes do confronto de abertura do NBB CAIXA 17/18 entre Bauru e Paulistano
Sendi/Bauru Basket e Paulistano/Corpore darão início a mais uma temporada do NBB CAIXA. Neste sábado (04/11), as duas equipes estarão frente a frente no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), para o primeiro jogo da décima edição do maior campeonato do país. O duelo será às 14 horas (de Brasília) e terá transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.
De um lado, o atual campeão nacional, que conquistou o título inédito do NBB CAIXA na temporada passada. Do outro, a equipe que acabou de ser campeã Estadual e levantou o primeiro troféu da história do basquete adulto do clube.
Outros ingredientes do confronto são os atletas presentes na pré-lista da Seleção Brasileira que estarão em quadra, além dos retrospectos de estreia dos campeões do NBB CAIXA e marcas históricas a serem atingidas. Os dez fatos mais importantes do confronto você encontra aqui. Confira e não deixe de opinar nas nossas redes sociais.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos mais importantes do duelo entre Bauru e Paulistano:
Os finalistas
Bauru e Paulistano encerraram a última temporada do NBB CAIXA com uma série emocionante pelo troféu de campeão, que acabou ficando com o Dragão, por 3 a 2. Na ocasião, os alvirrubros chegaram a abrir 2 a 0 e ficar a um passo do título, mas os bauruenses reagiram e aplicaram a épica virada, finalizada com vitória por 92 a 73 no Jogo 5, diante de seu torcedor, em Araraquara. Agora, as equipes estarão frente a frente novamente, desta vez para a abertura da competição. E aí, quem leva?
Mais Bauru
Ao todo, Bauru e Paulistano se enfrentaram 26 vezes pela competição nacional, com direito a um playoff oitavas de final de 2010/2011 e uma decisão na edição anterior, ambas vencidas pelo Dragão, que tem vantagem no confronto histórico de 15 triunfos contra 11 do CAP.
É campeão!
Não é só o Bauru que entrará no NBB CAIXA com um título recente na bagagem. Há dois dias, o Paulistano conquistou o inédito troféu de campeão do Campeonato Paulista 2017 ao superar o Sesi Franca Basquete na série melhor de cinco da decisão, por 3 a 2, com imponente vitória no Jogo 5 em pleno Pedrocão lotado, por 91 a 76. Este foi o primeiro título do basquete adulto do CAP em toda a história. Que moral!
5 para cada
Finalistas do último NBB CAIXA, Bauru e Paulistano entrarão em cena na edição 2017/2018 com cinco reforços cada. Confira:
Bauru: o armador Kendall Anthony (ex-Macaé), cestinha do último NBB CAIXA, com 20,6 pontos por jogo de média, os alas Isaac (ex-Franca) e Duda Machado (ex-Solar Cearense e Guaros de Lara-VEN), e os pivôs Renan Lenz (ex-EC Pinheiros) e Rafael Hettsheimeir (ex-Fuenlabrada-ESP).
Paulistano: o armador Elinho Corazza (ex-Mogi das Cruzes/Helbor), o ala/armador Deryk Ramos (ex-Brasília), o ala/pivô Du Sommer, e os norte-americanos Kyle Fuller e David Nesbitt, este recém chegado ao clube.
Baixinhos com moral
O perímetro do Paulistano entrará no NBB CAIXA com moral. Os armadores Elinho Corazza e Yago foram os líderes em assistências do Campeonato Paulistano 2017, com respectivas médias de 5,5 e 5,3 servidas por jogo. Já o ala/armador norte-americano Kyle Fuller registrou média de 17,8 pontos na série decisiva contra Franca e foi eleito MVP das Finais.
Aqui não
Do outro lado, o Bauru teve os dois atletas com maiores médias de tocos no Campeonato Paulista 2017, em que foi eliminado pelo Franca na semifinal: o jovem e promissor pivô Michael Uchendu e o ala/pivô Renan Lenz, com médias de 1,27 e 1,07, respectivamente.
Seleção em peso
Bauru e Paulistano possuem em seus elencos três atletas cada na pré-lista da Seleção Brasileira adulta divulgada nesta semana pelo novo técnico Aleksandar Petrovic, para as partidas contra Venezuela e Chile pelas eliminatórias para o Mundial de 2019. São eles: Alex Garcia, Renan Lenz e Rafael Hettsheimeir pelo lado do Bauru, e Lucas Dias, Yago Matheus e Jhonatan representando as cores do Paulistano.
Faixa carimbada?
Em toda a história do NBB CAIXA os campeões estrearam com vitória na edição seguinte, salvo a temporada 2015/2016, em que o Flamengo, campeão do ano anterior, foi superado pelo Bauru, no Panela de Pressão, por 77 a 73. Tirando essa, todas as oportunidades foram vencidas pelo dono do troféu da edição anterior. Confira:
NBB CAIXA 09/10 – Flamengo 99 x 70 Vila Velha
NBB CAIXA 10/11 – São José 63 x 78 Brasília
NBB CAIXA 11/12 – Joinville 70 x 82 Brasília
NBB CAIXA 12/13 – Franca 62 x 76 Brasília
NBB CAIXA 13/14 – Flamengo 84 x 82 Brasília
NBB CAIXA 14/15 – Paulistano 91 x 99 Flamengo
NBB CAIXA 15/16 – Bauru 77 x 73 Flamengo*
NBB CAIXA 16/17 – Bauru 97 x 100 Flamengo
*A única derrota de um atual campeão na estreia
Faz tempo
Apesar do mando de quadra ser do Bauru, a partida será realizada no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), casa do Paulistano, onde o Dragão não vence há três temporadas em duelos válidos pelo NBB CAIXA. Na ocasião, o time do interior contou com bola decisiva de Alex Garcia no fim e venceu por apertados 90 a 89. Desde então, três partidas aconteceram no local, com três triunfos do CAP.
Marcas históricas
– Jhonatan Luz está a cinco rebotes de se tornar o 29º atletas a completar 1.000 rebotes na história do NBB CAIXA
– Alex Garcia está a dois tocos de se igualar a Morro, ex-pivô do Pinheiros, como quinto maior no fundamento, com 187. A lista ainda tem Léo Waszkiewicz (201), Felipe Ribeiro (204), Murilo Becker (229) e Teichmann (234) como líder absoluto.
– Elinho Corazza está a nove assistências de se igualar ao ex-jogador Fernando Penna, agora assistente do Franca, como terceiro maior garçom da história do Paulistano, com 274. Kenny Dawkins, com 380, e o jovem Arthur Pecos, com 394, lideram a lista.